PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 “Origens dos Carneiro e Costa Rios”, neste site

 

BERNARDO JOSÉ GOMES CARNEIRO, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1847

Caixa: 44

Inventariado: Capitão Bernardo José Gomes Carneiro

Inventariante: Antonio Joaquim de Almeida e Antonio José Gomes Carneiro

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 396

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Capitão Bernardo José Gomes Carneiro, viúvo de D. Francisca Ferreira de Jesus de que são inventariantes seus herdeiros e testamenteiros Antonio Joaquim de Almeida e Antonio José Gomes Carneiro.

Data: 28-04-1847

Local: cidade de São João del Rei

 

fls. 02

Dizem Antonio Joaquim d’Almeida por cabeça de sua mulher, e Antonio José Gs. Carneiro como testamenteiros e herdeiros de seu sogro e pai o Capitão Bernardo José Gs. Carneiro, falecido na sua fazenda do Congo Fino Freguesia da Conceição da Barra hoje Termo desta cidade (...).

 

fls. 05 Declaração

Declararam os inventariantes que seu sogro e pai havia falecido no dia primeiro do mês de Setembro do ano próximo passado de mil oitocentos e quarenta e seis com Testamento solene (...)

 

Filhos:

01- Dona Maria Zeferina de Jesus, casada com Miguel Correia de Siqueira

02- o Guarda Mor Antonio José Gomes Carneiro, casado

03- Manoel José Gomes Carneiro, também já casado

04- Dona Feliciana Cardosa de Almeida, casada com Antonio Joaquim de Almeida

05- Joaquim José Carneiro, solteiro de idade de quarenta e um anos pouco mais ou menos.

06- Bernardo José Gomes Carneiro, solteiro, de idade de quarenta anos pouco mais ou menos.

07- Francisco José Gomes Carneiro, solteiro, de idade de trinta e seis anos pouco mais ou menos.

 

fls. 13 Bens de Raiz

- uma sorte de terras que foram do Beltrão, que se compõem de terras e cultura e campos de criar  1:690$000

- uma sorte de terras que foram dos Fontes, que se compõem de terras de culturas e poucos campos de criar  1:260$000

- parte do valor da Fazenda do Caxambu, com suas benfeitorias  539$062 ½

- A Fazenda da Mata que foi do Padre Monteiro e do Capão das Flores, de um e outro lado do Ribeirão da Prata que se compõem quase no seu todo de culturas e poucos campos de criar  20:000$000

- a Fazenda que foi do Padre Francisco Ferreira da Silva, do Tanque que se compõem de campos de cultura e campos de criar, com paiol grande de pedra e moinho também de pedra, com todos os seus pertences e chiqueiro coberto de capim 11:900$000

- uma Fazenda denominada do Congo Fino que se compõem de terras de cultura e campos de criar, com engenho de cana e de pilões movido por água, engenhos de serra inferior, casa de engenho, cozinhas, dois paióis grandes, dois moinhos, uma trapizanga de moer mamona, casa de tenda de ferreiro, ranchos de carros, senzalas e muitos outros cômodos, tudo coberto de telha com currais e quintais, tudo cercado de muros de pedra e adobes, com pomares de árvores de espinhos e de outras muitas diversas qualidades e cafezais 17:000$000

- metade da Ponte do Rio das Mortes na dita Fazenda do Congo Fino  300$000

 

fls. 16 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Capitão Bernardo José Gomes Carneiro estando em meu juízo e perfeita saúde ordeno meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural da Freguesia de São Cristóvão de Refojos Comarca e Bispado do Porto, filho legítimo do Capitão José Antonio e sua mulher Maria Gomes, já falecidos.

Declaro que fui casado com Dona Francisca Ferreira de Jesus, falecida a vinte e um de Janeiro de mil oitocentos e quatorze, de cujo matrimônio provieram sete filhos a saber: Maria, casada com Miguel Correia de Siqueira = Antonio, solteiro -= Manoel, casado com Dona Mariana, viúva que foi de João Ignácio de Faria = Joaquim, solteiro = Feliciana, casada com Antonio Joaquim de Almeida = Bernardo, solteiro = Francisco, solteiro; os quais todos são meus legítimos filhos e herdeiros.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu filho Antonio Gomes Carneiro e meu genro Antonio Joaquim de Almeida, ambos em um só corpo; em segundo lugar a meu filho Bernardo José Gomes Carneiro; em terceiro a meu filho Joaquim José Gomes Carneiro (...).

(..........)

Declaro que meu corpo será envolto no Hábito de São Francisco (...) e serei sepultado na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra (...).

(..........)

Declaro que se pagará a meu filho Antonio e meu genro Antonio Joaquim de Almeida a quantia de quatrocentos mil réis por cada um ano desde o principio de mil oitocentos e trinta por diante cuja quantia lhe consignei a cada um por serem meus administradores da minha fábrica e fazendas; e aos outros Joaquim; Bernardo e Francisco a quantia de duzentos mil réis a cada um pela mesma razão de administradores, (...) mesmo porque os escravos dos ditos meus filhos, herança da legitima materna, trabalham na mesma minha fazenda.

Declaro mais que se pagará a meu filho Manoel duzentos mil réis deste mil oitocentos e trinta (...) pelas mesmas razões acima declaradas (...).

(..........)

Declaro que tenho cinco netas, filhas legítimas de meu genro Antonio Joaquim de Almeida e minha filha Dona Feliciana a saber: Maria, Francisca, Ana, Francelina e Mariana todas em menor idade as quais deixo em legado de minha terça a quantia de quinhentos mil réis a cada uma.

Declaro que tenho dois netos, filhos legítimos de meu genro Antonio Joaquim de Almeida e minha filha Feliciana, a saber: Joaquim e Antonio, ambos de menor idade, aos quais deixo em legado da minha terça a quantia de trezentos e cincoenta mil réis a cada um.

Deixo em legado da minha terça a minha afilhada Francelina, filha legítima de Antonio José de Oliveira Barreto e de sua mulher Felizarda Maria de Jesus, livres da décima, vinte mil réis.

Declaro e determino que o resto da minha terça se repartirá na forma seguinte, a saber: com Antonio, Feliciana, Manoel, Joaquim, Bernardo, Francisco em iguais partes depois de satisfeitos todos os meus legados e disposições.

(..........)

(...) por me ser penoso escrever roguei a Manoel Mendes de Souza que por mim escrevesse (...).

Fazenda do Congo Fino, Aplicação de Santa Rita do Rio Abaixo Freguesia da Lage Termo da Vila de São José Comarca do Rio das Mortes, 15 de Fevereiro de 1843

Bernardo José Gomes Carneiro

 

fls. 18v.  Abertura

Em primeiro de Setembro de mil oitocentos e quarenta e seis, nesta Fazenda da Lagoa Verde abri o Testamento com que faleceu o Capitão Bernardo José Gomes Carneiro (...).

 

fls. 19 Procuração

Procurador Nomeado: Antonio Joaquim de Almeida

Data: 22-09-1846

Local: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra;

Que Faz: Antonio José Gomes Carneiro, morador na Fazenda do Congo Fino (filho do inventariado)

 

fls. 76 - Adição de Bens

- uma sorte de terras na Fazenda denominada o Capão das Flores  875$135

- terras minerais da Fazenda do Congo Fino  20$000

 

fls. 81v - Procuração

Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca, Desidério Antonio de Jesus Silva, Francisco Antonio dos Passos, Joaquim Thomas da Costa Braga, Antonio Gonçalves Lima, Joaquim José de Almeida

Data: 05-05-1848

Local: São João del Rei

Que Faz: Antonio Joaquim de Almeida, morador na sua Fazenda do Congo Fino, Freguesia da Conceição da Barra Termo desta cidade.

 

fls. 84v. Procuração

Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca, Desidério Antonio de Jesus Silva, Joaquim Thomas da Costa Braga, Antonio Gonçalves Lima, Francisco Antonio dos Passos

Data: 12-05-1848

Local: Fazenda do Caxambu, Distrito de São Thiago Termo da Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Miguel Correia de Siqueira e sua mulher Dona Maria Zeferina de Jesus (genro e filha do inventariado).

 

fls. 133

Diz D. Francisca Carolina d’Almeida que sendo casada com o Guarda Mor Antonio José Gomes Carneiro faleceu este em 12 de Junho do corrente ano de mil oitocentos e quarenta e nove (...) deixando um filho de nome João, de idade de dois anos (...).

 

fs. 133v. - Óbito

Aos doze dias do mês de Junho de mil oitocentos e quarenta e nove foi sepultado dentro da Matriz o Guarda Mor Antonio José Gomes Carneiro, casado com Dona Francisca Carolina de Almeida, falecendo com idade de sessenta anos, homem branco.

 

fls. 134 Procuração

Procuradores Nomeados: Gabriel Mendes dos Santos, Antonio Fernandes Moreira, Francisco Antonio dos Passos, Desidério Antonio de Jesus Silva,. Joaquim José de Almeida

Data: 25-08-1849

Local: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra

Que Fazem: José Francisco de Almeida e sua mulher Dona Francisca Carolina de Almeida, moradores na Fazenda do Baú.

 

Monte Mor  74:833$900