PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Lopes de Siqueira” Cap. 14º, neste site.

 

CARLOS JOSÉ DA SILVA RIOS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1838

Caixa: 308

Inventariado:Carlos José da Silva Rios

Inventariantes: Alferes José da Silva Braga e Maria Bárbara Joaquina da Natividade

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 166

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Carlos J.e da S.ª Rios de quem são testamenteiros adjuntos e inventariantes o Alferes José da Silva Braga e D. Maria Bárbara Joaquina da Natividade.

Data: 09-08-1838

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Dizem o Alferes José da Silva Braga e D. Maria Bárbara Joaquina da Natividade, testamenteiros conjuntos de Carlos José da Silva Rios (...) querem proceder inventário nos bens deste (...) que são muito insignificantes, existem todos no Curato do Rio das Mortes onde residia o testador, distante desta cidade duas ou mais léguas.

 

fls. 06v - Bens de Raiz

- um moinho pequeno com bicas, coberto de telhas, ao pé do Rio das Mortes, sem estar em terreno próprio e nem água própria  30$000

- uma morada de casas cobertas de telha, por acabar, ao pé da estrada do Rio das Mortes, não sendo o terreno próprio e só as benfeitorias  100$000

- outra morada de casas cobertas de capim, ainda por acabar, sitas na casa da estrada  10$000

- uma armação de casas de madeira branca. ainda descoberta, ao pé da Capela  2$000

- uma pequena sorte de terras no lugar denominado a lagoa Verde, vertentes ao Rio das Mortes, que se compõem de campos, capoeiras e matos virgens  200$000

- uma pequena sorte de terras que se compõem de campos, capoeiras, além do Rio  140$000

- um sítio que se compõem de casas de vivenda, cobertas de telha, paiol, senzalas e ranchos cobertos de capim, campos e capoeiras, quintal com arvoredos  900$000

- um pequeno terreno ao pé da Capela que está em sociedade com Isabel Batista e Leandro da Silva Fialho (o valor está junto com o do sítio descrito anteriormente)

 

fls. 10 - Testamento

 

Em nome de Deus e da Santíssima Trindade Amém.

Digo eu Carlos José da Silva Rios que estando gravemente enfermo, porém em meu perfeito juízo e claro entendimento, faço este meu Testamento em o qual declaro a minha última vontade,

Declaro que sou filho legítimo de José Lobo da Silva Rios e de Dona Joaquina Lopes de Siqueira, já falecidos.

Declaro que sou casado com Dona Maria Joaquina Bárbara da Natividade do qual matrimônio não tivemos filhos, por cuja causa não tenho herdeiros ascendentes nem descendentes.

Declaro que deixo por minha universal herdeira a minha mulher Dona Maria Bárbara Joaquina da Natividade de tudo quanto ficar, depois de cumpridas as minhas determinações.

Declaro que quero que sejam meus Testamenteiros em primeiro lugar a dita minha mulher Dona Maria Bárbara Joaquina da Natividade como Alferes José da Silva Braga ambos unidos e fazendo um só corpo, em segundo lugar a meu cunhado Francisco Soares Ferreira, em terceiro lugar a meu irmão Joaquim José da Silva Rios.

(.................)

Declaro que deixo ao Alferes José da Silva Braga quatrocentos mil réis, que se pagará logo que eu falecer, em um escravo por uma avaliação.

Declaro mais que deixo ao mesmo Alferes José da Silva Braga a quantia de cinquenta mil réis em terras de cultura e campos, neste sítio da Pedreira, na parte que comprei a Leandro da Silva Fialho, com a condição de nunca vender, nem os filhos, a qual deixa faço de muito de minha livre vontade em recompensa dos muitos obséquios que do mesmo tenho recebido.

(.................)

Declaro mais que deixo as terras que tenho da outra parte do rio, no sítio de João Corrano, que houve por troca com os senhores do Pega Bem, para Rita e suas duas filhas e o crioulo José com a condição de nunca as poderem vender e nem ficarem sujeitas a dívidas algumas e só terem o uso fruto e toda a descendência dos mesmos.

Declaro que deixo ao meu afilhado José, filho de meu irmão e cunhado José da Silva Rios, seis bois de carro e uma égua, com a condição de que se eu der em minha vida, fica satisfeita esta deixa.

Declaro que deixo para as duas meninas Francisca e Mariana, filhas do dito meu cunhado José da Silva Rios, cinquenta mil réis a cada uma que receberão tendo a idade de dezoito anos e se tomarem estado antes desta idade receberão a dita quantia.

Declaro mais que deixo a minha afilhada Claudina, filha de meu compadre Francisco de Paula, que receberá quando tiver a idade de dezoito anos e no caso que se case antes desta idade, então receberá a dita quantia.

Deixo para a minha afilhada Carlota, filha de meu compadre Silvestre, a quantia de quarenta mil réis que receberá quando tiver a idade de dezoito anos, se antes disse se não casar.

Declaro que deixo a minha afilhada Theresa, casada com Manoel Joaquim de Carvalho, a quantia de cinquenta mil réis, que receberá em terras no lugar que lhe for marcado e se eu lhe der em minha vida fica satisfeita esta minha deixa.

Declaro que deixo a minha mana Francisca a quantia de cinquenta mil réis que receberá logo que eu falecer.

(.................)

Mandará dizer meus Testamenteiros outras oito missas pelas almas de meu padrinho e madrinha o Doutor Francisco Lobo e Brigida Theresa. E quatro por alma de meu padrinho João das Neves.

(.................)

(...) por não poder escrever pedi a Francisco Antonio da Silva Rios que este por mim escrevesse (...).

Sítio da Pedreira, 30 de Março de 1839

Carlos José da Silva Rios

Declaro mais que deixo para Rita e suas duas filhas Theresa, Antonia, e o crioulinho José a quantia de quatrocentos mil réis em dinheiro, com a condição porém que este dinheiro será posto a prêmio pelos meus Testamenteiros com toda a segurança e eles só terão o usufruto dos prêmios para a sua subsistência (...).

(.................)

 

 

fls. 11v. - Aprovação

Data: 03-04-1838

Local: Sítio denominado Pedreira, em casas de residência de Carlos José da Silva Rios, neste Curato de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno Termo da Vila de São João del Rei.

 

fls. 12v. - Abertura

Aos três dias do mês de Maio de mil oitocentos e trinta e oito (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Carlos José da Silva Rios (...).

 

fls. 21

Diz José Soares Lopes que o finado seu tio Carlos José da Silva Rios, lhe ficou a dever (...).

 

Monte Mor  6:160$540