PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 11º, neste site.

 

BERNARDO JOSÉ CARNEIRO, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1807

Caixa: 44

Inventariado: Bernardo José Carneiro

Inventariante: Narcisa Antonia Afonseca

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 104

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão Bernardo José Carneiro de quem é viúva e inventariante sua mulher Narcisa Antonia Afonseca.

Data: 03-08-1807

Local: Fazenda da Fortaleza Aplicação de Nossa Senhora das Dores do Pântano Freguesia das Lavras do Funil Termo da Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Dona Narcisa Antonia de Afonseca, viúva.

 

fls. 01v. Declaração

Declarou a inventariante que o mesmo seu falecido marido morrera em o [danificado] de Setembro do ano pretérito de mil oitocentos e seis sem Testamento (...)

 

fls. 02 - Filhos:

01- Ignácio Bernardo Carneiro, de idade de 11 anos.

02- D. Ana, de idade de 09 anos,

03- Primo, de idade de sete anos,

04- D. Vicência, de idade de dois anos,

 

fls. 04 - Bens de Raiz

- uma porção de terras de cultura situadas na Aplicação do Espírito Santo que houve por compra a Ignácio Martins Claro  400$000

- uma fazenda de cultura e campos de criar situada nesta Paragem da Fortaleza, com duas arranxações de capim, monjolos e moinho, quintal, árvores de espinhos e mais pertences  1:550$000

 

Monte Mor  4:013$900

 

fls. 21 Procuração

Procuradores Nomeados: João Antonio Ferreira da Costa, Bernardo Leite de Faria e Souza Toar, Faustino José de Castro, Francisco Xavier Pereira da Silva.

Data: 03-08-1807

Local: Fazenda da Fortaleza Aplicação de Nossa Senhora das Dores do Pântano, em casas de Dona Narcisa Antonia de Afonseca.

Que Faz: a viúva Dona Narcisa Antonia de Afonseca

 

fls. 23v. Auto de Contas

Data: 17-08-1821

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Capitão Bento Ferreira Brito

Dos Órfãos:

- o órfão Ignácio Bernardo Carneiro se acha na companhia da viúva sua mãe, no estado de solteiro, bem educado, com muita capacidade, trabalhando na fazenda de cultura da mesma, com muita obediência a dita sua mãe, e entregue ao trabalho da lavoura aumentado a casa.

- a órfã Ana se acha casada com João José Pereira, homem branco, muito trabalhador e de bom comportamento e capacidade e se acha morando na mesma fazenda do casal.

- o órfão Primo se acha com vinte e um anos, vivendo no estado de solteiro em companhia da inventariante sua mãe, com muita obediência e respeito a esta; trabalhando na mesma fazenda, com muito costume e comportamento, sabendo ler e escrever.

- a órfã Vicência tem dezesseis anos e vive na companhia da dita sua mãe com muita obediência a esta, empregada no serviço domestico com muita honra e virtudes, sabendo cozer e as mais prendas relativas ao seu sexo.

 

fls. 35 - Freguesia das Dores

Aos vinte de outubro de mil oitocentos e vinte e quatro nesta Freguesia das Doares da Boa Esperança, na Ermida do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, filial da Matriz da mesma, em presença das testemunhas o Capitão José Joaquim Villela e o Capitão José Bernardes Ferr.ª assisti ao Sacramento do Matrimônio que contraíram Primo José Bernardes, filho legítimo do Capitão Bernardo José e D. Narcisa Antonia = e Francisca Francelina, filha legítima do Capitão Francisco Pinto e D. Ana Theodora, ambos os contraentes naturais e batizados nesta mesma Freguesia onde são moradores e lhes conferi as bênçãos nupciais (...).

 

fls. 36 - Freguesia as Dores

Aos vinte e nove dias do mês de Setembro de mil oitocentos e vinte e quatro nesta Matriz de onde o contraente é freguês, feitas as denunciações canônicas, sem impedimento e com provisão do Muito Reverendo Vigário da Vara Manoel Antonio de Moura Ávila, e em presença do Reverendo Vigário José Francisco Moratto de licença e das testemunhas o Reverendo Vigário Manoel Antonio de Moura e Ávila e José Joaquim de Santa Ana, a uma hora da tarde se receberam em matrimônio o Licenciado Joaquim Antonio de Santa Ana, exposto em casa de Francisco da Cunha, já falecido, natural e batizado na Matriz de Aiuruoca; = e D. Vicência Ursulina Vieira, filha legítima do falecido Capitão Bernardo José Carneiro e de Dona Narcisa Antonia Vieira, natural e batizada na Matriz de Nossa Senhora das Dores Bispado de Mariana, e logo receberam as bênçãos nupciais (...).

 

fls. 39 - Procuração

Procuradores Nomeados: Furriel Francisco Antonio Gonçalves, Alferes Antonio Fernandes Moreira.

Data: 20-02-1826

Local: Vila de São Carlos de Jacui Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Faz: Joaquim Antonio de Santa Ana, por cabeça de sua mulher Dona Vicência Ursulina Vieira, morador no Arraial do Carmo deste Termo.

 

Diz a Baronesa de Entre Rios, inventariante dos bens do seu casal, que o finado Comendador Bernardo José Carneiro ficou devendo ao seu casal da suplicante a quantia de 2:322$650