PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva de Baependi”, neste site

 

BENTO RIBEIRO SALGADO

Inventário e Tutela

Documento: Inventário

Ano 1780 Caixa 289

Inventariado: Bento Ribeiro Salgado

Inventariante: Joaquim Ribeiro dos Santos

Local: São João del Rei

Número de páginas – Mais ou menos 300

Transcrição de: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Paola Dias.

 

Fl 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Bento Ribeiro Salgado de quem foi inventariante a viúva sua mulher Ângela Ferreira Soares.

Data: 25 de Maio de 1780

Local: Fazenda denominada Os Iofaris (?) termo da vila de São João del Rei Comarca do Rio das Mortes em casa de morada da viúva Inventariante

 

Fl 01 v - Declaração

(...) declarou que o defunto seu marido falecera aos vinte e nove dias do mês de Janeiro do presente ano de 1780 sem testamento

 

Fl 02 - Herdeiros

01 – Domingos Ribeiro Salgado, de vinte e dois anos para vinte e três.

02 – Manoel Ribeiro Salgado, de idade de vinte e um anos

03 – Maria Ribeira da Conceição, de idade de vinte anos casada com José da Silva de Oliveira

04 – Luis Ribeiro Salgado de idade de dezenove anos

05 - Francisco Ribeiro Salgado de idade de dezessete para dezoito anos.

06 – Ana Ribeira de idade de dezesseis anos.

Obs: Há mais de 06 filhos, documento muito danificado, ilegível ...

 

Fl 09 - Bens de raiz

O sítio onde mora denominado os Iofaris (?) com casas de vivenda paiol e moinho coberto de telha senzalas cobertas de capim, matos virgens (...), logradouros (...). 2: 800$ 000

 

Monte mor – 9:249$905

 

Diz Joaquim Ribeiro dos Santos, solteiro filho legítimo do falecido Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira natural e batizado nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca (...)

 

Gabriel da Costa Resende, Vigário Encomendado nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca. Certifico que vendo os livros que servem dos assentos de batizados nesta freguesia de Aiuruoca no livro quarto a folha 72 se acha um assento do teor seguinte:

Aos oito dias do mês de Abril de mil setecentos e sessenta e cinco na capela da Senhora do Porto desta freguesia batizou solenemente e pôs os santos óleos o Padre Francisco Xavier da Costa Fialho a Joaquim inocente, filho legítimo de Bento Ribeiro Salgado e de sua mulher Ângela Ferreira foram padrinhos o Alferes João Ribeiro da Silva e Ana Thereza, sua enteada. E para constar fiz este Termo.

Aiuruoca, 04 de Junho de 1765. O Vigário Ignácio Joseph de Souza. Passo na verdade o que afirmo. Aiuruoca, 14 de Junho de 1795. O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Procuração

Que faz: Joaquim Ribeiro dos Santos (morador na freguesia da Aiuruoca)

Data: 16 de Fevereiro de 1797

Local: Arraial do Turvo, freguesia da Aiuruoca.

Procurador nomeado: Jerônimo José de Araújo Lopes, Manoel Ribeiro Salgado, Ignacio Ribeiro Salgado (...)

 

Diz Ignacio Ribeiro Salgado, filho legítimo do falecido Bento Ribeiro Salgado, que tem mais de vinte e cinco anos de idade, e é solteiro (...).

 

Gabriel da Costa Resende, Vigário Encomendado nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca. Certifico que vendo os livros que servem dos assentos de Batizados nesta freguesia da Aiuruoca no livro quarto a folha 231 se acha um assento do teor seguinte:

Aos vinte dias do mês de Junho de mil setecentos e setenta e um ano batizou solenemente e pôs os santos óleos o Padre João de Matos, a Ignacio inocente filho legítimo de Bento Ribeiro Salgado e sua mulher Ângela Ferreira que nasceu aos trinta dias do mês de maio do dito ano, foram padrinhos Francisco de Salles Ferreira e Catharina de Sena Ferreira todos desta freguesia, e para constar fiz este assento.

Aiuruoca, 29 de julho de 1771. O coadjutor Manoel Esteves de Lima (...) o que afirmo in verbo Parochi. Aiuruoca, 14 de Junho de 1795. O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Diz José Rodrigues de Almeida e sua mulher Ana Ribeira, Francisco Pires de Andrade casado com Luzia Ignácia Ribeira (...).

 

Certifico que vendo os Livros que servem para Assentos dos Casamentos nesta Freguesia da Aiuruoca no Livro quinto atual a folha 36 v se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos, pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca onde os contraentes são moradores, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum, como consta da provisão que fica em meu poder na minha presença e das testemunhas assinadas na mesma provisão o Reverendo João de Almeida Ramos, o Reverendo Antônio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente, et in facie ecclesia Francisco Pires de Andrade, filho legitimo de Mathias da Silveira de Andrade e de Ângela Pires de Morais e Luzia Ignacia Ribeira, filha legítima de Bento Ribeiro Salgado e de Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca e logo receberam as bênçãos núpcias na missa conforme o Rito Missal e para constar fiz este Assento que assinei. Era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende. Aiuruoca, 19 de Junho de 1795.

 

Obs: acresce os herdeiros

07 – Joaquim Ribeiro dos Santos

08 Ignacio Ribeiro Salgado

09 Luzia Ignacia Ribeira, casada com Francisco Pires de Andrade

10 Ângela Ribeira Salgada

11 Rita Ribeira Salgada

12 Catherina Ribeira Salgada

13 Genoveva Ribeira

14 Josefa Rodrigues

15 Luiz Ribeiro Salgado

 

Fl 51 - Auto de Contas

Data 18 de Abril de 1785

Local: Vila de São João del Rei

Tutor – José da Silva de Oliveira

 

Domingos Ribeiro Salgado

(...) tem hoje idade vinte e sete anos vive no estado de solteiro na companhia da viúva sua mãe trabalhando na fazenda (...).

 

Manoel Ribeiro Salgado

(...) tem idade vinte e cinco anos vive no estado de solteiro na companhia de sua mãe trabalhando para aumento dos bens (...)

 

Maria Ribeira da Conceição

(...) se acha casada com ele Tutor José da Silva de Oliveira desde antes do falecimento de seu sogro Bento Ribeiro Salgado, tem idade vinte e quatro anos (...)

 

Luis Ribeiro Salgado

(...) tem de idade vinte e quatro anos vivendo no estado de solteiro ocupado em estudar gramática com um mestre que se acha no arraial do Turvo com o projeto de se ordenar clérigo do hábito de São Pedro (...)

 

Francisco Ribeiro Salgado

(...) tem vinte e um anos de idade vive no estado de solteiro na companhia de sua mãe trabalhando na Fazenda da mesma com muita humildade (...)

 

Ana Ribeira

(...) tem idade vinte anos vive no estado de solteira na companhia de sua mãe e dele tutor com muito recolhimento e virtude (...)

 

Joaquim Ribeiro dos Santos

(...) tem dezenove anos de idade, vive na estado de solteiro na companhia de sua mãe trabalhando na lavoura da fazenda (...)

 

Ângela Ribeira

(...) se acha com a idade de dezessete anos, vivendo no estado de solteira na companhia da viúva sua mãe e dele tutor seu cunhado com todo o recolhimento (...)

 

Rita Ribeira

(...) tem de idade quinze anos, vive no estado de solteira na companhia da viúva sua mãe e dele tutor com todo o recolhimento (...)

 

Catherina Ribeira

(...) tem quatorze anos de idade, vive no estado de solteira na companhia de sua mãe com todo o recolhimento (...)

 

Luzia Ignacia

(...) se acha com doze anos de idade vivendo no estado de solteira na companhia de sua mãe e dele tutor com todo o recolhimento (...)

 

Genoveva

(...) se acha com a idade de dez anos vivendo no estado de solteira na companhia de sua mãe e dele tutor com muita virtude e honestidade (...)

 

Josefa

(...) tem idade nove anos vivendo em companhia de sua mãe e dele Tutor (...)

 

Fl 60

Diz Ângela Ferreira Soares viúva de Bento Ribeiro Salgado que ela anda na diligência de casar a órfã sua filha por nome Ângela Joaquina com Aleixo Ribeiro do Valle (...)

 

Fl 71

Dizem Domingos Ribeiro Salgado; Manoel Ribeiro Salgado; Luis Ribeiro Salgado; José da Silva de Oliveira por cabeça de sua mulher Maria de Ramos; e Aleixo Ribeiro do Vale por cabeça também de sua mulher Ângela Joaquina, todos herdeiros emancipados de Bento Ribeiro Salgado.

 

Fl 83

Diz Ângela Ferreira Soares e Ana Maria esta viúva de Manoel do Vale Ribeiro e aquela de Bento Ribeiro Salgado que tem justo para casar o órfão deste Francisco Ribeiro Salgado com Maria Angélica órfã do dito Manoel do Vale Ribeiro (...)

 

Fl 104

Dizem Francisco Ignácio Xavier e Felisberto Ribeiro de Mendonça que ambos se acham casados um com Josefa Emerenciana Ribeira e outro com Genoveva Cândida Ribeira, órfãs que ficaram de Bento Ribeiro Salgado (...)

 

Fl 107 v

Certifico que no Livro quinto de Assentos de casamentos desta sobredita freguesia a folhas 36 se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição sem se descobrir impedimento algum como constante da provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Francisco Ignácio Xavier, filho legitimo de João Ignácio Xavier e Margarida de Carvalho e Genoveva Cândida Ribeira filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Certifico que no Livro quinto de Assentos de casamentos desta sobredita freguesia a folhas 36v se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum como consta da provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Felis Ribeiro de Mendonça, filho legitimo do Capitão João de Mendonça Coelho e Dona Cecília Maria da Conceição e Josefa Emerenciana Ribeira filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Fl 111v

Certifico que no Livro quinto de Assentos de Casamentos desta Freguesia a folhas 36 verso se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum como consta da Provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma Provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Manoel Joaquim, filho legitimo de Joaquim José Ribeiro e de Antonia Maria da Conceição e Rita Joaquina Maciel, filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Certifico que no Livro quinto de Assentos de casamentos desta sobredita Freguesia a folhas 36 se acha o Assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum como consta da Provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma Provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Joaquim Ferreira de Brito, filho legitimo de Manoel Ferreira de Brito e de Maria Theresa de Jesus e Catharina Esméria de Sena, filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Joaquim Pinto da Silveira coadjutor nesta paróquia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei.

Certifico que vendo o Livro que atualmente serve para os assentos que se não acham nos findos nele a f. 65 se acha um do teor seguinte:

Aos dezenove de Outubro de mil setecentos e cinqüenta e sete na Capela de Nossa Senhora de Nazaré filial desta Matriz o Reverendo Capelão Francisco Fernandes Mendes batizou o pôs os santos óleos a Domingos filho legítimo de Bento Ribeiro Salgado e de Ângela Ferreira. Foram padrinhos Domingos Ferreira Guimarães e sua mulher Rita Correia de Almeida, todos desta freguesia.

 

Aos vinte de Outubro de mil setecentos e sessenta na capela da Senhora do Porto nesta freguesia da Senhora da Conceição de Aiuruoca, batizou e pôs os santos óleos o Padre Carlos Ribeiro de Afonseca, a Luis inocente, filho legitimo de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ribeira Soares, foram padrinhos Manoel Antonio Ferreira e Maria Ferreira da (...) solteira, ambos fregueses da vila de São João del Rei.

 

Aos dezesseis dias do mês de Maio de mil setecentos e cinqüenta e nove anos na capela de Nossa Senhora do Porto sita no Turvo desta freguesia batizou solenemente e pos os santos óleos o Padre Carlos Ribeiro de Afonseca a Manoel inocente filho legitimo de Bento Ribeiro Salgado e de sua mulher Ângela Ferreira, foram padrinhos Jerônimo Ribeiro da Costa de Castro, freguês de São João del Rei e Maria Rosa mulher de João da Silva de Oliveira.

 

Obs: Parentes:

- Aleixo do Valle, homem branco, natural da freguesia de Aiuruoca termo desta vila, morador na mesma, 25 anos de idade, vive de ser roceiro e criar gado. Cunhado dos justificantes herdeiros de Bento Ribeiro Salgado.

 

Aos dezessete dias do mês de Novembro de mil setecentos e sessenta e dois anos na capela da Senhora do Porto desta freguesia batizou solenemente e pos os santos óleos o Padre Alexandre Carlos Salgado a Francisco, inocente, filho legitimo de Bento Ribeiro Salgado e de sua mulher Ângela Ferreira; foram padrinhos Domingos Pires Estaca e Leonor da Assunção.

 

Aos oito de Outubro de mil setecentos e oitenta e sete anos na capela da Senhora da Madre de Deus filial da Matriz de São João del Rei, corridos os banhos sem se descobrir impedimento algum como consta de uma provisão do senhor Doutor Vigário da Vara (...) que fica em meu poder de licença minha na presença de João Teixeira Morais e das Testemunhas Luis Ribeiro Salgado e Antonio Teixeira Marinho se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Francisco Ribeiro Salgado, filho legitimo do falecido Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira Soares – com Maria Ângela filha legitima de Manoel do Vale Ribeiro e Ana Maria da Assunção, ambos naturais desta freguesia de Aiuruoca e logo lhes dei as bênçãos nupciais e para constar fiz este assento que o assinei. O Vigário João de Resende Costa.

 

Parentes do Justificante Francisco Ribeiro Salgado

1) Padre Gonçalo Ribeiro Brito, sacerdote secular, natural desta freguesia, morador nesta vila, vive de suas ordens, 51 anos.

 

2) Francisco de Salles Ferreira, homem branco, viúvo, natural desta freguesia, morador na aplicação da capela de Nazaré, vive de roça, 44 anos, (...) do justificante.

 

Parente do falecido Bento Ribeiro Salgado

Sargento mor Luis Antonio Ribeiro Guimarães, homem branco, natural da vila de Guimarães, vive do seu trabalho do judicial e notas, 51 anos, disse ser parente do falecido.

 

Do herdeiro Manoel

Manoel Ribeiro Salgado, homem branco, morador no Turvo, natural da freguesia da Aiuruoca, vive de criar seus gados e roça, 23 anos, filho da justificante viúva.

 

Parentes da viúva Ângela Ferreira

Vicente Coelho da Costa, homem branco, morador nesta vila; vive de roça; 37 anos; disse ser casado com uma irmã da viúva.

 

Manoel Antonio Ferreira, homem branco; morador em Nazaré, vive de roça, 44 anos; disse ser irmão da viúva.

 

 

BENTO RIBEIRO SALGADO

Termo de Tutela

 

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de Tutela numero 1 fl.87v.

Tipo de Documento: Registro de Tutela

Ano: 1780

Inventariado: Bento Ribeiro Salgado

Inventariante: Ângela Ferreira Soares – viúva

Local: Paragem Safiras, Capela do Turvo.

Transcrição de Moacyr Villela. Em 2005

 

Aos 25 de julho de 1780 em a paragem denominada As Safiras, fez-se inventario dos bens de Bento Ribeiro Salgado, falecido sem testamento em 29 de janeiro de 1..(?) de quem foi inventariante a viúva sua mulher Ângela Ferr. Soares.

 

FILHOS; idades; legítimas

01- D os Ribeiro; 23 anos; 323$720

02- M el Ribeiro; 21 anos; 323$720

03- Maria Ribeiro; 20 anos; 323$720

04- Luiz Ribeiro; 19 anos; 323$720

05- Francisco Ribeiro; 17 anos; 323$720

06- Ana Ribeira; 16 anos; 323$720

07- Joaquim Ribeiro; 15 anos; 323$720

09- Ângela Ribeira; 13 anos; 323$720

09- Rita Ribeira; 11 anos; 323$720

10- Catarina; 10 anos; 323$720

11- Inácio; 09 anos; 323$720

12- Luzia; 08 anos; 323$720

13- Genoveva; 06 anos; 323$720

14- Josefa; 05 anos; 323$720

 

É tutor desses órfãos Francisco de Sales Ferreira, tio dos mesmos. Digo é presentemente tutor desses órfãos o herdeiro Manoel Ribeiro Salgado morador no Turvo.

 

Rematou a viúva as legitimas dos órfãos em 1780. Foram fiadores Francisco João de Azevedo e João Teixeira Marinho moradores no Turvo.

 

1793 – Estão entregues as suas legitimas aos herdeiros Manoel, Luiz, Maria, Ângela, de que deram quitação.