PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Góes-Avintes”, neste site

 

DOMINGOS GONÇALVES DE GÓES

Inventário

 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1788

Caixa: 334

Nº de Páginas: 28

Inventariado: Domingos Gonçalves de Góes

Inventariante: Maria Bernardes de Almeida Lara

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fl. 01 -

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de seu marido Domingos Glz de Góes - Inventariante Maria Bernardes de Almeida Lara.

Data: 21-06-1788

Local: Fazenda do Mosquito da Freguesia e Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas da Inventariante Dona Maria Bernarda de Almeida viúva do falecido Domingos Gonçalves de Góes.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou ela inventariante que o falecido seu marido fora natural da Vila de São José, filho legítimo de Manoel Gonçalves Avintes e de Michaela da Conceição, já falecidos, e que morrera nesta mesma fazenda aos quatro dias do mês de Junho do presente ano de mil setecentos e oitenta e oito, sem testamento e que só fora casado com ela inventariante (...).

 

fls. 02 - Filho:

1- João Gonçalves de Góes, de idade de vinte e pouco mais ou menos.

 

fls. 05 - Bens de Raiz

- uma fazenda chamada do Ribeirão do Mosquito com casas de vivenda, paiol, engenho, senzalas, moinhos, chiqueiros tudo coberto de telhas com terras de plantas, capoeiras e logradouros e todas as suas pertenças  2:000$000

- uma morada de casas sitas na Rua do Sol da Vila de São José ao pé do primeiro passo vindo da Matriz, coberta de telhas com seu quintal  400$000

 

fls. 07v;

Diz João Glz de Lara Góes que por falecimento de seu pai Domingos Glz Góes (...).

 

fls. 09

Diz João Glz de Lara e Góes que carece por certidão (...) o assento do seu casamento com D. Josefa Maria, filha legítima do Cap.m Mateus José de Faria e sua mulher (...).

 

Paróquia de São João del Rei

Aos dois de Julho de mil setecentos e oitenta e oito na Ermida de Caetano Nunes Pereira, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum, em presença das testemunhas o Doutor João Antonio da Silva Leão e o Tenente Ambrosio Dias Raposo, com licença, o Reverendo Joaquim da Silva Torres administrou o sacramento do matrimônio a João Gonçalves de Lara Góes, filho legítimo de Domingos Gonçalves de Góes e de Dona Maria Bernarda de Almeida Lara, natural e batizado na Freguesia da Vila de São José e Dona Josefa Maria, filha legítima do Capitão Matheus José de Faria e de Dona Bárbara Francisca, natural e batizado nesta freguesia e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

São João del Rei