PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco de Borja da Costa Liborio”, neste site

 

FRANCISCA GOMES MARTINS

Inventário

 

CEMEC – Campanha – Inventario de Lavras cx 109

Inventariada: Francisca Gomes Martins

Inventariante: Pedro Jose Vilela - cunhado

Data do Inventario – 1856

Local – Fazenda do Ribeirão de São Pedro. Ingai, Termo da Vila de Lavras, casas do inventariante.

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2006

 

Declarou o inventariante que ela tinha falecido em 4 de dezembro de 1855 sem herdeiros. Tendo instituído por herdeiros de seus bens a seus sobrinhos Maria Francisca do Carmo mulher de Carlos Jose da (Cruz?) e a filha deles de nome Maria, menor de 14 anos.

 

TESTAMENTO – trechos

 

...natural desta Freguesia de Lavras, filha legitima de Francisco Libório da Costa e de Ana Martins da Costa, já falecidos...sou viúva de Antonio Mauricio Soares de cujo matrimonio não temos filho algum. Instituo meus herdeiros a filha e neta de minha irmã Maria Francisca do Carmo em partes iguais.

Primeiro testamenteiro- Pedro Jose Vilela meu cunhado casado com a sobredita minha irmã. Segundo a Carlos Jose da Cruz. Terceiro a meu sobrinho Tomé Jose Vilela.

Legados – A meus sobrinhos, Jose e Mecias, filhos de minha irmã Maria.

E a Jose de Paiva filho de minha irmã Mariana – 40.000 reis a cada um

 

Louvados – Francisco Antonio de Lima e Francisco Inácio de Mello e Souza

 

Herdeiros:

1- Maria Francisca do Carmo casada com Carlos Jose da Cruz;

2- Maria, filha dos ditos de idade 3 anos.

 

BENS

-45 alqueires na Fazenda Ribeirão de São Pedro do Ingai em comum com outros sócios que parte a Leste com o Rio Ingai, a Oeste com os herdeiros do finado Francisco Gomes da Costa Martins, pelo Sul com os mesmos herdeiros e pelo Norte com herdeiros do finado João da Costa Martins com benfeitorias – 1:405$000

 

MONTE MOR – 1:709$000

 

Livro segundo de casamentos da Freguesia de São Joaquim da Serra Negra a fl 116 – No dia 12 de Outubro de 1872 nesta matriz recebi em matrimonio Torquato de Souza Macedo e Maria do Carmo da Conceição, aquele viúvo por falecimento de Rosalina Maria da Silva, sepultada na Cidade de Alfenas, onde é morador e esta filha legitima de Carlos Jose da Cruz e da finada Maria Francisca do Carmo, natural e batizada na Freguesia de Lavras. Ele com 36 anos e esta com 18 anos. Testemunhas Joaquim Tomas de Aquino Oliveira e Antonio Fernandes Martins – assina o pároco Antonio Fernandes Martins.