PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

CLARA MARIA DA ASSUNÇÃO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1823

Caixa: 318

Inventariada: Clara Maria da Assunção

Inventariante: Ajudante João Antonio de Faria Braga

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Clara Maria da Assunção de quem é Testamenteiro e Inventariante o Ajudante João Antonio de Faria Braga.

Data: 28-04-1823

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 01v. - Declaração

(...) e logo declarou que a finada faleceu a oito de Março do corrente ano, com Testamento (...).

 

fls. 02v. - Herdeiros

01- Ana Maria

02- Ana Severa

03- Rita Francisca

 

fls. 04 - Bens de Raiz

- uma morada de casas térreas sem forro nem assoalho, que partem com o beco que vai para a praia e de outro lado com casas do Capitão José da Silva Santos (...)  200$000

 

fls. 05 - Testamento

 

Valha-me a Santíssima Trindade.

Aos vinte e oito de Setembro de mil oitocentos e vinte e um, nesta Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casa de minha morada estando de saúde e em meu juízo e entendimento.

Eu Clara Maria da Assunção, filha natural de Ana do Pilar, já falecida, natural, batizada e moradora nesta mesma freguesia, tendo-me conservado até o presente no estado de solteira e sem filhos faço o meu Testamento na forma seguinte:

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar ao Ajudante João Antonio de Faria Braga, em segundo ao Capitão Jerônimo José Rodrigues,, e em terceiro e último lugar a Alexandre José Lopes (...).

Sou irmã de São Gonçalo Garcia (?) e quero o meu corpo amortalhado em Hábito de São Francisco que o tenho próprio sem mais pompa alguma seja conduzido para a Capelinha do Depósito (...).

Declaro que tenho na Rua do Curral desta vila uma morada de casas que partem como beco que vai para a praia a qual deixo para morar unicamente toda sua vida a meu irmão Manoel da Silva, Ana Maria, Ana Severa, Rita Francisca, Joaquim Porfírio, Valeriano da Silva e Manoel Tiburcio filho deste; Theodoro e sua mulher Catherina e tambem a Quitéria se ela quiser e pelas mortes destes Será vendido e o valor será repartido entre partes que se dará uma a São Francisco outra a Senhora do Carmo e outra a São Gonçalo Garcia, capelas todas desta vila.

Tenho mais uma tenda preparada de ferrador que se acha em poder de meu irmão Joaquim Ferreira Veiga, esta se venderá logo.

Instituo minhas universais herdeiras Ana Maria, Ana Severa e Rita Francisca (...).

(.............)

Clara Maria da Assunção

 

fls. 06v Abertura

Aos oito dias do mês de Março de 1823, nesta Vila de São João del Rei (...) foi aberto o presente Testamento de Clara Maria da Assunção (...).