PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º, § 5º, neste site


FELIX MARTINS FERREIRA
, capitão

e

ANA GONÇALVES DA CRUZ

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1808

Caixa: C-11

Nº de Páginas: 82

Inventariado: Capitão Felix Martins Ferreira

Inventariante: Ana Gonçalves da Cruz

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão Feliz Martins Ferreira de quem é inventariante sua mulher D. Ana Gonçalves da Cruz

Data: 14-11-1808

Local: Fazenda denominada o Baú da Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra da Freguesia de São João del Rei do Termo da Vila de São José em casas de morada que foram do falecido Capitão Félix Martins Ferreira.

 

fls. 01v - Declaração

Declarou a Inventariante que o seu falecido marido fora natural da Freguesia de São João del Rei, filho legítimo de  ------ Martins Ferreira e de sua mulher ---- Souza Monteira já falecidos (...) e que seu marido falecera aos treze de Outubro do presente ano de mil oitocentos e oito.

 

fls. 02 - Filhos:

01- Maria, de idade dezoito anos

02- Francisco, de idade dezesseis anos

03- Antonio, de idade de quatorze anos

04- Felis, de idade de doze anos

05- -------------, de idade de dez anos

06- Joaquim, de idade de dois anos.

 

fls. 06 - Bens de Raiz

- uma fazenda denominada o Baú da Aplicação de Nossa Senhora da Conceição da Barra da Freguesia de São João del Rei do Termo da Vila de São José que se compõem de casas de vivenda, engenho de cana, paiol, moinho e senzalas cobertas de telhas e seus cercados de pedras com (...) matos virgens; (...) capoeiras (...) e seus logradouros  3:050$000

- um título de terras minerais nesta mesma fazenda com seu rego de água  250$000

- outro título de terras minerais de cem datas com suas águas na Paragem chamada o Caquende do Baú da outra banda do rio das Mortes  160$000

 

fls. 08 - Procuração

Data: 15-11-1808

Local: Fazenda denominada o Baú da Aplicação das Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra da Freguesia de São João (...).

Que Faz: Dona Ana Gonçalves da Cruz

Procuradores Nomeados: Doutor Gomes da Silva Pereira; João Varela da Fonseca e Cunha; Antonio José Lopes da Cruz; Antonio José de Oliveira Barreto.

 

fls. 15

Certifico que revendo um assento do Capelão de Nazaré filial desta Matriz de São João del Rei o mesmo é do teor seguinte:

Aos vinte e três de Maio de mil oitocentos e nove faleceu a inocente Venância, filha do Capitão Felix Martins Ferreira e Dona Ana Gonçalves da Cruz, foi encomendada e sepultada dentro da Capela de Nossa Senhora de Nazaré.

Padre José Freire da Mata

 

Monte Mor  7:690$523

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1825

Caixa: 72

Nº de Páginas: 170

Inventariados: Ana Gonçalves da Cruz e Felix Martins Ferreira

Inventariante: Francisco Martins Ferreira

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Ana Gonçalves da Cruz, viúva que foi do falecido Felis Martins Ferreira de que é inventariante seu filho Francisco Martins Ferreira.

Data: 07-04-1825

Local: Fazenda denominada o Baú da Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra da Freguesia de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes em as casas de morada que foram da finada Dona Ana Gonçalves da Cruz.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou o inventariante que a falecida sua mãe fora natural da Freguesia do Arraial dos Prados filha legítima de Acácio José da Cruz e de Dona Rita Joaquina do Rosário ambos já falecidos e que a sua falecida mãe falecera em dias do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e vinte e quatro véspera de Santa Bárbara com Testamento e que fora casada com o falecido Capitão Felis Martins Ferreira já falecido (...).

 

Filhos:

01- Francisco Martins, solteiro, de trinta e três anos.

02- Maria, casada com Pedro José Correia

03- Felis Martins, solteiro, de vinte e seis anos.

04- Acácio(?) Martins, solteiro, de idade de dezoito anos, digo de idade de vinte e cinco anos.

05- Joaquim Martins, solteiro, de dezoito anos.

Todos de legítimo matrimônio

 

06- Delfina, solteira, de idade de doze anos, irmã do inventariante por parte materna havida depois da viuvez da falecida - não sabe quem seja seu pai.

 

fls. 06v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas assobradadas, cobertas de telha com seus muros de pedras, várias árvores de espinho, engenho coberto de telhas, casa de formas cobertas de telha, senzalas cobertas de telha, moinho coberto de telha, moinho coberto de capim, engenho de fazer farinha com seu rego de água  2:280$000

- uma Fazenda denominada o Baú (...) que se compõem de matos virgens, capoeiras, campos   3:760$000

- um titulo de terras minerais nesta mesma Fazenda com seu rego de água  250$000

- outro título de terras minerais e águas, de cem datas na Paragem chamada a Caconda do Baú da outra banda do Rio das Mortes  160$000

 

fls. 11 - Procuração

Data: 03-06-1825

Local: Vila de São José

Que Faz: Francisco Martins Ferreira (filho da inventariada)

Procuradores Nomeados: Joaquim José Fulgêncio Carlos de Castro; Leandro Batista da Silveira; Antonio Pinto Correia.

 

fls. 13

Certifico que revendo o Livro que atualmente serve de Assentos dos Óbitos desta Freguesia nele a folha 190 se acha o do teor seguinte:

Aos quinze de Maio de mil oitocentos e vinte e quatro faleceu da vida presente repentinamente sem sacramentos Antonio Martins Ferreira, solteiro, de idade de trinta e seis anos, filho legítimo do falecido Capitão Felis Martins Ferreira e D. Ana Gonçalves da Cruz. Foi encomendado solenemente, acompanhado e sepultado na Capela da Conceição filial desta Matriz.

 

fls. 14

Aos seis de Abril de mil oitocentos e vinte e cinco faleceu da vida presente sem sacramentos por ter aparecido morto Pedro José Correa de Jesus, casado com Dona Maria do Carmo e Souza. Foi encomendado e sepultado na Capela dos Perdões filial desta Matriz.

Lavras 16 de Junho de 1825

 

Monte Mor  11:984$590

 

fls. 58 - Procuração

Data: 27-04-1828

Local: Vila de São José

Que Faz: Felis Martins Ferreira (filho da inventariada)

Procuradores Nomeados: Doutor Bernardo Leite de Faria e Souza Toar, Alferes Leandro Barbosa da Silveira, Alferes Antonio Pinto Correia.