PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “os Barbosa Lima de Aiuruoca” II-, neste site

 

COSME DO REGO BARROS, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1794

Caixa: C-46

Inventariado: Cosme do Rego Barros, capitão

Inventariante: Dona Maria Barbosa de Lima, viúva do inventariado

Local: Paragem denominada Tamanduá, Freguesia de N. Sra. da Conceição da Aiuruoca

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 01 e v.

Data: 28-07-1794

Local: Paragem denominada o Tamanduá da Freguesia de N. Sra, da Conceição de Aiuruoca.

(...) Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão Cosme do Rego Barros de que é Inventariante a viúva sua mulher (...) e logo compareceu presente a mesma Dona Maria Barbosa de Lima a quem o Juiz (...) deferiu o juramento (...) e sendo por ela recebido o juramento debaixo dele disse que o dito seu marido havia falecido em o dia treze do mês de Dezembro do ano de mil setecentos e noventa e três, com seu solene Testamento e que fora sepultado ma Igreja Matriz desta dita Freguesia (...).

 

fls. 02 - “Declarou a Inventariante cabeça de casal haverem os órfãos seus filhos seguintes:

01- Ana Maria que foi casada com o Alferes Antonio de Souza Caldas, e hoje casada com o Capitão José Correa Arnaut de Tolledo.

02- José Joaquim de Barros, de idade de 44 anos;

03- Joaquim do Rego Barros, de idade de 36 anos;

04- Antonio Barboza de Lima, de idade de 30 anos.

05- Maria do Rosário, (casada com o Guarda mor Antonio Bueno Freire).

06- co-herdeiros, filhos do Quartel Mestre Faustino Domingues Maciel (viúvo de Dona Mariana Francisca de Lima e Barros);

01- Mariano, 11 anos;

02- Faustino, 10 anos

03- Mariana Esméria, 9 anos;

04- Escolástica, 8 anos

05 Feliciano, 7 anos

06- Claudiana, 6 anos.

 

fls. 06

Declarou mais a dita Inventariante cabeça de casal e testamenteira haver este sítio em que vive e mora, que se compõem de casas de vivenda, cozinha, paiol e moinho, tudo coberto de telha, com senzalas cobertas de capim, uma sorte de matos virgens e capoeiras com a metade dos campos vertentes e mais logradouros, tudo avaliado em 2:000$000 de réis.

 

fls. 07v a 09v - Cópia do Testamento

Data: 07-12-1793

Local: Lugar do Tamanduá da Aiuruoca.

 

Sou filho legítimo do Sargento mor Francisco do Rego Barros e sua mulher Dona Arcângela Furquim Xavier (...), nascido e batizado na Freguesia e Vila de Pitangui deste Bispado de Mariana.

Meu corpo, por minha morte, será amortalhado em o Hábito do glorioso Patriarca São Francisco de quem sou indigno filho de sua ordem terceira desta Comarca de São João (...) enterrado em a Capela da Senhora Santa Ana da G--pi-ra (...).

Nomeio por meus Testamenteiros (...) em primeiro lugar a minha mulher Dona Maria Barboza de Lima e em segundo lugar a meu genro o Guarda Mor Antonio Bueno Freire moradores neste lugar e Freguesia de Aiuruoca (...).

Declaro que sou casado com Dona Maria Barboza de Lima minha primeira testamenteira nomeada neste meu testamento e deste matrimônio tivemos filhos dos quais os que existem vivos são os seguintes: José Joaquim de Barros; Joaquim do Rego Barros; Ana Maria casada com o Capitão José Correa de Tolledo; Maria do Rozário casada com o Guarda mor Antonio Bueno Freire; e Mariana de Lima e Barros que se houver erro com o sobrenome não faça dúvidas, falecida e foi casada com o Quartel Mestre Faustino Maciel digo Faustino Domingues Maciel e deixou filhos, estes por cabeça de sua mãe e os mais acima nomeados são em igual parte meus herdeiros legítimos; e das duas partes de meus bens, depois de pagas as minhas dividas (...).

Declaro que onde nomeei a meus filhos me faltou nomear a meu filho Antonio Barboza que ao presente foi ao seu negócio a Capitania de São Paulo, que igualmente com os mais acima nomeados é meu legítimo e forçado herdeiro (...).

(...) remanescente de minha terça deixo a minha mulher Dona Maria Barbosa de Lima minha primeira testamenteira nomeada neste meu testamento (...).

 

fls. 10-

Certifico que falecendo da vida presente com este solene Testamento o Capitão Cosme do Rego Barros aos treze dias do mês de Dezembro deste presente ano de mil setecentos e noventa e três (...).

 

fls. 10v e 11 - Procuração

Data: 04-01-1794

Local: Paragem chamada o Tamanduá da Freguesia de N. Sra. da Conceição da Aiuruoca

Que Faz: Dona Maria Barbosa de Lima.

Procuradores: Ten. João Rodrigues Correa de Barros, Ten. Coronel Francisco Joaquim de Araújo Magalhães, Ten. Lourenço de Souza Barboza.

 

fls. 16 e ss - Procuração

Data: 04-01-1794

Local: Paragem chamada o Tamanduá

Que Faz: Dona Maria Barbosa de Lima, ou melhor

Data: 04-01-1794

Local: Paragem o Tamanduá da Freguesia de N. Sra. C.ão de Aiuruoca

Que Faz: Dona Maria Barbosa de Lima

Procuradores nesta Freguesia ao Quartel Mestre Faustino Domingues Maciel e a seu filho José Joaquim de Barros, o Capitão Francisco Lopes Guimarães, o Alferes Joaquim José Correa de Tolledo, João Gomes de Araújo, Gonçalo Antonio Pereira da Silva; e na Vila de São João os Doutores Gomes da Silva Pereira, Diogo Moreira da Silva Rebello e João Felisberto Gomes do Couto, o Alferes Caetano José de Almeida, Solicitadores o Furriel Luís Antonio da Silva Rodarte, Francisco Soares da Graça, Tenente Manoel Caetano digo Tenente Coronel Francisco Joaquim de Araújo Magalhães; e na cidade do Rio de Janeiro os Doutores Francisco Xavier de Lima, Manoel Ignacio da Silva Alvarenga, o Capitão ------ ----(ciso?) Leão, Capitão José Pinto ----, na Comarca de São Paulo Doutor José Vaz de Carvalho, Capitão-mor Miguel Martins de Siqueira, Sargento mor João Francisco de Abreu, Capitão Antonio Leite de Mendonça, Ajudante Thomas Marcondes do Amaral, Tenente Francisco Belarmino da Assunção (ou Ascenção?).

 

fls. 19 - Procuração

Data: 25-08-1794

Local: Arraial d Freguesia de N. Sra. da Conceição de Aiuruoca.

Que Fazem: Alferes José Joaquim de Barros e seus irmãos Joaquim do Rego Barros e Antonio Barbosa de Lima.

Procuradores: Licenciado Francisco Lopes Guimarães e João Gomes de Araújo e na Vila de São João os Doutores Diogo Moreira da Silva Rebello e João Felisberto Gomes do Couto.

 

fls. 23 - Procuração

Data: 20-12-1794

Local: Aiuruoca

Que Faz: José Corr.ª Arnaut de T.º

Procuradores: João Gomes de Araújo, Gonçalo Antonio Per.ª da S.ª, na vila de S. João DD João Ant.º Frr.ª da Costa, João Ant.º da S.ª Leão e o Alferes Antonio José Simões Dias.

 

fls. 31 - Procuração

Data: 05-05-1795

Local: Paragem chamada o Tamanduá, Freguesia de N. Sra. da Conc. de Aiuruoca

Que Fazem: Dona Maria Barboza de Lima e seus filhos e genro Joaquim do Rego Barros, Antonio Barboza de Lima e o Guarda mor Antonio Boeno Freire por cabeça de sua mulher Dona Maria do Rozário.

Procuradores: Jerônimo José de Araújo Lopes e o Doutor Diogo Moreira da Silva Rabello.

 

fls. 32 - Procuração

Data: 07-05-1795

Local: Arraial da Freguesia de N. Sra. da Conceição da Aiuruoca

Que Faz: Alferes José Joaquim de Barros (morador nesta freguesia).

Procuradores: Jerônimo José de Araújo Lopes e Diogo Moreira da Silva Rabello.

 

fls. 38 - Procuração

Data: 22-05-1795

Local: Arraial da Freguesia de N. Sra. da Conceição da Aiuruoca

Que Faz: Quartel Mestre Faustino Domingues Maciel (morador em o Tamanduá ou Pedra desta dita freguesia).

Procuradores: João Gomes de Araújo e Gonçalo Antonio Pereira da Silva.

 

fls. 39 - Procuração

Data: 20-05-1795

Local: Aiuruoca

Que Faz: José Corr.ª Arnaut de Tolledo

Procuradores: João Gomes de Araújo.

 

fls. 62 - Procuração

Data: 05-06-1796

Local: Aiuruoca

Que Fazem: Antonio Bueno Fr.e, Faustino Domingues Maciel, Joaquim do Rego Barros, Antonio Barboza de Lima e José Joaquim de Barros.

Procuradores: João Gomes de Araújo, Gonçalo Ant.º Pr.ª e o Alferes Joaquim José Corr.ª de Tol.º

 

fls. 66 - Procuração

Data: 18-03-1797

Local: Aiuruoca

Que Fazem: Antonio Bueno Fr.e, Antonio Barboza de Lima, Faustino Domingues Maciel, Joaquim do Rego Barros e José Joaquim de Barros

Procuradores: João Gomes de Araújo e Gonçalo Ant.º Pr.ª