PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Maria Teixeira de Carvalho” - Gonçalves da Costa, neste site

 


DOMINGOS GONÇALVES DE SOUZA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Período: 1826-1828

Livro:34, fls. 11v.

Testador: Domingos Gonçalves de Souza

Testamenteiro: Joaquina Leocádia de Jesus

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento virem que sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e dezesseis aos quinze dias do mês de Outubro nesta Freguesia de Nossa Senhora do Livramento de Piunhi onde moro eu Domingos Gonçalves de Souza, filho legítimo de Bento Gonçalves da Costa e de Maria Joaquina de Souza esta já falecida, tirando a infalibilidade da morte e desejando salvar-me ordeno este meu Testamento na forma seguinte:

(..........)

Declaro que sou natural deste Bispado, nascido e batizado na Capela de Nossa Senhora da Penha de França da Lage, filial da Igreja Matriz de Santo Antonio da Vila de São José.

Declaro que sou casado a face eclesia com Joaquina Leocádia de Jesus e dela tenho três filhos que já existiam anteriormente ao nosso consorcio que são: Justino, Cândido e Constancia aos quais reconheço por meus filhos e herdeiros como tais os instituo.

Da mesma sorte tenho outra herdeira, minha filha natural, parda, havida de outra mulher diferente e a tenho em minha companhia, bem como os demais, esta se chama Joaquina a qual instituo também minha herdeira.

Rogo em primeiro lugar a minha consorte Joaquina Leocádia de Jesus, e em segundo a meu filho Justino Gonçalves de Souza e em terceiro a Cândido Gonçalves da Costa, tambem meu filho, queiram ser meus testamenteiros (...).

Meu corpo será amortalhado em Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...) e enterrado na Igreja Matriz desta Freguesia (...).

(..........)

Mais dez missas pela alma da falecida Ana, minha filha.

Mais oito missas pela alma de minha irmã Gertrudes.

(..........)

Declaro que depois de satisfeitos os meus legados e disposições (...) o restante da minha terça a deixo a meu filho Cândido Gonçalves da Costa.

(..........)

(...) pedi e roguei a João Francisco Duarte que este me escrevesse (...)

Domingos Gonçalves de Souza

 

fls. 13 - Aprovação

Data: 07-12-1816

Local: Arraial do Piunhi Termo da Vila de São Bento do Tamanduá, Minas e Comarca do Rio das Mortes, compareceu presente o Alferes Domingos Gonçalves de Souza, morador nos subúrbios do sobredito Arraial.

 

fls. 13v. - Abertura

Aos nove de agosto de mil oitocentos e vinte e cinco me foi entregue o Testamento com que faleceu o Alferes Domingos Gonçalves de Souza.

 

fls. 14 - Procuração

Data: 24-10-1825

Local: Arraial de Piunhi, Termo da Vila de São Bento doTamanduá

Que Faz: a viúva D. Joaquina Leocádia de Jesus.

Procurador Nomeado: Manoel Francisco Povoa