PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier” Cap. 2º, neste site

 

DOMINGOS DA SILVA XAVIER

e

ANTONIO DA SILVA DOS SANTOS

Padres

Processo de Habilitação para Ordenação

 

Data: 09-12-1756

Local: Mariana

In REZENDE, Artur, Genealogia Mineira vol IV, RJ, 1939

Resumido por Regina Junqueira

 

Abertura – Marianna, 03-11-1756

Dizem Domos. Da Sª Xer. E seu irmão Antº da Sª dos Santos nascidos e batizados na Capella de S. Rita fregª de N. S. de Pillar da Vª de S. João de El Rey, filhos legítimos de Domos. da Sª dos Santos e de sua Molher Ant.ª da Encarnaçam Xer. E Nettos p.la p.te Paterna de André da Sª já defunto e de sua Molher Marianna da Matta tambe falecida moradores do lugar de Codusozo e freg.ª de S. André do mº Coduzozo Couto de N. S. da Oliv.ª do tr.º da vila nova de frecheiro de Basto e p.la materna são Nettos de Domos. Xer. Fez.es m.or na freg.ª da V.ª de S. Josze do Rio das mortes n.al do lugar de pouzada freg.ª de São Thiago da Cruz tr.º de Barcellos do archibispado de Braga do coal são tambem os avós da p.te paterna e a avó plª p.te materna molher do d.º Domos. Xer. Frz. Chamava-se Maria de Oliveira Colassa filha e n.al da cis.e de S. Paulo q. elles supp.es desejam servir a Deos ... (e pedem para que se façam as diligências necessárias)

 

Testemunhos – 09-12-1758

1) Sebastião Ferreira Leitão – solteiro, natural de S. Martinho dos Leitões, termo de Braga, morador na freguesia de N. S. do Pilar de S. João del Rei, 59 anos mais ou menos, vive de minerar a mais ou menos 34 anos. Disse conhecer os habilitandos e seus pais, que ao todos cristãos velhos, etc.

2) Antonio Ferreira Leitão- disse que o pai dos habilitandos tinha um parente religioso de São Francisco.

3) Padre Bernardo José de Faria- confirmou por “ouvir dizer” que os avós dos habilitandos eram os citados, mas que não os conheceu.

4) João Gonçalves Chaves- disse que Domingos Xavier Fernandes era natural da Vila Nova de Famalicão e Maria de Oliveira Colassa era natural das minas.

5) Pedro Marques da Costa- disse que Domingos da Silova dos Santos era natural de Portugal e provinha de família de lavradores, por ouvir dizer.

6) Manoel Marques da Costa – disse que os habilitandos eram naturais e moradores da Freguesia de São Sebastião da freguesia do Pailar.

7) Antonio Pereira Dias – disse o mesmo

 

 

Batismo do Padre Domingos da Silva Xavier

Local: Capela de Santa Rita – 25-06-1738- Domingos, fl leg. de D.os da Sª dos S.tos e Ant.ª da Encar.m Xavier. Padrinhos:Frc.o Viegas de Menezes e Antonia de Alm.da, casados. Capelão José Frz Barros.

 

Petição que fazem os habilitandos para comprovar o parentesco que têm com o Clérigo Diácono Antonio Rodrigues Dantas habilitado de genere no Bispado de Mariana:

Antonia da Encarnação Xavier, mãe de Domingos e Antonio, é irmã inteira de Catarina da Assunção Xavier, esta mãe do Padre Antonio Rodrigues Dantas.

 

Certidão de Batismo de Antonia da Encarnação Xavier

Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, Comarca do Rio das Mortes – 12-04-1721- Antonia, fª legª de Domingos Xavier Fernandes e Maria de Oliveira Colaça. Padrinhos:Agostinho Francisco da Silva e Antonia da Silva, todos desta freguesia.

 

Certidão de casamento

Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, Comarca do Rio das Mortes-Matriz-30-06-1738. Contraentes: Domingos da Silva dos Santos, natural de S. André do Cadussozo, termo da Vila de Basto. Arc. de Braga, filho legitimo de André da Sylva e Marianna da Matta, e Antonia da Encarnaçam Xavier, natural desta Freguesia, filha legitima de Domingos Xavier Fernandes e Maria de Oliveira Colaça. Testemunhas:José Velozo Carmo, Bernardo Rodrigues Dantas, Mariana da Conceiçam Xavier e Rita de Jesus Xavier, todos desta. O Vigário Dr Joseph Nogueira Ferraz

 

Aos 25-06-1765 Domingos da Silva Xavier se obrigou no cartório Eclesistico de Mariana a servir de Capelão da Capela de N. Sra da Conceição da Vila de S. João del Rei. Francisco de Mendonça e Sá era o administrador da Capela.

 

Recebeu de patrimônio umas terras doadas por Martinho Lourenço e Josefa Maria da Conceição. Essas terras citas na Boa Vista, eram vizinhas às de Francisco da Silva Couto e Antonio Ribeiro da Silva, confrontando com o Rio das Mortes.

 

__________________________________________________________________________________________________

 

A fls 137 da “Genealogia Mineira supra citada:

 

Prisão do Padre Domingos em Cuiabá

 

Lv 1º de Termos de Cuiabá

“Na vila de Cuiabá em 1790 declarou-se sacerdote o Ver Domingos da Silva Santos, denominado antes Joaquuim José Ferreira, debaixo de cujo nome negociara e advogara na dita Villa. O motivo que o levou a fazer estadeclaração foi o achar-se preso na Cadeia por ordem do General por traficâncias e a requerimento de seus credores.

Fez esta declaração por persuasão do Juiz de Fora Dr Diogo de Toledo Lara Ordonhez, a quem muito anteriormente revelara ser vigário do Culto Divino

Juiz- José de Oliveira – Manoel de Freitas – Antonio Teixeira Braga definidores

Domingos da Silva dos Santos”