PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José de Andrade Braga”, neste site.

 

BERNARDA JOSEFA

Inventário

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1818

Caixa: 311

Inventariada: Bernarda Josefa

Inventariante: Joaquim José da Costa

Local: São José

Nº de Páginas: 160

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Bernarda Josefa de que é inventariante seu filho e testamenteiro Joaquim José da Costa.

Data: 25-04-1818

Local: Fazenda denominada Ribeirão de Santo Antonio da Aplicação de Santa Rita da Freguesia de São João del Rei e do Termo da Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada da falecida Dona Bernarda Josefa.

 

fls. 01v. Declaração

Declarou o inventariante que a sua falecida mãe fora natural da Ilha de Santa Maria Bispado de Angra, filha legítima de José de Andrade Braga e de sua mulher Maria da Conceição, ambos já falecidos, e que falecera aos vinte e cinco de Dezembro de mil oitocentos e dezessete anos com seu solene testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos

01- Padre João Pedro da Costa

02- Pedro, falecido, casado que foi com Ana Joaquina que reside na Freguesia do Araxá, deixando uma filha.

03- Manoel da Costa Ribeiro, casado.

04- Antonio Joaquim, casado, morador na Freguesia do Araxá.

05- José, falecido, casado que foi com Maria Madalena de Jesus, morador deste Termo, deixou filhos.

06- Ana, falecida, casada que foi com Francisco [---------] da Fonseca, moradores no Araxá, deixou filhos.

07- Severino, casado com Joana de Barcelos, morador no Termo de [ilegível]. Consta a fls. 28 (carta Precatória)

08- Francisco, solteiro, de idade de quarenta e dois anos, morador no Araxá.

09- Joaquim, solteiro, de idade de trinta e nove anos.

10- João, casado com Maria Rodrigues.

 

Neta, filha do herdeiro Pedro:

01- Joana, casada com Francisco Rodrigues de Brito, morador no Araxá.

 

Netos, filhos do falecido herdeiro José:

01- Felicidade, solteira, de idade de vinte anos.

02- José, solteiro, de idade de dezoito anos.

03- Mariana, solteira, de idade de dezesseis anos.

04- Ana, solteira, de idade de quatorze anos.

 

Netos, filhos da herdeira falecida Ana:

01- José, casado

02- Francisco, solteiro, de idade de vinte e um anos.

03- Felisberto, solteiro, de idade de dezenove anos.

04- Cândido, solteiro, de idade de quinze anos.

 

fls. 04v. Bens de Raiz:

- uma Fazenda denominada o Ribeirão de Santo Antonio com casas de vivenda coberta de telha, cercados de pedra, paiol, moinho, senzalas, coberto tudo de telha com terra de planta, campos  2:350$000

 

fls. 06 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Bernarda Josefa, moradora nesta Freguesia de Santo Antonio da Aplicação de Santa Rita da Freguesia da Vila de São João del Rei Termo da Vila de São José, estando em meu perfeito juízo e temendo-me da morte quando Deus for servido ordeno meu Testamento na forma seguinte:

(.........)

Fui casada com Pedro da Costa, já falecido há mais de vinte e quatro anos, de cujo matrimônio nos ficaram onze filhos que são: o Padre João Pedro = Pedro da Costa Ribeiro = Manoel da Costa Ribeiro = Antonio Joaquim de Andrade = José Joaquim da Costa = Ana Bernardes = Severino da Costa Ribeiro = Maria Bernardes = Francisco da Costa Ribeiro = Joaquim Jose da Costa = e João Bernardes da Costa que todos são meus legítimos herdeiros; destes é só solteiro o Joaquim, todos os outros se casaram e tiveram filhos exceto a minha filha Maria, já falecida, e Severino inda existente e todos estão, menos Joaquim, satisfeitos da legítima paterna (...).

(...) desde o falecimento de meu filho José Joaquim até o meu falecimento ganha anualmente o dito meu filho Joaquim a porção de trinta mil réis que lhe serão pagos a custa do monte (...).

Declaro que para ordenarmos a nosso filho João Pedro lhe fizemos doação de vários bens (...).

(.........)

Os meus testamenteiros são os meus três filhos que comigo vivem, cada um em seu corpo, em primeiro lugar a meu filho Joaquim José da Costa. em segundo lugar ao Padre João Pedro e em terceiro lugar a meu filho João Bernardes da Costa (...).

(.........)

Deixo a meu filho João Bernardes da Costa, da minha terça, quarenta mil réis.

Deixo a meu filho Joaquim José da Costa o crioulo Felisberto (...).

Deixo ao mesmo meu filho Joaquim José da Costa como herdeiro total do restante da minha terça, satisfeitos todos os meus legados e disposições.

(.........)

(...) por não saber ler nem escrever pedi ao Reverendo Antonio de Pádua Costa que este por mim escrevesse (...).

Fazenda do Ribeirão de Santo Antonio, 18 de Outubro de 1817

Bernarda Josefa

 

fls. 09 - Abertura

Certifico que falecendo da vida presente Dona Bernarda Josefa abri o seu Testamento aos vinte e cinco de Dezembro de mil oitocentos e dezessete (...).

 

fls. 32 - Procuração

Procuradores Nomeados: Joaquim Gonçalves Ramos, Leandro Barbosa da Silveira

Data: 15-01-1819

Local: Ribeirão de Santo Antonio da Lage

Que Faz: Padre João Pedro da Costa (filho da inventariada)

 

Monte Mor  5:156$185

 

fls. 45

Diz Antonio José de Andrade, por cabeça de sua mulher Felicidade Joaquina da Conceição, filha e herdeira do falecido herdeiro Jose Joaquim da Costa filho da finada D. Bernarda Josefa (...). mostra-se achar casada a mulher do suplicante, com mais de 25 anos e por serem rústicos, lavradores, e ignorantes das Leis, não obtiveram a devida licença (...).

 

fls. 46

Capela de N. Sra. da Lapa do Olho D’Água filial da Freguesia de Prados.

Aos treze dias do mês de março de mil setecentos e noventa e sete anos na Capela do Olho d’Água filial desta Matriz de Prados o Reverendo Capelão Joaquim da Costa Nunes batizou e pôs os santos óleos a Felicidade, filha legítima de José Joaquim da Costa e de Maria Magdalena de Jesus. Foram padrinhos o Reverendo João Pedro da Costa e Dona Ana Jacinta da Conceição, todos desta freguesia (...).

 

fls. 47

Aos vinte dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e vinte e três na Capela do Olho d’Água filial desta Matriz de Prados precedendo Provisão da habilitação do Muito Reverendo Antonio Ribeiro de Resende Vigário da Vara desta Comarca, na presença do Reverendo Vigário Antonio Rodrigues Chaves se casaram por palavras de presente in facie eclesia, Antonio José de Andrade de Magalhães, filho legítimo do Alferes José Antonio de Magalhães e Valentina Thereza de Jesus, nascido e batizado na Freguesia de Barbacena e Felicidade Joaquina da Conceição, filha legítima do Alferes José Joaquim da Costa e Maria Madalena, nascida e batizada na Capela dita do Olho d’Água, donde ambos os contraentes são moradores e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano sendo a tudo testemunhas presentes o Alferes Francisco José de Souza e Eduardo Pereira da Fonseca (...).

 

fls. 50 - Freguesia e Matriz de Prados.

Aos vinte e um de Julho de mil oitocentos e vinte e dois na Capela dos Olhos d’Água desta Freguesia de Prados precedendo Provisão de habilitação do Muito Reverendo Antonio Ribeiro de Resende Vigário da Vara desta Comarca na presença do Reverendo Antonio Rodrigues Chaves Vigário desta supra dita freguesia de Prados, se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia José Joaquim da Costa, filho legítimo de José Joaquim da Costa e Dona Maria Madalena de Jesus, natural e batizado na mesma Freguesia e Prados aonde é morador e Maria Machada da Silva, filha legítima do Capitão José Ferreira de Souza e Dona Vicência Joaquina da Silva, natural e batizada na Freguesia de Queluz aonde é moradora, e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo a tudo testemunhas presentes o Capitão José Ferreira de Souza e Damaso Ferreira da Fonseca (...).

 

fls. 51 Freguesia e Matriz de Prados

Aos vinte e sete de Maio de mil setecentos e noventa e nove anos na Capela do Olho d’Água filial desta Matriz de Prados o Reverendo João Pedro da Costa batizou e pôs os santos óleos a José, filho legítimo de José Joaquim da Costa e Maria Madalena de Jesus. Foram padrinhos Manoel da Costa Ribeiro e Dona Bernarda Josefa, viúva, esta da Freguesia de São João, os mais desta (...).

 

fls. 53

Diz José Joaquim da Costa, filho legítimo de José Joaquim da Costa, falecido, que por morte de sua avó Bernarda Josefa (...).

 

fls. 55

Dizem Francisco Ferreira da Fonseca e Candido Ferreira da Fonseca, filhos legítimos do Furriel Francisco Ferreira da Fonseca e de sua mulher Ana Bernardes, que por falecimento de sua avó Bernarda Josefa (...).

 

fls. 56 - Paróquia de São Domingos do Araxá

Certifico que recebi em matrimônio Fran.co Ferr.ª da Fon.ca, filho legitimo do Furriel Francisco Ferr.ª da Fon.ca e de sua mulher que foi Ana Bernardes, = e a Feliciana Maria, filha legitima de João Vicente Carv.º, aos 23 de Fevereiro de 1818 - Presentes as testemunhas o Capitão Antonio Joaquim de Ávila e D. Ana Glz (...).

 

fls. 57

Certifico que ajuntei em matrimonio a Cândido Ferr.ª da Fon.ca, filho legítimo do Furriel Fran.co Ferr.ª da Fon.ca e de sua mulher que foi Ana Bernardes = e a Maria Ant.ª de Moura, filha legítima de Justino Miz e Luiza Maria. Presentes as testemunhas José Machado de Moraes e D. Maria Josefa.

 

fls. 65 - Juramento dos Louvados

Data: 14-06-1826

Local: Arraial da Lage do Termo da Viola de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Joaquim José da Costa.

 

fls. 67 - Auto de Contas

Data: 23-09-1826

Local: Vila de São José

Tutor: Antonio, digo, Joaquim José da Costa (tio dos órfãos)

Dos Órfãos:

Os órfãos seus sobrinhos José e Felicidade se achavam casados e emancipados.

- a órfã Mariana e Ana se achavam, a primeira com vinte e quatro anos e a segunda com vinte e dois anos, solteiras, e ainda em companhia de sua própria mãe e bem educada e sabem os ofícios próprios do seu sexo.

 

fls. 71 - Procuração

Procuradores Nomeados: Alferes Leandro Barbosa da Silveira, Rufino Lopes da Silva.

Data: 13-11-1826

Local: Vila de São José

Que Faz: Damaso Ferreira da Fonseca

 

fls. 74 - Procuração

Procuradores Nomeados: a meus irmãos o Senhor João Bernardes da Costa, Joaquim José da Costa.

Data: 22-08-1826

Local: Prata

Que Fazem: Capitão Severino da Costa Ribeiro (filho de Pedro da Costa e Bernarda Josefa) e sua mulher Dona Maria Bárbara Leite.

 

fls. 78

Diz Joaquim José da Costa, ex tutor dos mesmos co-herdeiros da falecida Dona Bernarda Josefa, filho do falecido herdeiro José (...).