PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Famílias “Manoel Dias Ladeira” e “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier” Cap. 1º, neste site

 

DOMINGOS RODRIGUES DANTAS, capitão

Testamento

 

Arquivo Eclesiástico da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, S. João del Rei - MG

Tipo de Documento: Testamento

Período: 1789-1816

Livro: 06 (Prados)

Testador: Domingos Rodrigues Dantas

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 89 - Óbito

Aos vinte e sete dias do mês de Janeiro de mil setecentos e noventa e seis anos faleceu com todos os sacramentos o Capitão Domingos Rodrigues Dantas, foi encomendado por mim e acompanhado pelos Reverendos Párocos que se acharam presentes e sepultado dentro desta Matriz dos Prados, fez seu solene Testamento (...).

 

Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento de Testamento virem que sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e noventa e cinco anos, aos sete dias do mês de Setembro do dito ano: Eu Domingos Rodrigues Dantas achando-me gravemente molesto e em meu perfeito juízo que Nosso Senhor me deu e temendo-me da morte e desejando por minha alma no caminho da salvação por não saber quando Deus será servido levar-me para si, faço este Testamento na forma seguinte:

(..........)

Rogo em primeiro lugar ao Capitão Bernardo Rodrigues Dantas, em segundo lugar ao Coronel Severino Ribeiro que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na Matriz da Freguesia dos Prados ou outra qualquer donde falecer, ao pé do Altar de Nossa Senhora do Rosário desta Matriz dos Prados e não na sepultura da Capela Mor de Provedor que ainda que me toca cedi para sepultar meu sobrinho o Padre Manoel Rodrigues Dantas.

Meu corpo será amortalhado no hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo e se não houver, será, na falta, de São Francisco (...).

(..........)

Declaro que não tenho herdeiros forçados.

Declaro que sou filho legítimo de Pascoal Rodrigues e de Paula Rodrigues já defuntos.

Declaro que fui casado com Ana Joaquina de Souza, que nem dela nem de outra tive filhos.

(..........)

Declaro que dará meu Testamenteiro ao Tutor dos filhos de Manoel Teixeira de Carvalho três oitavas, uma a cada um, que são três meus afilhados.

(..........)

Declaro que meu Testamenteiro sendo meu sobrinho o Capitão Bernardo Rodrigues Dantas o deixo universal herdeiro de tudo quanto se chamar de meu, e a sua mulher Dona Elena Maria de Santa Ana, e se for outro qualquer lhe deixo duzentos mil réis, (...).

(..........)

Declaro que se dirão dez missas pelas almas de meus sobrinhos, o Padre Antonio, e o Padre Manoel.

(..........)

Vargem dos Prados, Sitio da Boa Vista, 07 de Setembro de 1795

Domingos Rodrigues Dantas