PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 9º e “Os Alves Pedrosa”, neste site.

 

DOMINGOS MARQUES PEREIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1826

Caixa: 192

Nº de Páginas: 82

Inventariado: Domingos Marques Pereira e Rosa Maria de São José

Inventariante: Rosa Maria de São José

local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 - Inventário dos bens do casal do falecido Domingos Marques Pereira de quem ficou viúva e inventariante sua mulher Rosa Maria de São José.

Data: 13 de Dezembro de 1826

Local: Fazenda denominada o Ribeiro dos Cavalos da Aplicação de Nossa Senhora da Piedade da Freguesia e Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Rosa Maria de São José, viúva do falecido.

 

fls. 02v. - Declaração

Declarou ela viúva inventariante que o inventariado seu marido havia falecido sem testamento no dia nove de Setembro do corrente ano de mil oitocentos e vinte e seis (...).

 

Filhos:

01- Maria Marques, casada com Antonio José Alves Pedrosa

02- Ana Marques, casada com Joaquim José Pires

03- José Marques da Paixão, casado

04- Mariana Jacinta, casada com José Alves Pedrosa

05- Theresa Maria, casada com José Carlos de Oliveira

06- Ana Cândida, solteira,. de idade de dezesseis anos, pouco mais ou menos (depois casada com Manoel Alves Pedrosa).

07- Joaquina Maria, solteira, de idade de doze anos, pouco mais ou menos (depois casada com Antonio Francisco da Silva).

08- Joaquim Marques Pereira, solteiro, de idade de onze anos, pouco mais ou menos.

 

fls. 05 - Bens de Raiz

- sete partes nesta Fazenda denominada do Ribeirão dos Cavalos que se compõem de matos virgens, capoeiras e campos de criar, cujas partes houve o testador a saber uma por herança de seu sogro José Rabello de Macedo, outra por herança de sua sogra Dona Maria de Carvalho Duarte no inventário amigável feito em vida dela, outra por herança da mesma sua sogra no inventário feito por morte desta, outra por doação que fez a mesma sua sogra em sua vida, outra por compra feita ao herdeiro Bento José Ferreira Guimarães, por cabeça de sua mulher, outra por compra feita ao herdeiro Joaquim Rabello de Macedo e outra por compra feita ao herdeiro Antonio Rabello de Macedo  1:600$000

- uma morada de casas de vivenda coberta de telhas muito velhas e arruinadas, com paiol e moinho coberto de telhas, quintal e currais cercados de valo e em parte de cerca de madeira, com rego de água: 100$000

 

fls. 05v. - Dividas Ativas

- Manoel Rabello de Macedo  459$027

 

fls. 11v. - Dividas Passivas

- Capitão Jerônimo Ribeiro do Valle 90$700

- Antonio Alves Pedrosa 100$000

- Irmandade do Santíssimo Sacramento desta vila 60$875

- Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo desta vila 47$625

- Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos desta vila 22$500

- Irmandade de São Miguel e Almas desta vila 87$600

 

fls. 14 - Procuração

Data: 03 de Fevereiro de 1827

Local: Vila de São João del Rei

Que Fazem: José Marques da Paixão e José Carlos de Oliveira por cabeça de sua mulher (filho e genro do inventariado).

Procuradores Nomeados: Advogado Reverendo João Ferreira Leite e Luis da Cunha Barros, Jacinto Ferreira Fontes.

 

Monte Mor:  4:044$027

 

fls. 34 - Auto de Contas

Data: 30 de Julho de 1832

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Joaquim José Pires (cunhado dos órfãos).

Dos órfãos:

- (...) a órfã Ana se acha com a idade de vinte e dois anos, pouco mais ou menos, e é casada com Manoel Alves Pedrosa (...)

- (...) a órfã Joaquina Maria se acha hoje com a idade de dezoito anos, pouco mais ou menos e já casada com Antonio Francisco da Silva

- (...) o órfão Joaquim Marques Pereira tem hoje dezessete anos de idade, pouco mais ou menos, e se acha no estado de solteiro, morando em companhia da viúva inventariante sua mãe, por quem é bem tratado e educado, sabendo já ler e escrever, empregando-se no serviço de lavoura e administração dos bens de sua mãe, tendo por ora bom comportamento.

 

fls. 36

Dizem Antonio Francisco da Silva, de idade de vinte anos, filho do falecido Luis Manoel da Silva e Joaquina Maria, maior de quinze anos, filha do falecido Domingos Marques Pereira, ambos pessoas brancas, que se acham contratados para se casarem (...).

 

fls. 38

Certifico que em um Livro de Assento de Casamentos desta Freguesia constam os de que faz menção o requerimento retro, dos quais o teor é o seguinte:

Aos vinte e cinco de Maio de mil oitocentos e vinte e sete, na Capela da Piedade, filial desta Matriz, de licença em presença do Reverendo Capelão Manoel Coelho de Souza se (fls. 38v) receberam em matrimônio por palavras de presente Manoel Alves Pedrosa, viúvo que ficou de Carlota Romana, e Ana Cândida, filha legítima de Domingos Marques Pereira, e de Rosa Maria de São José, os quais foram dispensados do impedimento de consanguinidade, que entre eles havia. E logo receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo testemunhas presentes além de muitas pessoas José Alves Pedrosa e Antonio Marques Monteiro, todos desta Freguesia.

 

Aos vinte dias do mês de Julho de mil oitocentos e vinte e nove na Capela da Piedade, filial desta Matriz de licença minha, em presença do Reverendo Capelão Manoel Coelho de Souza se receberam em matrimônio por palavras de presente Antonio Francisco da Silva, filho legítimo de Luis Manoel da Silva e Ignacia Fernandes dos Reis - e Joaquina Maria de Jesus, filha legítima de Domingos Marques Pereira e de Rosa Maria de São José. E logo receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo testemunha presentes Domingos José Rabello e Sebastião José da Silva, todos desta Freguesia. Ita in fide Parochi.

São João 9 de Janeiro de 1832

O Vigário Luís José Dias Custódio.