PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado, neste site.


DIONÍSIA SOARES DA CONCEIÇÃO

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Ano: 1837

Caixa C-08 – 54 folhas

Inventariada: Dionísia Soares da Conceição

Inventariante: Francisco Ribeiro de Jesus

Data: 25-02-1837

Local: Vila de São José

O inventariante é filho da inventariada e é morador em Lagoa Dourada.

Transcrito por Flávio Marcos dos Passos a pedido de Paola Dias

 

Fl 04 – Cópia do Testamento

 

Registro do testamento com que faleceu Dionísia Soares da Conceição de quem é testamenteiro seu filho Francisco Ribeiro de Jesus tempo de 2 anos e findo a cinco de fevereiro de mil oitocentos e trinta e nove.

 

Em nome da Santíssima Trindade. Amém. Digo Trindade Padre, Filho, Espírito Santo. Amém. Eu, Dionísia Soares da Conceição, filha legítima de Antônio Fernandes Machado e de Margarida de Jesus já falecidos, nascida e batizada em Santo Antônio da Casa Branca, deste Bispado, digo deste Bispado de Mariana que fui casada com o falecido Capitão Francisco Ribeiro de Jesus de cujo matrimônio nos ficaram os filhos seguintes a saber Ana, Lauriana, Joaquina, Floriana, Mariana, José, Silvéria, Francisco, Maria, Antônia. Ordeno o meu testamento na forma seguinte:

Em primeiro lugar nomeio para meu testamenteiro e administrador (...) disposição de meus bens a (...) filho Francisco Ribeiro (...) segundo lugar (...) (Fl 04v) que aceitar este meu testamento lhe concedo todos os poderes necessários para por e dispor de todos os meus bens e disposições desta minha última vontade e terá prêmio de seu trabalho quarenta mil réis e dois anos para a conta.

Meu corpo será envolto no hábito da Senhora do Carmo de quem sou irmã professa e sepultada na capela de Santa Rita acompanhando meu corpo digo meu Reverendo Capelão de Santa Rita digo acompanhando meu Reverendo Capelão e mais três sacerdotes que forem nomeados pelo meu testamenteiro os quais todos dirão por minha alma de corpo presente dando-lhe a esmola do costume e continuarão cada um deles a celebrar um oitanário de missas pela minha alma.

Meu testamenteiro fará haver mais depressa possível (...) missas pela minha alma (...) mais pela alma de (...) marido dez missas e fará de (...) mais pelas almas de meus (...) escravos e pessoas com (...) vinte missas (....

(fl 05) fique pertencendo a minha filha Floriana o crioulo José filho de minha crioula Luciana cujo valor será adjudicado a minha terça.

Declaro que tenho feito doação de um mulato por nome Serafim a meu filho Francisco Ribeiro de Jesus no preço e quantia de duzentos e quarenta mil réis de que lhe passei um papel e porque lhe fica correndo o risco desde já só entrará no monte o dito escravo naquele preço de duzentos e quarenta mil réis para ser encostado a minha terça.

Meu testamenteiro dará a Esméria exposta a minha filha Joaquina vinte mil réis

 Dará a minha filha Antonia vinte mil réis e dará também a minha filha Mariana por ser solteira outros vinte mil réis.

Deixo para minha neta e afilhada Senhorinha filha do meu filho Francisco Ribeiro de Jesus o meu caxilio de ouro.

Dará meu testamenteiro a pobres (...) da Igreja na ocasião do meu enterro seis mil réis.

Cumpridas todas estas (...) (Fl 05 v) Universal herdeiro a meu filho Francisco Ribeiro de Jesus e assim dou por concluído este meu testamento, e peço as justiças deste Império o tenham por válido e façam em tudo cumprir e por não saber ler nem escrever pedi e roguei ao Padre Joaquim Carlos de Resende que por mim escrevesse e depois de me ser lido e achando-o conforme o tinha ditado assinou por mim o Padre Antônio de Pádua e Costa. Campos Gerais quatorze de julho de mil oitocentos e trinta e dois. Assino a rogo da testadora Antônia de Pádua e Costa.

 

Fl 09 v – Consta que Dionísia morava na Fazenda da Restinga, do termo da Vila de São José.

(...) sua mãe testadora faleceu da vida presente no dia (...) de fevereiro deste ano (...).

 

Fl 10 – Herdeiros

01) Lauriana casada com Antonio Joaquim da Assunção.

02) Floriana Rosa de Jesus, solteira.

03) Joaquina casada com José Antonio.

04) O Alferes José Jacinto Ribeiro de Jesus.

05) Maria Joaquina de Jesus casada com Francisco José da Rocha.

06) Antônia casada com Francisco da Silveira Braga.

07) Mariana Soares da Conceição solteira.

08) Silvéria Umbelina de Jesus casada com Lauriano Machado.

09) Francisco Ribeiro de Jesus.

10) Ana Joaquina de Jesus já falecida por ela os seus herdeiros seguintes:

10.1) João Rodrigues Peixoto.

10.2) Francisco Rodrigues Peixoto.

10.3) José Rodrigues Peixoto.

10.4) Fidelis Rodrigues Peixoto.

10.5) Justino Rodrigues Peixoto.

10.6) Manoel Rodrigues Peixoto.

10.7) (...)  (cc. Francisco Alves)

10.8) Rufina Joaquina solteira.

10.9) Mariana casada com Francisco Rodrigues Peixoto.

10.10) (...) (cc. Luiz Alves)

 

Fl 12 – Escravos: 10.

 

Fl 12 – Bens de Raiz:

01) Metade do valor de uma morada de casas cobertas de telha, paiol (...) terreiro, horta e curral (...) cercada de muros de pedras (...).

02) (...) de telhas e aparelhado avaliado em sessenta mil réis toca à meação trinta mil réis 30$000.

03) Setenta e três alqueires de cultura avaliada cada um a oito mil réis todos importam a quantia de ... (584$000) a meação da testadora em ... 292$000.

04) Quarenta e quatro alqueires de terras de cultura avaliado cada um a doze mil réis, todas ... (528$000) a meação da testadora ... 264$000.

05) Duzentos alqueires de campos avaliado cada um a seis mil reis todos em (1:200$000), toca a meação a quantia de ... 600$000.

06) Três alqueires de cerrado avaliado cada um a dois mil réis, todos em (36$000) toca a meação ... 18$000.

07) Três alqueires e meio de campo da (...) avaliado cada um a seis mil réis todos (80$000) toca a meação ... 40$000.

 

Fl 19 – Consta que a filha Mariana mora no Distrito de Santa Rita do Rio abaixo.

Consta que o filho Alferes José Jacinto mora na Fazenda Ribeirão de Santo Antonio do Distrito de Santa Rita do Rio abaixo.

 

Fl 27 – Certifico que citei por carta de que tive resposta a Antonio Joaquim da Assunção por cabeça de sua mulher Floriana Rosa de Jesus, a José Antonio por cabeça de sua mulher, ao Alferes José Jacinto Ribeiro, a Francisco José da Rocha por cabeça de sua mulher, a Francisco da Silveira Braga por cabeça de sua mulher, a Mariana Soares da Conceição, a Lauriano José Machado, a Francisco Ribeiro de Jesus, assim como os herdeiros da herdeira Ana Joaquina que são João Rodrigues Peixoto, Francisco Rodrigues Peixoto, José Rodrigues Peixoto, Justino Rodrigues Peixoto, Manoel Rodrigues Peixoto, Francisco Alves por cabeça de sua mulher, Luiz Alves por cabeça de sua mulher, Rufina Joaquina solteira, Francisco Rodrigues Peixoto por cabeça de sua mulher ...

 

Fl 39 – Consta que D. Silvéria e Maria Joaquina moram no arraial de São Francisco de Paula, filial da Matriz de Campo Belo, termo de São Bento do Tamanduá.