PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado, Cap. 5º § 8º, neste site

 

CAMILA LEOPOLDINA DE PAIVA

Testamento

 

1º Livro de Óbitos de São Vicente Ferrer-MG, fls 72

Data: 03-02-1865

Transcrição de Regina Moraes Junqueira

 

Eu, Camila Leopoldina de Paiva Nunes estando em meu perfeito juízo e estando de saúde determino fazer meo tttºde ultima vontade pela maneira segte:

 

Fui casada com Franco Corrª Nunes já falecido de cujo matrimonio tivemos filhos com estes já fiz partilhas depois do inventário.

Meu funeral será feito a eleição de piedade de meu tttro e se dirão as primeira Missas de Corpo prezente assis mis por minha alma se dirão vinte.

Nomeio para meos tttros em prmo lugar a meo fº Thomaz Corrª Nunes, em segundo a meo fº José e em 3º a meo filho João e ao que aceitar deixo o premio de oitenta mil reis.

Deixo forra a minha escrava Li-----ana.

Deixo tempo de uma ano p conta final.

Doei a meos filhos Thomaz, João, José, Pedro e Manoel a cada um um escravo e forão louvados no Inventario por duzentos mil reis e dahi a dois anos mais ou menos que lhes fiz doação não podia ser estimado em mais de quatrocentos mil reis e quero que esta doação lhes sejão garantidas pela minha terça.

E n’esta forma hei feito este meo tttº de ultima vontade o qual vai a rogo assignado pelo Pe Franco Je de Szª Montro e achando conforme o ditei e por não saber assignar pedi ao assma que por mim assignasse.

 

São Vicente 3 de Fevro de 1865

 

A rogo da testadora D. Camilla Leopoldina de Paiva Nunes

P Pe Fco Je de Szª Montro