PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado”, neste site..

 


FELISBERTO PINTO DE ALMEIDA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Inventário ano 1843 - caixa 394

Data Abertura: 27 janeiro 1843

Inventariado: FELISBERTO PINTO DE ALMEIDA

Inventariante: Maria Libania Resende

Local: Fazenda do Catambau - Freguesia da Lage, Termo da Vila de São José.

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Aristóteles Rodrigues

 

fls. 01 - Abertura

Local: Fazenda do Catambau - Freguesia da Lage, Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de residência de Dona Maria Libania de Resende.

Data: 27 de janeiro de 1843]

 

fls. 02 - Declaração:

... seu marido faleceu a vinte de Abril de 1842, sem testamento, e que foi casado uma só vez com ela Inventariante (...)

 

Filhos:

 

01- Joaquim, de idade 16 anos

02- Francisco, de idade de 12 anos

03- D. Esmenia, de idade de 10 anos;

04- Tertuliano, de idade de 7 anos

05- Geraldo, de idade de 5 anos;

06- Dona Ana, de idade de 3 anos;

07- Dona Maria, de idade de 18 meses.

 

fls. 13 Bens de Raiz.

 

fls. 18

Diz o Coronel Giraldo Ribeiro de Resende que ele por ordem deste juízo foi notificado para assinar Termo de Tutela dos órfãos seus netos, filhos do finado Guarda Mor Felisberto Pinto (...)

 

fls. 50

Diz Dona Esmenia Maria de Almeida, filha legitima do finado Guarda Mor Felisberto Pinto de Almeida e Dona Maria Libania, que ela suplicante (...P mostra-se achar casada com Luis Ribeiro da Silva (...) pessoa de sua igualha.

 

fls. 52

Certifico que revendo o livro de Casamentos que atualmente serve nesta Freguesia da Lage, nele a folha 16 achei o assento do Teor seguinte:

Aos cinco de Novembro de mil oitocentos e quarenta e cinco pelo meio dia pouco mais ou menos em presença das testemunhas o alferes Candido Elmenegildo Branquinho, o Capitão Luis Pinto de Lara, e de licença minha na Ermida do Catimbau assistiu e conferiu as bençãos o Padre Pedro

Ribeiro de Resende ao Matrimonio de Luis Ribeiro da Silva e Dona Esmenia Maria de Almeida que o celebraram com palavras de presente e tinham sido dispensados do impedimento de consanguinidade em terceiro grau, de que apresentaram sua sentença de dispensa, e para constar lanço aqui este assento aos seios do mesmo mês e ano.

O Vigário Joaquim Carlos de Rezende.

É o que se continha no dito assento que fielmente aqui o copiei e a ele me reporto.

Freguesia da Lage, 12 de Novembro de 1845.

o vigário Joaquim Carlos de Rezende.

 

fls. 63

Diz Joaquim Pinto de Almeida, filho legitimo do finado Guarda Mor Felisberto Pinto de Almeida e de sua mulher Dona Maria Libania de Rezende que efetuando seu consórcio com Dona Esmenia Joaquina de Souza filha legitima do finado Francisco Pinto de Souza e Dona Ana Esmenia de Resende, ignorando o suplicante que os que se acham debaixo da puberdade necessitam de licença do juízo para se casarem o fez sem a dita licença como se como se comprova com a certidão junta (...)

 

fls. 64

Certifico que no dia quinze de setembro de 1848, na Ermida da Cachoeirinha, Freguesia de Prados, administrei com a respectiva licença do Pároco, que se achava presente administrei o sacramento do Matrimonio aos contraentes Joaquim Pinto de Almeida e Dona Esmenia Joaquina de Souza e dei as bênçãos, sendo o contraente filho do finado Felisberto Pinto de Almeida e Dona Maria Libania de Resende, e a contraente, filha do finado Francisco Pinto de Souza e Dona Ana Esmenia de Resende, primos que si dispensaram competentemente. O que tudo afirmo in fide sacerdotis.

Aos 15 de setembro de 1848

O Padre Pedro Ribeiro de Rezende

 

fls. 69v. Auto de Contas

Data: 28 de novembro de 1851

Local: Vila de São José

 

- do órfão Francisco:

... se acha com a idade de 20 anos, casado, e por conseguinte vivendo sobre si, tendo já recebido toda a sua legitima (...) casou sem licença deste juízo.

 

- do órfão Tertuliano:

... se acha com a idade de quinze anos, pouco mais ou menos, sabendo ler e escrever, e que vivia em poder de sua mãe...

 

- do órfão Geraldo:

... se achava com a idade de treze anos, pouco mais ou menos, que sabia ler e escrever e vivia em poder de sua mãe.

 

- da órfã D. Ana:

... se achava com a idade de onze anos, que sabia cozer e que vivia em companhia de sua mãe ...

 

- da órfã D. Maria:

... se achava com a idade de nove anos pouco mais ou menos, aprendendo a cozer e que vivia em companhia de sua mãe.

 

fls. 71v. Procuração:

Que faz; Dona Esmenia Joaquina de Mendonça;

Data: 04 de Novembro de 1848

Local: Fazenda da Cachoeira Pequena de Prados;

Procuradores Nomeados: - a seu filho o Reverendo Pedro Ribeiro de Resende.

Fins: assinar termo de quitação da testamentaria de seu marido o falecido Coronel Giraldo Ribeiro de Resende.

 

fls. 78 - Auto de Contas:

Data: 1854

Local: Vila de são José.

 

- do órfão Tertuliano:

... se achava com a idade de dezoito anos, casado, e por esta razão, vivendo sobre si - (...) se havia casado sem licença deste juízo, do que pedia desculpas.

 

- do órfão Geraldo:

... se achava com a idade de treze anos, digo, de quinze anos, pouco mais ou menos, vivendo em poder de sua mãe que dele tratava com todo o zelo e amor...

 

- da órfã Ana:

... se achava com a idade de treze anos, pouco mais ou menos, sabendo cozer e que vivia em companhia de sua mãe ...

 

- da órfã Maria:

... esta órfã se achava com a idade de onze anos, pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe...

 

fls. 85

Diz Joaquim Pinto de Almeida, Tutor de seus irmãos Geraldo, Dona Maria, D. Ana, filhos do falecido Guarda Mor Felisberto Pinto de Almeida, que pela certidão inclusa mostra terem se ligado em matrimonio os seus Tutelados com pessoas suas iguais tanto em qualidades como em fortuna (...)

 

fls. 86 Procuração:

Que Fazem; Joaquim Pinto de Almeida, José Pinto de Resende e sua mulher Dona Ana Libania de Resende.

Data: 23 de Agosto de 1856

Local: no cartório do Escrivão.

Procurador Nomeado: José Joaquim de Santana

Testemunhas - Dona Maria Felisberta, casada com Geraldo Ribeiro de Sousa; Geraldo Pinto de Resende, casado com Dona Francisca de Paula Ribeira. (ambos órfãos do falecido)

 

fls. 87

Certifico que revendo o Livro 2 de casamentos que atualmente serve nele a folha 12 achei o assento de teor seguinte:

Aos dezenove de Fevereiro de mil oitocentos e cinquenta e cinco no oratório dos Tenente Francisco de Paula Ribeiro com a respectiva Provisão do Senhor Vigário Geral do Bispado e sendo dispensados do impedimento de consanguinidade de 3º grau por 1. Exª. Rev.m e competente muito habilitados Geraldo Pinto de Resende e Dona Francisca de Paula Monteira de Resende, e pela uma hora da tarde mais ou menos lhes assisti o seu matrimonio que os celebraram com palavras de presente e lhes conferi as bênçãos nupciais e sendo de tudo testemunhas presentes o C. Antonio da Silva Ribeiro e Francisco Pinto de Resende e para constar faço este assento aos vinte do mesmo mês e ano.

O vigário Joaquim Carlos de Resende.

 

 

Item no mesmo Livro a folha 122 (B7: sic) o assento do teor seguinte:

Aos quatro de Julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco estando dispensados do Impedimento de Consanguinidade em duplicata de 2º e 4º grau José Pinto de Resende Costa e Dona Ana Libania de Resende competentemente habilitados e de licença minha o Padre Pedro Ribeiro de Resende assistiu ao seu matrimonio que lhes conferiu as bênçãos nupciais na Ermida do Catimbau e eram duas horas da tarde, sendo de tudo testemunhas o Doutor Gervasio Pinto Candido de Góes e Lara o Major Francisco de Assis Resende e o Tenente Francisco de Paula Ribeiro e para constar lanço aqui este Assento aos doze de julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco.

O vigário Joaquim Carlos de Resende.

 

Item no mesmo Livro a folha 13 o assento do teor seguinte:

Aos quatro de julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco na Ermida do Catimbau assisti ao Matrimonio de Geraldo Ribeiro de Souza e Dona Maria Felisberta de Resende que foram dispensados do impedimento de consanguinidade em triplicata em 2º, 3º, e 4º grau conforme sentença da dispensa que me foi apresentada os celebraram com palavras de presente e seriam duas horas d tarde e lhes conferi as bênçãos nupciais sendo testemunhas o Tenente Francisco de Paula Ribeiro e Geraldo Ribeiro de Resende e para constar lavro aqui este assento aos doze de julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco.

O Vigário Joaquim Carlos Resende.

É o que se continha nos ditos assentos que fielmente aqui os copio e ao que me reporto o que afirmo em fide Parochi.

Lage, 24 de Agosto de 1856

O Vigário Joaquim Carlos de Resende.