PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Maria de Siqueira Paes” § 2º neste site


DIONISIO GONÇALVES PEDREIRA

e

ANA FRANCISCA RODRIGUES

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1797

Caixa: 303

Inventariado: Dionizio Gonçalves Pedreira

Inventariante:Ana Francisca Rodrigues

Local: São José

Nº de Páginas: 110

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dionizio Glz Pedr.ª de quem é inventariante D. Ana Fran.ca Rodrigues sua mulher.

Data: 02-05-1797

Local: Fazenda do Ribeirão da Boa Vista de Trás da Serra da Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Termo da Vila de São José, em as casas de morada do falecido Dionizio Gonçalves Pedreira.

 

fls. 02

Declarou a inventariante que o falecido seu marido fora natural e batizado na Freguesia de Cavelões do Rio Termo da Vila do Monte Alegre Comarca de Chaves Arcebispado de Braga, filho legítimo de José Gonçalves Pedreira e de Maria Gonçalves, já defuntos e que falecera com o seu solene Testamento, e que somente fora casado com ela inventariante.

 

fls. 02 - Filhos:

01- Ana Vitória, casada com o Capitão José Pinto de Andrade.

02- Francisco Gonçalves Pedr.ª, de idade de vinte e nove anos.

03- Maria Antonia, de idade de vinte e seis anos.

04- Dionizio Gonçalves Pedreira, de idade de vinte e dois anos.

05- Ângela, de idade de quatorze anos.

 

fls. 06 - Bens de Raiz:

- uma Fazenda na Paragem chamada o Ribeirão de Santo Antonio, vertente do Rio da Perepitinga, que consta de casas de vivenda de sobrado, com cercados de pedra, paiol, moinho e mais casas, tudo coberto de telha, com seu monjolo e árvores de espinhos, com suas terras de cultura e seus logradouros  3:932$000

- uma morada de casas cobertas de telha, sitas no Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso  170$000

- quarenta datas de terras minerais defronte do sítio da Mombuca  100$000

 

fls. 08 - Procuração

Procuradores Nomeados: José Antonio Rodrigues Rego, Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar, Antonio Jose Lopes da Cruz.

Data: 04-03-1797

Local: Fazenda do Ribeirão da Boa Vista de Trás da Serra da Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Termo da Vila de São José, em as casas de morada de Dona Ana Francisca Rodrigues, viúva do inventariado

Que Faz: a viúva Dona Ana Francisca Rodrigues.

 

fls. 10 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em quem creio.

Eu Dionizio Gonçalves Pedreira estando em pé e de saúde e em meu perfeito juízo que Deus me deu, como verdadeiro católico ordeno o meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou filho legítimo de José Gonçalves Pedreira e de Maria Gonçalves, já defuntos, natural e batizado na Freguesia de Cabelões do Rio Termo da Vila do Monte Alegre Comarca de Chaves Arcebispado de Braga.

Declaro que sou casado com Dona Ana Francisca Rodrigues de quem tenho filhos legítimos.

Instituo e nomeio em primeiro lugar por minha testamenteira a minha mulher e em segundo lugar a meu filho Francisco Gonçalves Pedreira e em terceiro lugar ao Capitão José Pinto de Andrade e em quarto lugar ao meu filho Dionísio Gonçalves Pedreira (...).

(.................)

Declaro que o meu corpo será envolto em o Hábito de São Francisco ou de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...).

(.................)

Declaro que deixo de esmola a Joana, parda, mulher de Miguel Dutra, trezentos mil réis a saber, nesta quantia se abaterá o que eu por ele tiver pago a Pedro Domingues de Carvalho, produto de um negro que o dito lhe comprou.

(.................)

Declaro que deixo de esmola a Claudita, engeitada, que criei em minha casa, vinte oitavas de ouro sendo esta viva, e sendo morta se digam em missas pela minha alma.

Declaro que deixo trinta oitavas de esmola a Mariana, parda forra, mulher de Antonio Tavares.

Declaro que deixo de esmola a engeitada Gertrudes, que se acha em minha casa, vinte oitavas caso seja viva e, sendo falecida se dirão de missas pela minha alma.

Declaro que deixo mais a minha mulher Dona Ana Francisca Rodrigues, cem mil réis.

Declaro que deixo a minha filha Ângela cem mil réis.

Declaro que deixo de esmola a minha cunhada Ignácia cinquenta oitavas caso seja viva e sendo falecida passará esta verba para minha neta Josefa ou outra qualquer irmã da dita minha neta Josefa.

Declaro que nas criações de gado vacum e cavalar que tiver o ferro de meu filho Francisco é dele e se não faça conta para o que lhe tocar de herança por meu falecimento por ser seu próprio.

Declaro que deixo a minha neta Ana cinquenta mil réis.

Declaro que deixo a minha cunhada Ignacia cinquenta oitavas caso ela seja viva, e sendo morta passe-se o dito legado para minha neta Josefa, e caso a dita minha cunhada seja viva sempre se dará sempre a dita minha neta cinquenta mil réis que somente pode puxar por uma das duas verbas.

(.................)

Caso sobre alguma coisa da terça de meus bens se reparta por meu filho Francisco e por minha filha Maria em igual parte.

(.................)

(...) roguei a João Garcia de Almeida que este por mim escrevesse.

Ribeirão da Boa Vista de Trás da Serra

24 de Fevereiro de 1796

Dionizio Gonçalves Pedreira

 

fls. 12v. - Abertura

Aos nove de Março de mil setecentos e noventa e seis abri este Testamento com que faleceu o Testador Dionizio Gonçalves Pedreira (...).

 

fls. 15 - Procuração

Procuradores Nomeados: José Antonio Rodrigues Rego, Alferes Joaquim Cláudio Dias de Aguiar, Antonio José Lopes da Cruz.

Data: 12-05-1797

Local: Vila de São José

Que Faz: Francisco Gonçalves Pedreira (filho do inventariado)

 

Monte Mor  9:601$348

 

fls. 43 - Auto de Contas

Data: 27-06-1803

Local: Vila de São José

Tutor: Francisco Gonçalves Pedreira (irmão da órfã)

Dos Órfãos:

- a órfã Ângela se acha com vinte anos, vivendo com boa educação em companhia da inventariante sua mãe e se ocupava em fiar e tecer.

 

fls. 46

Diz Ângela Maria, filha legítima do Capitão Dionizio Pedr.ª e de sua m.er D. Ana Fran.ca Roiz que ela se acha justa e contratada para se casar com José Ferr.ª da Silva (...).

 

fls. 49

Aos seis de Setembro de mil oitocentos e três na Capela do Bom Sucesso filial desta Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, pelas onze horas da manhã feitas as canônicas diligências e sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara da Comarca, em presença das testemunhas Manoel José Antunes e Domingos Monteiro Lopes, o Reverendo Dionizio Gonçalves Pedreira, de licença, assistiu e administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram: José Ferreira da Silva, filho legítimo de José Ferreira da Silva e de Ignes Ribeira de Andrade, com Ângela Cândida Rodrigues, filha legítima do Capitão Dionisio Gonçalves Pedreira e de Ana Francisca Rodrigues, ambos naturais e batizados nesta Freguesia e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

 

 

ANA FRANCISCA RODRIGUES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1808

Caixa: 350

Inventariada: Ana Francisca Rodrigues

Inventariante: Padre Dionizio Gonçalves Pedreira

Local: São José

Nº de Páginas: 144

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Ana Francisca Rodrigues de que foi inventariante seu filho o Padre Dionizio Glz Pedreira.

Data: 12-05-1808

Local: Fazenda denominada do Ribeirão da Boa Vista de trás da Serra da Aplicação de Nossa Senhora do Bom sucesso da Freguesia de São João del Rei do Termo da Vila de são José Minas e Comarca do Rio das Mortes, em as casas de morada que foram da falecida Dona Ana Francisca Rodrigues (...).

 

fls. 02 - Declaração

Declarou o inventariante que a falecida sua mãe fora natural da Freguesia de São João del Rei, filha legítima de Pascoal Álvares Rodrigues e de sua mulher Josefa Ferreira Barreta, já falecidos, e que a dita sua mãe também falecera aos três dias do mês de Fevereiro do presente ano com seu solene Testamento (...) e que somente fora casada como falecido Dionísio Gonçalves Pedreira.

 

fls. 02 - Filhos:

01- Ana Vitória, casada com o Capitão José Pinto de Andrade.

02- Maria Antonia, falecida, casada que foi com José Joaquim Pereira, deixou filhos.

03- Padre Dionísio Gonçalves Pedreira

04- Ângela Cândida Rodrigues, casada com José Ferreira da Silva

05- Francisco Gonçalves Pedreira, falecido, casado que foi com Margarida Isabel de Jesus.

 

 

neta, filha da herdeira Maria Antonia

01- Maria, de idade de cinco anos.

 

Netos, filhos do herdeiro Francisco Gonçalves:

01- Domingos, de idade de três anos.

02- Francisco, de idade de um mês.

 

fls. 07 - Bens de Raiz

- uma Fazenda na Paragem denominada o Ribeirão de Santo Antonio, vertentes ao Rio da Perepetinga, que se compõem de casas de vivenda de sobrado, com cercados de pedra, paiol, moinho e mais casas, tudo coberto de telha, com o seu monjolo e arvoredos de espinhos, com suas terras de culturas e seus logradouros  2:009$265

- no valor de quarenta datas de terras minerais com suas águas, defronte do sítio da Mombuca que pertence ao casal da falecida sua mãe  50$000

 

Declarou o inventariante que o herdeiro José Joaquim Pereira, que foi casado com a falecida herdeira Maria Antonia, não tinha capacidade alguma para tomar conta dos bens que houverem de tocar a sua filha Maria, por ser inteiramente pródigo e de má consciência e tendo-se passado a segunda núpcias ainda não fez inventário de seus bens, achando-se para as partes do Sapucaí e por isso desde já requeria se arrematassem os bens da referida órfã Maria por se evitar desta sorte o seu prejuízo pela grande incapacidade de seu pai.

 

fls. 08 - Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza, João Varela da Fonseca e Cunha, Antonio José de Oliveira Barreto, Capitão Antonio Vital Rifarte, Antonio José Lopes da Cruz

Data: 11-05-1808

Local: Fazenda denominada o Ribeirão da Boa Vista, em as casas de morada que foram da falecida Dona Ana Francisca Rodrigues.

Que Faz: o Padre Dionizio Gonçalves Pedreira Rodrigues.

 

fls. 15

* Segundo uma Carta Precatória, a órfã neta da inventariada, Maria, se acha em Sapucaí, em companhia do dito seu pai José Joaquim Pereira.

 

Monte Mor  5:167$115

 

fls. 40 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Varela da Fonseca e Cunha, Capitão José Graças de Moraes e Gualter José da Fonseca

Data: 27-03-1809

Local: Senhora do Bom Sucesso

Que Faz: José Pinto de Andrade (genro da inventariada)

 

fls. 63

Diz o Alferes João Quintino da Fon.ca que ele se acha casado com Maria Antonia Pereira, filha de José Joaquim Per.ª e da falecida Maria Antonia, esta filha da falecida D. Ana Francisca Roiz (...).

 

fls. 64

Certifico que o Alf. João Quintino da Fonseca e Maria Antonia Per.ª se receberam em matrimônio nesta Matriz de São João Batista do Douradinho em minha presença e lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Sagrado Concílio Tridentino.

Douradinho, 20 de Dezembro de 1819

Bispado de São Paulo

A cerimônia foi em oito de Junho de mil oitocentos e dezenove.