PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier” Cap. 1º, neste site

 

DOMINGOS RODRIGUES DANTAS

Testamento

 

Arquivo Eclesiástico de São João del Rei - MG

Tipo de Documento: Testamento

Período: 1827-1864

Livro: 08 (Prados)

Testador: Domingos Rodrigues Dantas

Ano: 1836

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 69 - Testamento

 

Em nome de Deus Amem,

Eu Domingos Rodrigues Dantas, filho legítimo do Capitão Bernardo Rodrigues Dantas e Dona Catharina de Assunção Xavier, nascido e batizado nesta matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, Comarca do Rio das Mortes deste Bispado de Mariana, onde tenho sido sempre morador até o presente, andando em pé e em meu perfeito juízo que Deus foi servido dar-me, temendo-me da morte e por ignorar o dia e hora em que Deus for servido chamar-me a si faço este meu solene Testamento na forma seguinte:

Nomeio em primeiro lugar por minha Testamenteira a minha irmã Dona Maria Emerenciana de Santa Ana, em segundo o Alferes Pedro Gonçalves de Moura e em terceiro a meu sobrinho Antonio Gonçalves, filho do meu segundo Testamenteiro (...).

Meu corpo envolto em hábito de Nossa Senhora do Carmo ou de São Francisco (...) será sepultado nesta minha matriz de Prados ou cemitério da mesma onde sou morador.

(............)

O meu escravo Antonio Leal que foi do falecido meu irmão José Rodrigues Dantas deixo liberto e meu Testamenteiro lhe passará carta de liberdade quando eu a não passe em minha vida.

A crioula Bernarda servirá a minha irmã Maria dois anos, e findo o dito tempo lhe passara carta de liberdade.

(............)

Declaro que os bens que possuo são os ditos escravos acima mencionados, assim mais tenho uma parte no sítio da Paciência, terras de culturas, minerais e águas, como consta do Inventário da falecida minha mãe, onde eu moro, e assim mais algumas cabeças de gado que se acharem por meu falecimento com a minha marca.

Declaro que sou solteiro e nesse estado me tenho conservado até o presente e não tenho herdeiro algum forçado ascendente ou descendente.

Satisfeitas as minhas disposições e as minhas dividas (...) o que ficar de meus bens instituo e nomeio por minha universal herdeira a minha irmã Maria Emerenciana de Santa Ana, primeira Testamenteira, e na sua falta a minha sobrinha Dona Maria de Nazaré, casada com o Alferes Pedro Gonçalves de Moura.

(............)

(...) pedi e roguei ao Padre João Rodrigues de Mello que este por mim escrevesse (...).

Fazenda da Paciência, 29 de Dezembro de 1836

Domingos Rodrigues Dantas

 

Óbito:

Aos vinte e seis de Agosto de mil oitocentos e quarenta e um na Freguesia de Prados, conforme declarou Dona Maria Emerenciana, faleceu hidropsio, na idade de oitenta e três anos, Domingos Rodrigues Dantas, branco, e sepultou-se no Cemitério desta Matriz. Para constar fiz este Termo.

Vigário Felisberto Rodrigues Milagres.