PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Famílias “Domingos Ferreira Guimarães” e “Bento Ribeiro Salgado”, neste site

 

DOMINGOS FERREIRA GUIMARÃES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano 1775

Caixa 295

Inventariado – Domingos Ferreira Guimarães

Inventariane – Rita Correa de Souza

Local – Vila de São João del Rei

Transcrição de: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Paola Dias.

 

Fl 01

Inventário dos bens que ficaram do falecido Domingos Ferreira Guimarães de quem é inventariante Rita Correa de Souza.

Data – 18 de janeiro de 1775

Local – Paragem chamada a Cachoeira do Ribeirão do Congo, aplicação da Capela de Nazaré, filial desta Matriz da Vila de São João del rei.

 

Fl 01 v - Declaração

(...) declarou que o dito seu marido falecera a oito de setembro de mil setecentos e setenta e quatro com testamento (...)

 

Filhos

(Obs:parte Danificada, copiei apenas os nomes legíveis)

1 – Francisco de Sales, (...) de idade de 30 anos

2 – Antonio Ferreira (...), de idade de vinte e dois anos

3 – Bento, de idade de dezoito anos

4 – Joaquim, de idade de dezesseis anos

5 – Ângela Ferreira, casada com Bento Ribeiro Salgado

6 – Catarina de Sena Ferreira, de idade de vinte e dois anos

7 – Maria Ferreira do Ó, hoje falecida, que foi casada com Domingos Pires Estaca e desse matrimônio ficou uma filha por nome Maria Pires que terá dois anos de idade

8 – Ana Luzia Ferreira, de idade de doze anos.

 

Testamento

 

(...) mil setecentos e sessenta e três anos aos dezesseis dias do mês de dezembro nesta vila de São João del Rei, eu, Domingos Ferreira Guimarães estando com saúde em meu perfeito juízo e entendimento que nosso senhor me deu temendo da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação e por não saber quando o mesmo senhor será servido de me levar para si faço este meu solene Testamento:

Primeiramente encomento a minha alma a Santíssima Trindade que a criou e peço ao Padre Eterno a queira receber assim como recebeu a do seu unigênito filho estando para morrer na árvore da Bela Cruz e a meu senhor Jesus Cristo peço que já que nesta vida me deu seu sagrado sangue e merecimentos de seu trabalho me dê também na terra que espero o prêmio deles que é a glória e a gloriosa sempre Virgem Maria Nossa Senhora e ao Santo Anjo da minha guarda e ao bem aventurado São Domingos, santo do meu nome e ao glorioso São José, a bem aventurada Santa Ana e ao bem aventurado São Joaquim a ao glorioso São Vicente Ferreira e a todos os santos e santas da corte do céu peço queiram por mim interceder e rogar agora e na hora da minha morte que como fiel cristão protesto viver e morrer na santa fé católica e crer o que tem e crê a Santa Igreja Católica Romana e nesta fé espero salvar a minha alma não por meu merecimentos mas (parte danificada).

Meu corpo será sepultado na capela da venerável ordem terceira de São Francisco desta Vila de São João del Rei do qual sou Irmão professo amortalhado no hábito do mesmo santo me acompanharão a sepultura dez sepultura dez sacerdotes com o Reverendo Vigário a quem pagará o que lhe pertencer e seus Reverendos Sacerdotes se contentarem com uma oitava de ouro de acompanhamento e outra de esmola de Missa de corpo presente assim se lhe pagará e não querendo ordeno que a mesma quantia que haviam de levar-se digam em missas por minha alma em outros dias pela esmola costumada, e me acompanhará a sepultura a Irmandade do Santíssimo Sacramento e das Almas de quem sou Irmão a quem se pagarão os anuais que me achar devendo.

Declaro que sou natural da Vila de Guimarães batizado na Igreja e matriz de São Sebastião, filho legitimo de Gonçalo de Freitas Soares e de sua mulher Ismênia(?)[documento danificado sobre o nome] Ferreira já defuntos, sou casado com Rita Correia de Souza da qual até o presente tenho cinco (parte danificada). (...) escravos José Mina, Miguel Mina, Luís Mina e sua mulher Teresa e Dois filhos crioulos, Felipe e Maria, José João e Maria, Pedro Banguela, João Angola, André Mina e assim mais dois fugidos por nomes Antônio Congo e João Angola; tenho mais terras minerais que constará das cartas de data que tenho e se achará em ambas as Fazendas com cartas de datas e água para benefício de (...) e de bens móveis que se acharem gado vacum: vinte entre vacas e bois com dois carros, dois cavalos.

Declaro que os bens que daqui faltarem ou crescerem se acharam contados por letra minha em o Livro de razão que se acharem em meu poder. Cujos assentos se dará entre créditos.

Declaro que devo algumas dívidas que constarão de créditos que tenho passado e outras sem créditos que constarem de assentos feitos no meu Livro que ordeno que umas e outras se paguem.

Ordeno que por minha morte se me digam nesta freguesia cinqüenta missas por minha alma com a brevidade que puder, esmola de meia oitava de ouro cada uma.

Ordeno se mandem dizer mais trinta e três missas por minha alma em um altar privilegiado (parte danificada).

E porque esta é minha última vontade de modo que roguei ao Padre Manoel Alvaros que este por mim fizesse e como testemunha assinasse e eu me assinei com meu sinal costumado.

São João del Rei.

Domingos Ferreira Guimarães.

 

Monte mor: 2: 083$250

 

Obs: acresce nome dos herdeiros na partilhas

1 – Manoel Antônio

2 – Francisco de Sales Ferreira

3 – Antonio Ferreira Guimarães

4 – Bento

5 – Joaquim

6 – Ângela

7 – Maria Ferreira do Ó (falecida)

8 – Catherina

9 – Ana

 

Diz Francisco de Sales Ferreira, tutor dos órfãos seus irmãos, filhos do falecido Domingos Ferreira Guimarães (...)

 

Auto de Contas

Data 25 de Junho de 1778

Local: Vila de São João del Rei

Tutor – Francisco de Sales Ferreira

 

Antônio

(26 anos de idade, se casou com (parte danificada)

 

Bento

(21 anos, vive em companhia da viúva sua mãe que lhe dá boa educação)

 

Joaquim

(19 anos, se acha em companhia da viúva sua mãe que lhe dá boa educação

 

Catherina

(25 anos, no estado de solteira em companhia da viúva sua mãe com recolhimento e boa educação)

 

Ana

(15 anos, vive em companhia de sua mãe no estado de solteira com boa educação e recolhimento)

 

Diz Antonio Ferreira Guimarães tutor dos órfão seus irmãos

 

Auto de contas

(obs : acresce)

O órfão Antonio, digo o tutor Antônio tem 22 anos e é casado com Ana Theresa da Luz vivendo sobre si na aplicação do Turvo termo desta vila.

 

O órfão Joaquim, solteiro, 25 anos, trabalha na fazenda de sua mãe

 

Bento, 28 anos, solteiro, trabalha na lavoura

 

Catherina, sabe que se casou com Joaquim Alves não sabe se foi com licença deste juízo por morar distante da casa da viúva sua mãe.

 

Ana: 22 anos, casada com Vicente Coelho da Costa, vive na mesma fazenda da viúva sua mãe com boa harmonia.

 

Diz Ângela Ferreira Soares filha e herdeira do falecido Domingos Ferreira Guimarães (...)

 

Diz Bernardo José Simões por si e por cabeça de sua mulher Maria Ferreira, filha legítima de Domingos Pires Estaca e de Maria Ferreira (...) neta do falecido Domingos Ferreira Guimarães (...)

 

Procuração

Que faz – Bernardo José Simões e sua mulher Maria Ferreira (neta do falecido) (moradores em Sapucaí)

Procurador nomeado – Francisco de Sales Ferreira

Data: 22 de Fevereiro de 1786

Local – Santana do Sapucaí