PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Domingos Gonçalves de Moraes”, neste site

 

DOMINGOS GONÇALVES DE MORAES

Inventário

 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1783

Caixa: 165

Nº de Páginas: 212

Inventariado: Domingos Gonçalves de Moraes

Inventariante: Escolástica de Oliveira de Jesus

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dom.os Glz. de Moraes, viúvo de Ana Maria da Conceição de quem é inventariante sua segunda mulher Escolástica de Oliveira de Jesus.

Data: 10-09-1783

Local: Paragem do Ribeirão do Pinhal, Aplicação da Capela de Santa Ana do Garambéu, Freguesia da Borda do Campo Termo da Vila de São João del Rei Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Escolástica de Oliveira de Jesus, viúva que ficou de Domingos Gonçalves de Moraes.

 

fls. 03

Diz Escolástica de Oliveira de Jesus moradora na Ibitipoca que por falecer seu marido (...).

 

fls. 01v. - Declaração

(...) declarou a inventariante que eu marido falecera com Testamento (...).

 

fls. 03v. - Filhos do 1º matrimônio com Ana Maria de Jesus:

01- Joana, de idade de trinta e dois anos, casada com Antonio Rodrigues dos Santos.

02- Domingos, de idade de trinta anos, casado com Maria Vicência.

03- Antonio, de idade de vinte e oito anos, casado com Ângela Joaquina de Santo Antonio.

04- Rita, com idade de vinte e quatro anos, casada com Antonio Lopes Chaves

05- Manoel, de idade de vinte e dois anos, solteiro.

06- Maria, de idade de vinte anos, casada com José de Gouvêa

 

Filhos do 2º matrimônio com Escolástica de Oliveira de Jesus:

01- Ana Joaquina de Jesus, de idade de dezessete anos, solteira.

02- Francisca, de idade de quinze anos, solteira.

03- Luís, de idade de dez anos.

 

fls. 09v. - Bens de Raiz

- uma fazenda em que ela mora (a inventariante) chamada o Ribeirão do Pinhal, que se compõem de casas de vivenda coberta de telha, moinho coberto da mesma, paiol coberto de capim, monjolo de fazer milho coberto do mesmo,. com pomar cercado de madeiras, cercados de espinho, campos, capoeiras e matos virgens  800$000

 

fls. 14 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento virem em como, no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e oitenta e três anos, aos treze dias do mês de Maio do dito ano eu Domingos Gonçalves de Moraes estando em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor me deu e por me achar combatido de moléstias e doente em uma cama e temendo-me da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação por não saber o que Nosso Senhor de mim quer fazer e quando será servido de me levar para si, faço este meu Testamento na forma seguinte:

Rogo a meus Testamenteiros em primeiro lugar a senhora Escolástica de Oliveira de Jesus minha amada mulher e em segundo lugar a meu filho Domingos Gonçalves e em terceiro a meu genro o senhor Antonio Rodrigues dos Santos que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queira ser meus testamenteiros (...).

Meu corpo será sepultado na apela de Nossa Senhora da Conceição da Ibitipoca da borda de fora da porta principal, meu corpo será amortalhado em Hábito de São Francisco (...).

(.........)

Declaro que sou natural da Freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico, filho legítimo de João Jorge, já defunto e de Josefa Dutra.

Declaro que fui casado com Ana Maria da Conceição, já defunta. e de tal casal houve seis filhos a saber: Joana = Domingos = Antonio = Rita = Manoel e Maria, dos quais por falecimento de minha mulher se fez inventário.

Declaro que sou casado segunda vez com Escolástica Oliveira de Jesus e deste segundo matrimônio houve três filhos a saber: Ana = Francisca e Luís, que uns e outros são meus legítimos herdeiros forçados.

(.........)

(...) pedi e roguei a Manoel Gonçalves da Costa Neto que este meu Testamento fizesse (...).

Fazenda do Pinhal, 13 de Março de 1783

Domingos Gonçalves de Moraes

 

fls. 17 - Abertura

Aos três dias do mês de Julho de mil setecentos e oitenta e três (...) com que faleceu Domingos Gonçalves de Moraes (...).

 

fls. 19

Diz Antonio Lopes Chaves, por cabeça de sua mulher Rita Maria da Conceição filha legítima de Dom.s Glz. de Moraes e Ana Mar.ª da Conceição, que em vida destes haverá vinte e três anos, deu José Rodrigues Br.ª a mulher do suplicante, por ser seu padrinho, uma vaca (...).

 

fls. 22 - Procuração

Data: 21-01-1784

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Escolástica Oliveira de Jesus, viúva.

Procuradores Nomeados: Doutores Gomes da Silva Pereira, José da Silveira Souza, Alexandre da Silva Barros; Capitão Domingos Rodrigues Barretos; Tenente Manoel Antonio da Silva.

 

fls. 26 - Procuração

Data: 05-02-1784

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Antonio Gonçalves de Moraes

Procuradores Nomeados: Doutor Francisco Vieira de Souza Ferraz; José da Silveira Souza; Tenente Manoel Caetano da Silva

 

fls. 27 - Procuração

Data: 04-02-1784

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Antonio Gonçalves Chaves

Procuradores Nomeados: Doutor José da Silveira Souza; Francisco Vieira de Souza Ferraz; Tenente Manoel Caetano da Silva; Capitão Domingos Rodrigues Barreiros; Diogo da Mota de Araújo.

 

fls. 55

Dizem Ana Joaquina; Francisca de Oliveira do Sacramento; e Luís Gonçalves com autoridade de seu Tutor Antonio José de Souza, que por falecimento do pai dos suplicantes Domingos Glz de Moraes (...).

 

Monte Mor - 1:516$181

 

fls. 86 Auto de Contas

Data: 11-03-1788

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: o Capitão José de Souza Gonçalves

Dos Órfãos:

- do órfão Manoel Gonçalves de Moraes (do 1º matrimônio), se acha casado com sua mulher por nome Maria, filha de José Lopes Guimarães (...) vive em boa harmonia e santo temor de Deus.

- a órfã Ana Joaquina de Jesus (do 2º matrimônio) se acha com dezenove anos e se acha justa para se casar com Francisco da Silveira, homem branco de igual, mas que presentemente se acha vivendo em companhia de sua mãe (...) a mesma se ocupa em cozer e fiar.

- a órfã Francisca Joaquina de Jesus se acha com quatorze anos, no estado de solteira vivendo na companhia da viúva sua mãe, sabe cozer, fiar e tecer (...)

- o órfão Luís Gonçalves de Moraes se acha com doze anos e vivendo em companhia da viúva sua mãe, sabe ler e escrever e é educado nos bons costumes e santo temor de Deus e já se ocupa nos serviços da Fazenda (...).