PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Amaro da Silveira”, neste site.

 

BENTO FRANCISCO LIMA, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1821

Caixa: 333

Inventariado: Bento Francisco Lima

Inventariante: José Antonio Mello

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do Capitão Bento Francisco Lima de quem é testamenteiro e inventariante José Antonio de Mello.

Data: 05-11-1821

Local: São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do falecido Capitão Bento Francisco Lima.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o inventariante que o dito testador falecera nesta vila no dia doze de Junho do corrente ano com seu solene testamento em que instituía por herdeiros seus filhos naturais.

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Bento Francisco Lima, filho legítimo de José Francisco Lima e de Joana Barbosa da Silveira, natural desta freguesia, estando em meu perfeito juiz porém enfermo, faço este meu testamento na forma seguinte:

Declaro que sempre vivi no estado de solteiro em cujo estado, por minha fraqueza, tive cinco filhos a saber: Joana e Maria, filhos naturais de Rosa Maria de Jesus então solteira; Ana Paula, filha de Rita Quitéria, que se acha casada com Manoel Lourenço; Ana Josefa, filha natural de Elena crioula, a qual tambem se acha casada com Thomas Pereira de Villa Nova; e Joaquim Francisco, filho de Emiliana mulher solteira, exposto em casa de Ana Ferreira, os quais instituo por meus herdeiros nas duas partes dos meus bens porque a todos sempre tratei por meus filhos.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a João Pereira Pimentel, em segundo Alexandre Pereira Pimentel, em terceiro a José Antonio meu genro, em quarto a Manoel Lourenço também meu genro(...).

O meu funeral será em tudo a eleição de meu testamenteiro, sendo o meu corpo enterrado na Capela da Ordem Terceira de S. Francisco desta vila, envolto no hábito da mesma ordem (...).

(...............)

Declaro mais, que uma menina por nome Rita, filha de Joaquina de tal e neta de Ignacia, casada que foi com Francisco José assistente no Morro da Forca desta vila também a declaro por minha filha natural o que não fiz no principio do meu testamento por me não alembrar, e será minha herdeira também com os outros.

O resto da minha terça a deixo a todas as minhas filhas declaradas e filho em igual parte.

(...............)

(...) pedi e roguei a Caetano José da Silveira que este por mim fizesse e como testemunha assinasse e eu me assino.

Vila de São João del Rei, 4 de Junho de 1821

Bento Francisco Lima

 

Aprovação:

Data: 04-06-1821

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em as casas de morada do testador Bento Francisco Lima

 

fls. 05 -Abertura

Aos doze de Junho de mil oitocentos e vinte e um abri este testamento com que faleceu o testador Bento Francisco Lima (...).

 

fls. 06 -Filhos Naturais:

01- Joana Umbelina de Lima, casada com ele testamenteiro e inventariante José Antonio de Mello.

02- Maria Silvana de Lima, solteira, de idade de 25 anos pouco mais ou menos.

03- Ana Paula, casada com Manoel Lourenço de Mesquita

04- Ana Josefa, casada com Thomas Pereira de Villa Nova.

05- Joaquim Francisco Lima, de idade de 26 anos pouco mais ou menos.

06- Rita, de idade de 10 anos pouco mais ou menos.

 

fls. 10 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas de sobrado, sitas na rua Direita desta vila  1:600$000

- outra morada de casas também de sobrado, nos fundos das acima declaradas, com frente para a rua do Curral  400$000

- outra morada de casas sitas na rua da Intendência desta vila, também de sobrado, com seu quintal (...) que partem de um lado com casas dos irmãos do testador  200$000

- outra morada de casas coberta de telha, sitas na rua do Tejuco desta vila 120$000

 

fls. 25 -Procuração

Data: 17-06-1822

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: José Antonio de Mello (genro do inventariado)

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite, Emerenciano Jose de Souza Vieira (solicitador de causas), Antonio Jose de Oliveira Barreto e Jacinto Ferreira Fontes (também solicitadores de causas)

 

fls. 29

Diz Joaquina Antonia dos Passos, que no testamento com que faleceu Bento Francisco Lima, instituiu entre outros herdeiros, a uma filha da suplicante por nome Rita, ainda menor de doze anos (...).

 

fls. 128

Diz Joaquim Francisco Lima, herdeiro de seu pai o falecido Bento Francisco Lima, que no inventário deste arrematou o Alferes Francisco José Dias uma morada de casas de sobrada sitas na rua da Intendência desta vila (...).

 

fls. 130- Procuração

Data: 04-07-1823

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Thomas Fernandes de Villa Nova, morador nesta vila e genro do inventariado, marido de Ana Josefa das Dores.

Procuradores Nomeados: Advogados Caetano José de Almeida, Joaquim José Fulgêncio Carlos de Castro e os Doutores Gomes da Silva Pereira , Bernardo Leite de Faria Souza Toar, José Gonçalves Gomes, etc...

 

fls. 12v. - Auto de Contas

Data: 10-10-1827

Local: São João del Rei

Tutor: Manoel Lourenço de Mesquita

Dos Órfãos:

- a órfã Rita se acha com a idade de quinze anos pouco mais ou menos, morando em companhia de sua mãe onde se emprega em cozer, fazer renda, meias e outros serviços próprios do seu sexo, vivendo com honestidade e honra.

 

fls. 147

Diz Francisco Antonio de Souza que se acha casado legitimamente a face da igreja com Rita Maria Arcângela de Lima uma das herdeiras instituídas no testamento com que faleceu o Capitão Bento Francisco Lima (...).

 

Diz Francisco Antonio de Souza, morador nesta vila, que precisa que o pároco lhe passe por certidão (...).

 

fls. 149

Certifico que em um Livro de Assentos de Casamentos desta freguesia consta o de que faz menção(...).

Aos vinte e oito de fevereiro de mil oitocentos e vinte e nove nesta matriz de São João del Rei, de licença minha e em presença do Reverendo Manoel José Dias, se receberam em matrimônio por palavras de presente Francisco Antonio de Souza, filho natural de Efigênia Maria da Silva; = e Rita Maria Arcângela de Lima, filha natural de Joaquina Antonia dos Passos, todos desta mesma freguesia. Foram testemunhas presentes Batista Caetano de Almeida e Jacinto Ferreira Fontes, também desta freguesia. E logo receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano. E para constar lavrei este assento.

Vigário Luís José Dias Custódio

 

Monte Mor  4:782$117 ½