PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 5º, § 1º, neste site.


CRISPINIANO ANTONIO DOS SANTOS - Padre

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa  232

Folhas104

Data: 11-9-1873

Inventariante : Francisco Ribeiro da Silva e Souza

Local : Santa Rita do Rio Abaixo

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Fl 02

Dizem João Thomas de Souza; Francisco Ribeiro da Silva e Souza e sua mulher Dona Sabina Cândida dos Santos; João Basílio dos Santos e sua mulher Dona Maria Francisca de Azevedo; Luzia Maria de Jesus (...) e outros filhos e genros do falecido Vigário Crispiniano Antonio dos Santos (...)

 

ESCRAVOS: 5

 

BENS DE RAIZ

Terras no local denominado Lagoa neste arraial

Dois alqueires de terras de cultura perto do Engenho

Terras que foram de Antonio Felisberto dos Santos (90 Alqueires de culturas e 4 de Campos)

Moinho e monjolo na Cachoeirinha

Casas de sobrado no Arraial com paiol, rancho, quintal, arvoredos, pateo, três pastinhos unidos, tudo cercado de pedras

 

DIVIDAS ATIVAS

João Basílio dos Santos, por crédito...4:000$00

Viúva de Antonio Gomes Carneiro, pelo aluguel da escrava Fabiana (devia 6 ½ anos de jornadas)...260$000

Manoel José de Souza... 1:105$100

 

DIVIDAS PASSIVAS

Devia às Irmandades de S Francisco, do Santíssimo Sacramento, à Ordem do Carmo, todas de S João del Rei, a Gabriel Eleutério de Miranda.

 

DESPESAS DE FUNERAL: 362$330

 

MONTE MOR: 17:964$000

 

TESTAMENTO

 

Eu, o Padre Crispiniano Antonio dos Santos, nascido e batizado nesta Matriz de Santa Rita do Rio Abaixo e onde me casei com a finada Mariana Cândida dos Santos de cujo matrimônio nos ficaram dois filhos João Basílio e Sabina Cândida dos Santos. Falecendo a dita minha mulher ordenei-me residindo sempre neste Arraial de Santa Rita como capelão Cura, e ao presente de Parocho encomendado.

E achando-me de pé e em meu perfeito juízo mas com pouca saúde e temendo a morte faço este meu testamento na forma seguinte:

Rogo sejam meus testamenteiros em primeiro lugar João Thomas de Souza casado com minha neta Maria Francisca de Souza em segundo lugar minha neta Maria Custódia de Souza em terceiro lugar meu neto Crispiniano Antonio de Souza .....

...........................

.... minha sepultura será na Carneira que mandei fazer na porta da Capela do Rosário, sendo envolto nos Hábitos Sacerdotais velhos que tem a dita capela do Rozario .... e meu enterro será sem pompa alguma......

....................

Declaro que no estado de solteiro conheci a uma mulher de nome Mariana Tereza parda, falecendo deixou uma filha por nome Luiza, dizendo proximamente a morte que era minha filha a qual se acha em companhia de meu Irmão uterino que mora no termo da Vila de Patrocínio e para sossego de minha consciência habilito por minha filha e herdeira a dita Luiza nas duas partes dos bens, digo, nas partes de meus bens iguais com os dois meus filhos João e Sabina.

Deixo a minha comadre Francelina casada com Francisco Rodrigues de Souza a quantia de duzentos e quarenta mil réis de esmola em atenção a qualquer responsabilidade que possa ter conforme o Conselho que tive de pessoa douta e religiosa.

Deixo de esmola a meus netos filhos de João Basílio duzentos mil réis.

(.......................)

Declaro que há tempos passei uma doação a minha filha Sabina da escrava Inês parda para ter somente usufruto dela enquanto viver e por meu falecimento ser encostado o valor desta na minha terça seguindo-se tudo na forma declarada no dito papel ou doação.

Cumpridos os meus legados instituo por herdeira da minha terça a minha filha Sabina como usufrutuária enquanto viva for, que desfrutará da dita terça independentemente de seu marido sem que este tenha domínio algum e independentemente de comunhão. Por seu falecimento passará a seus filhos do primeiro e segundo Matrimonio.

Declaro afinal que emprestei a João Basílio quatro contos de Réis para se arranchar e tratar de seus filhos como consta da clareza que me passou e entrará com a dita quantia para a sua legitima.

(......................)

Santa Rita, 12 de Agosto de 1872

Padre Crispiniano Antonio dos Santos

 

ABERTURA: 28-8-1873

Apresentado por João Thomás de Souza, morador do Distrito de Santa Rita do Rio Abaixo

 

PROCURAÇÃO

Data: 15-7-1873

Local: Vila de Patrocínio, Comarca de Rio Dourado

Outorgante: Dona Luzia Maria de Jesus

Procurador: Major Antonio Alves de Souza Soares

 

Inquirição de testemunhas para habilitação da herdeira

 

1.     Dona Maria Cipriana da Conceição – 50 anos, viúva, natural de São Tiago. Disse saber que Dona Luiza Maria é moradora deste distrito de Patrocínio em companhia de Sebastião José de Arvellos, e que é filha do Padre, sabe por ouvir dizer.

2.     Major Antonio Alves de Souza Soares, 57 anos, casado, negociante, natural de S.João del Rei e morador em Patrocínio, disse que sabia por ouvir dizer por Sebastião José de Arvellos, tio da Justificante ....

3.     Manoel de Souza Basto, 55 anos, casado, morador desta vila, disse que a Justificante é sobrinha de sua mulher.