PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Felis Francisco Ferreira nasceu em Congonhas do Campo, filho de João de Brito da Cunha e de Aniceta Ferreira.

Aos 09-02-1782 casou na Matriz de São João Del Rei com Eufemia Ângela, filha de Antonio Ferreira de Figueiredo e Marta Rodrigues.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos  09-02-1782 matriz, Felis Francisco Ferreira, f.l. de João de Britto da Cunha e Aniceta Ferreira, n/b na freg. das Congonhas do Campo; = cc. Eufemia Angela, f.l. de Antonio Ferreira de Figueiredo e Marta Rodrigues, n/b nesta

 

O casal teve nove filhos, oito vivos em 1827 (testamento do pai).

Viúvo, Felis casou em segundas com Felizarda Maria, com quem teve o filho Graciano. Viúvo novamente, Felis casou em terceiras com Maria Gonçalves, com quem não teve filhos.

Foi morador em Santo Antonio do Amparo onde ditou seu testamento, nomeando por primeiro testamenteiro o cunhado Francisco Gonçalves Machado, morador em Nossa Senhora das Candeias. Felis não sabia ler nem escrever, segundo declarou.

Seu testamento foi aberto aos 26-04-1827. 

 

 

FELLIS FRANCISCO FERREIRA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano/Livro - 1826-1828  nº 34 fls. 124

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Registro do Testamento com que faleceu Fellis Francisco Ferreira, morador que foi na sua fazenda denominada o Ribeirão da Aplicação de Santo Antonio do Amparo, de quem é Testamenteiro Francisco Gonçalves Machado (...) que é morador na Aplicação das Candeias.

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Fellis Francisco Ferreira achando-me gravemente enfermo em perigo de vida e temendo-me da morte por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim quer fazer por isso ordeno o meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou filho legítimo de João de Brito e Aniceta Ferreira, natural e batizado na Matriz de Congonhas do Campo e morador na Aplicação de Santo Antonio do Amparo Termo da vila de São José.

Declaro que fui casado a face da Igreja com Eufêmia Ângela de cujo matrimônio tivemos nove filhos e tivemos oito vivos.

Declaro que depois do falecimento da sobredita minha mulher Eufêmia fui casado com Felizarda Maria de cujo matrimônio tive um filho que se batizou com o nome de Graciano o qual existe vivo; e depois do falecimento desta dita minha mulher Felizarda acho-me casado terceira vez com Maria Gonçalves de cujo matrimônio não temos filhos algum por isso disponho da minha terça na forma seguinte:

Rogo em primeiro lugar a Francisco Gonçalves Machado, meu cunhado, morador na Aplicação de Nossa Senhora das Candeias; em segundo lugar a João Martins Arruda, morador na sobredita Paragem; em terceiro lugar a João Mendes Rosa, que por serviço de Deus queiram aceitar este meu Testamento e serem meus Testamenteiros (...).

Declaro que o meu corpo será envolto no Hábito de São Francisco e sepultado na Capela mais vizinha ao lugar do meu falecimento (...).

(..........)

Declaro que depois de satisfeitas as disposições neste Testamento declaradas, instituo por minha universal herdeira a dita minha mulher Maria Gonçalves (...).

(..........)

(...) pedi a José Pereira da Afonseca que este Testamento escrevesse por eu não saber ler nem escrever (...)

Fellis Francisco Ferreira

Aplicação de Santo Antonio do Amparo, 12 de Abril de 1827

 

fls. 125 - Abertura

Certifico que aos vinte e seis de Abril de mil oitocentos e vinte e sete me foi entregue este Testamento com que faleceu Fellis Francisco Ferreira (...).

 

fls. 125v. - Procuração

Data: 23-05-1827

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Francisco Gonçalves Machado

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite; Ajudante Jacinto Ferreira Fontes; Manoel da Silva de Gouvêa.