PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Dias Ladeira” , neste site


FABIANO DIAS LADEIRA

De Genere

 

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana-MG

Documento: De Genere

Nome: Fabiano Dias Ladeira

Data:1807

Local: Prados

Referencia: 2193 / A:12 / P:0371

Transcrito por: Izabella Fátima Oliveira de Sales a pedido de Regina Junqueira

 

[fl2] - [Justificação dos itens:]

- (...) Fabiano Dias Ladeira nascido e / batizado na Freguesia de Senhora da Conceição de Prados deste / bispado filho legitimo de João Dias Ladeira, de D. Maria / Josefa de Santa Eufrazia (...)

- (...) João Dias Ladeira pai do justificante é in/teiro e legitimo irmão do Sargento Mor Manoel / Dias Ladeira por procederem ambos do mesmo ma/trimonio e Pais /

- (....) Que deste Sargento Mor Manoel Dias Ladeira / casado procedeu o Padre Antonio Dias Ladeira / canonicamente de genere neste Bispado habilitado.

- (...) Que a mesma D. Maria Josefa de Santa Eufra/zia mãe do justificante é inteira e legitima / irmã dos Reverendos Dr. Antonio Jose de Azevedo Pereira, Jose / da Costa de Oliveira e Manoel da Costa Azevedo / Pereira (...)

 

 

[fl18v] [De Genere do Padre José Vieira de Souza]

(...) mostra-se que o ha/bilitando é natural e batizado na / freguesia de Nossa Senhora da/ Conceição de Guarapiranga deste / bispado filho legitimo de Manoel / Vieira de Souza, natural, e bati/zado na freguesia de São Martinho / de [Lugares], Comarca de Pena fiel Bis/pado do Porto, e de Josefa Maria de / Souza natural e batizada na Fre/guesia de Prados deste Bispa/do Marianense: Neto Paterno de / Manoel Vieira, e Maria de Souza / naturais, e batizados na freguesia de São Martinho de [Lugares] (...), e materno de A-/maro de Souza Godinho natural e ba/tizado na freguesia de Santa Maria / de Goa, comarca de Viana Arcebis/pado de Braga, e de Maria da Neves [sic] Dias, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição / de Prados (...)

 

[fl1] [Moribus]

[Batismo do habilitando:]

Aos 30/01/1785 nesta matriz de Prados batizei, e pus os Santos / óleos a Fabiano filho legitimo de João Dias Ladeira e / de D. Maria Josefa de Santa Eufrazia, foram padrinhos / o Alferes Antonio Jose de Matos, e Anna Assump/ção solteiros, esta filha de D. Catherina da Sunção Xá/vier todos desta freguesia (...)

 

[Batismo do pai do habilitando:]

Aos 08/08/1740 nesta Matriz de Prados batizei (...) [fl12v]

a João filho de Manoel Dias Ladeira, e de sua / mulher Maria de Souza Caldas desta freguesia, foram / padrinhos o Capitão Mor Manoel Gonçalves Vianna da Fre/guesia dos Carijós, e Anna da Cunha desta freguesia (...)

 

[Casamento dos pais:]

(...) Aos 08/01/1769 nesta / matriz de N.S. da Conceição dos Prados, em cuja fregue/zia os contraentes são moradores dei as bênçãos nup/ciais (...) a João Dias Ladei/ra natural e batizado nesta mesma freguesia filho / legitimo do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira, e de / Maria de Souza Caldas, e a D. Maria Josefa de Santa / Eufrazia natural e batizada na freguesia de N.S. / da Conceição dos Carijós, tudo deste Bispado de Ma/riana filha legitima de Jose da Costa de Oliveira, e / de D. Leonor Pereira de Jesus (...)

 

[Batismo da mãe:]

(...) Aos 22/02/1751 nesta Matriz de N.S. da Conceição dos Campos dos Carijós batizei (...) a Ma-/ria inocente filha de legitimo Matrimonio de Jose da Costa de / Oliveira, e de sua mulher, Leonor Pereira: Neta pela parte / Paterna de André de Oliveira [Rayo], e de sua mulher Anto/nia da Costa Azevedo naturais e batizados na freguesia de / São Vitor da Cidade, e Arcebispado de Braga; e pela Mater/na do Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo natural e / batizado na freguesia de São Salvador Barbeita Arcebispa/do de Braga, e de sua mulher Maria Josefa natural de / Pernambuco: Foram padrinhos o Capitão Bartholomeu Gomes Ca/sado e Maria Clara de Foncequa mulher do Alferes Domingos / Francisco Ribeiro: Todos desta freguesia (...)