PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Os Barbosa Lima de Aiuruoca” II - Cap. 4º, neste site



FAUSTINO DOMINGUES MACIEL,

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1819

Caixa:  26 - fls. 54

Testador: Faustino Domingues Maciel,

Testamenteiro: Joaquim Domingues Maciel

Local: São João del Rei

Transcrito por: Ana Bárbara Rodrigues a pedido de Anderson Maciel Reinaldi.

 

Folhas 03 a 06 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas em um só Deus verdadeiro em que firmissimamente creio o que crê e ensina a Santa madre Igreja de Roma.

Eu, Faustino Domingues Maciel, estando enfermo porem de pe e em perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me tem dado receio da morte por ser a mesma infalível para todos os que vivem em qualquer estado, condição e idade que seja e incerta a hora em que serei chamado ao tribunal da conta, querendo por este meio por minha alma no caminho da salvação faço este meu testamento e nele aproveitarem a abolição das leis testamentárias que a saber anos tem sido servido de terminar e nele declarar a minha vontade da forma e maneira seguinte: primeiro que tudo encomendo minha alma à Santíssima Trindade que alio a sua imagem e semelhança e peço ao Eterno Padre a queira receber, salvando-a pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo seu unigênito filho, a sua Santíssima Mãe a Virgem Senhora a todos os santos e santas da Corte do céu ao santo do meu nome e a todos com que tenho especial devoção regerem-se todos por mim ao Senhor Jesus Cristo, agora e quando minha alma do meu corpo sair porque desde já e para este tempo pretendo viver e morrer na mesma santa fé católica como verdadeiro e fiel cristão, em tudo e por tudo obediente aos preceitos da mesma igreja Santa.

Peço e rogo em primeiro lugar a meu filho o Cap Feliciano Roldão da Cunha Cavalgante, em segundo lugar a Joaquim Domingues Maciel meu genro, em terceiro lugar o meu filho o padre Mariano Accioli Albuquerque para que por Deus por mim me fizerem mercê queiram ser meus testamenteiros benfeitores, administradores e procuradores dos bens que me forem achados para descreverem os mesmos em inventario para darem partilhas para meus herdeiros e para tudo lhe dou e concedo todos os meus poderes e os que o Direito permite neste caso. E para darem contas na Procuradoria o que tocar assim Eclesiástica como Secular concedo a qualquer um de meus testamenteiros que aceitar o prazo de 4 anos e em premio ao seu trabalho lhe dou cinqüenta mil reis a noventena do que importa a minha terça.

O meu corpo será envolto em hábito de São Francisco de quem sou irmão professo a sua Ordem Terceira em São João Del Rei onde devo alguns anuais, também sou irmão da Ordem do Santíssimo Sacramento na freguesia da Fumaça em cuja irmandade também devo alguns anuais. Serei sepultado na Igreja da freguesia donde falecer e no dia do meu falecimento se dirão missas de corpo pelos reverendos Padres que se acharem presentes os quais também acompanharão meu corpo à esmola de costume.

Sou natural da vila de São João de Atibaia, Bispado de São Paulo, filho legitimo de Justo Domingues Maciel e de Maria da Cunha, ambos já falecidos.

Fui casado com Dona Marianna Francisca de Lima e Barros em face da Igreja e dela tive seis filhos, destes morreram dois de nomes Escolástica solteira e Claudina casada com Jose Domingues Maciel de quem procederam três filhos duas fêmeas e um macho de nomes Jose, Joaquina e Delminda, o Padre Mariano Accioli de Albuquerque, o Cap Feliciano Roldão da Cunha Cavalgante, Faustino demente e Marianna Esmeria casada com Joaquim Domingues Maciel aos quais instituo por meus legítimos herdeiros nas duas partes de meus bens da minha terça.

Declaro mais que fui casado segunda vez com Dona Josefa Maria de Jesus em face da Igreja de cujo matrimonio não tivemos filhos. Declaro que se digão pela minha alma mais 34 missas em contemplação aos 34 anos que nosso Senhor Jesus Cristo andou cá no mundo... deixo de esmola às minhas netas Joaquina e Delminda vinte e cinco mil reis a cada uma que serão entregues a elas mesmas depois de terem uso da razão...

Declaro que depois de feitas as minhas disposições e cumprido o meu legado, o que ficar do remanescente da minha terça se repartirá pelo meu filho Roldão, Marianna Esmeria e aos meus netos filhos da defunta Claudina minha filha... declaro que fui procurador de meu cunhado Francisco Pedroso de Castilho e peguei-lhe duas dívidas

Declaro que tenho umas terras na vila de Bragança no sitio chamado Casa Grande, no Nhonbuca e os títulos desse sitio em poder de meu sobrinho filho de meu irmão João Domingues e quero que se alguém dos meus sobrinhos mostrar que eu lhe dei algum pedaço dele que fique a doação.

Declaro que fui sócio em uma casa com meu cunhado Joaquim do Rego e Manoel Joaquim Furquim.

Declaro que meu cunhado Joaquim do Rego e Manoel Furquim mand...s o Alferes Braga à vila da Campanha buscar os inventários de meu sogro e sogra e o Alferes Braga fez na dita vila algumas coisas de que não devia fazer de que resultou prejuízo grande ao meu cunhado Joaquim do Rego e a mim de que resultou ao meu cunhado vender a fazenda toda.

Declaro e nomeio para tutor, curador e administrador de meu filho Faustino demente ao primeiro testamenteiro nomeado neste testamento que é seu irmão legitimo...

E por esta forma hei por findo e acabado este meu testamento e disposição de minha ultima vontade...

Resende, 09 de dezembro de 1817