PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

FELICIDADE MARIA DE JESUS

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1873

Caixa: 32

Nº de Páginas: 32

Testadora: Felicidade Maria de Jesus

Testamenteiro: José Dias Neto

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 02

Diz José Dias Neto morador no Arraial da Lagoa Dourada e testamenteiro da finada Dona Felicidade Maria de Jesus (...)

 

fls. 04

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo. Amém.

Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e cinquenta e sete, Trigésimo sexto da Independência e do Império do Brasil, aos trinta dias do mês de Setembro do dito ano neste Arraial de Prados, Termo da vila de São José del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes perante mim Escrivão adiante nomeado compareceu Dona Felicidade Maria de Jesus, aqui moradora (...) por ela me foi dito que (...) precisava proceder este Testamento e última vontade da forma seguinte:

Declarou que era natural da Freguesia da Vila de Queluz, que não conheceu seus pais por ter sido exposta a Jacinto Jose -----, também da dita freguesia de Queluz e que de presente é moradora desta de Prados, que sempre fora solteira e não tivera filhos neste estado.

(.........)

Declarou que instituiu por seus Testamenteiros em primeiro lugar a José Dias Neto, em segundo lugar a Francisco Paula Dias Netto e em terceiro a Dona Lucrécia Rodrigues Milagres (...).

(.........)

Declarou que constituía por sua universal herdeira de todos os seus bens que aparecerem por seu falecimento a sua sobredita testamenteira Dona Lucrecia Rodrigues Milagres.

(.........)

(...) Eu Antonio dos Reis Belchior Escrivão que este o escrevi e vi assinar.

Felicidade Maria de Jesus

 

fls. 05 - Aprovação

Data: 30 de setembro de 1857

Local: Arraial de Prados, Termo da Vila e São José del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes. em casas de residência da Testadora Dona Felicidade Maria de Jesus.

 

fls. 06 - Abertura

Aos treze dias de Setembro de mil oitocentos e sessenta e três foi-me apresentado este Testamento que o abri (...) com que faleceu a Testadora Felicidade Maria de Jesus