PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga”, neste site.

 

 

CUSTÓDIO JOSÉ RIBEIRO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1823

Caixa: C-25

Nº de Páginas: 148

Inventariado: Custódio José Ribeiro

Inventariante: Thereza Maria do Sacramento

Local: São José - Fazenda Samambaia

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão Custódio José Ribeiro de quem é Testamenteiro e Inventariante sua mulher Dona Thereza Maria do Sacramento.

 

fls. 03 - Bens de Raiz

- uma porção de terras de culturas e campos de criar, casas de vivenda coberta de telha, cozinha, paiol, moinho tudo coberto de telha, monjolo coberto de capim.

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Eu Custódio José Ribeiro, filho legítimo de João Brás e de Rosa Maria, já falecidos, natural e batizado em São Salvador de Passo de Souza Bispado do Porto e hoje Bispado e Comarca de Pena Fiel e presentemente morador neste sítio denominada Samambaia Aplicação da Lagoa Dourada da Freguesia de Prados Termo da dita Vila de São José Comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana, achando-me eu atualmente enfermo de moléstia crônica bem que em meu perfeito juízo e entendimento, lembrando-me da morte ordeno meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou casado com Thereza Maria do Sacramento de cujo matrimônio não tivemos filhos alguns.

Nomeio em primeiro lugar a minha consorte Theresa Maria do Sacramento na administradora de meus bens; em segundo lugar o Capitão João dos Santos; em terceiro lugar Domingos Gonçalves da Costa de Carvalho (...).

(...............)

Declaro que os bens que possuo são (...) a terça parte de umas casas do Arraial da Lage (...).

(...............)

Meu corpo será envolto em Hábito da Senhora do Monte do Carmo e sepultado na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada (...).

(...............)

Deixo a minha enjeitada Leonarda, casada com Manoel Joaquim, cinquenta mil réis e Ana, afilhada Antonio José de Azevedo trinta mil réis.

A meu afilhado José Gonçalves, filho do Alferes Antonio Luís, vinte mil réis; a Maria, filha de Antonio Joaquim do ribeirão, dez mil réis; a Antonio, filho de Maria Angela, dez mil; a João Gonçalves Rodrigues, meu afilhado sobrinho, filho de Pedro Francisco, quarenta mil réis.

Satisfeitos enfim os meus legados e disposições dos restantes de meus bens instituo herdeiros universal de todos eles a meu sobrinho Antonio José Soares.

(...............)

(...) roguei a João Francisco Duarte escrevesse este Testamento (...).

Samambaia da Lagoa Dourada, 14 de Agosto de 1819

Custódio José Ribeiro

 

fls. 06

Declarou mais ele Testador (...) que deixará de esmola a Ana Cândida de Jesus, filha de Domingos Gonçalves da Costa morador nos subúrbios da Ressaca, que hoje se acha casada com Pedro Francisco Gonçalves trinta mil réis (...).

 

fls. 06v. - Abertura

Aos trinta e um de Agosto de mil oitocentos e vinte e dois me foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Custódio José Ribeiro (...).

 

fls. 08 - Herdeiro

01- Antonio José Soares

 

fls. 08v - Bens de Raiz

- a terça parte de uma morada de casas sitas no Arraial da Lage, coberta de telhas, em que é sócio com o Capitão José Lopes Picado, e seu quintal muito arruinadas  35$000

- uma fazendinha com suas capoeiras, restingas de matos virgens, campos de criar com casas de vivenda, moinho, monjolo coberto de telhas, assobradada, com senzalas de capim, quintais, árvores de espinhos, denominada a Samambaia  1:016$000

 

fls. 07- Procuração

Data: 27-05-1823

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: a viúva Thereza Maria do Sacramento

Procurador Nomeado: Padre João Ferreira Leite; João Batista Lustosa; Jacinto Ferreira Fontes; Emerenciano José de Souza Vieira.

 

fls. 15 - Procuração

Data: 09-02-1825

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Antonio José Soares (herdeiro do inventariado)

Procuradores Nomeados: Manoel da Costa Souto; Florêncio Antonio da Fonseca; Emerenciano José de Souza Vieira; Jacinto Ferreira Fontes.

 

fls. 16

Diz D. Thereza Maria do Sacramento, viúva do finado Custódio José Ribeiro, moradora no Curralinho (...).

 

Monte Mor  - 1:890$171

 

fls. 58

Dona Thereza Maria do Sacramento, viúva e meeira de Custódio José Ribeiro (...), mulher sexagenária, rústica e desvalida (...).