PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Vieira da Silva - Ferreira de Brito”, neste site.

 

BENTO FERREIRA DE BRITO

Testamento e Tutela

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 15

Folhas: 70

Ano: 1821

Testador: Capitão Bento Ferreira de Brito

Testamenteiro: Capitão José Ferreira de Brito

Estado Civil: casado

Local: São João del Rei

Data do Falecimento: 22 de outubro de 1800

nº de paginas: 78

Testamento data: 21-9-1800

Testamento abertura: 22-10-1800

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa em Maio de 2001.

Obs.: Forma de transcrição resumida; dados estritamente genealógicos.

 

Fl. 03 - 03v.- 04- 04v.

TESTAMENTO

 

(...) Aos vinte e um dias do mês de setembro de mil e oitocentos, neste Arraial de São Gonçalo em casas de minha residência, eu o Capitão Bento Ferreira de Brito posto que em uso de remédios por causa de moléstia crônica (...), assim faço este meu testamento.

(.........................)

Declaro que sou natural da Freguesia de São João de Brito, Termo da Vila de Guimarães, Arcebispado de Braga, e filho legítimo de Francisco Vieira da Silva e de Catarina Luiza Ferreira, ambos já falecidos.

Declaro que sou casado com Dona Inácia Gonçalves de Araújo em face da Igreja pela corte de a metade, de cujo matrimonio temos os filhos seguintes: Marta Umbelina, casada com Simão da Costa Rodrigues; Manoel Ferreira, casado com Dona Maria Escolástica; Joaquim Vieira, presbítero secular do hábito de São Pedro; Jose Ferreira; Bento Ferreira; Francisco; Ana; Catharina; Josefa Luiza; e Beatriz Gonçalves Ferreira falecida, ficando cabeça de seu casal Manoel da Silva Mendes; aos quais todos declaro meus legítimos herdeiros nas duas partes da meação que me pertence nos bens do meu casal.

Peço e rogo em primeiro lugar a dita minha mulher Ignácia Gonçalves de Araújo e a meu filho Jose Ferreira que por serviço de Deus e mercê a mim queiram ser meus testamenteiros ambos juntos fazendo uma só figura; em segundo lugar a meu filho o Padre Joaquim Vieira da Silva, em terceiro lugar a meu genro Simão da Costa Rodrigues (...).

Declaro que sou indigno terceiro da Ordem de São Francisco da vila de São João del Rei (...).

Declaro que do líquido que ficar da minha meação, depois de pagas as minhas dívidas se farão três montes, dois se repartirão igualmente por todos os meus filhos herdeiros acima declarados e a parte que for dada em herança ao dito meu filho Padre Joaquim Vieira ordeno-lhe e peço-lhe faça repartir pelos mais herdeiros afim de não os prejudicar, (...) o restante o disponho na forma seguinte:

(--------------------------)

(...) Declaro que da minha terça dará meu testamenteiro a minha filha Josefa duzentos mil réis, e a Luiza outros duzentos mil réis para ajuda de seus dotes quando se casarem,

Declaro deixo outros duzentos mil réis a meu filho, Manuel Ferreira, em atenção aos bons serviços que me tem feito sempre com obediência de bom filho.

Declaro que da falecida minha filha Beatriz Gonçalves Ferreira, casada com Manoel da Silva Mendes, ficaram duas filhas, minhas netas, por nomes Beatriz e Maria, meu testamenteiro dará a cada uma cem mil réis da minha terça, isto ao tempo em que elas estiverem postas e contratadas para casarem-se cuja esmola lhe deixo somente para este fim de tomarem estado. E caso alguma das minhas netas faleça solteira neste caso será nenhuma a esmola (...).

Declaro que satisfeitos estes meus legados e disposições acima declaradas da minha terça no restante da mesma instituo por minha universal herdeira a dita minha mulher Dona Ignácia Gonçalves de Araújo (...).

(aa) Bento Frrª de Brito

 

APROVAÇÃO:

Data: 21 de Setembro de 1800, no Arraial de S. Gonçalo.

* Compareceu o Testador o Capitão Bento Ferreira de Brito, morador na Aplicação de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas – o seu testamento foi escrito a seu rogo por Luís Antonio de Araújo e por ele assinado.

 

Fl. 05v.

Data da Abertura:

Certifico que este testamento do Capitão Ferreira de Brito foi aberto no dia do seu falecimento, 22 de outubro, (...).

Três Pontas, 22 de outubro de 1800

 

Fl. 16: Petição:

Diz Nicézio José de Mesquita, por cabeça de sua mulher Josefa Emerenciana Cândida de Brito, que esta legou de seu pai (...).

 

Fl. 17

Diz o Capitão Domingos de Abreu Salgado, por cabeça de sua mulher Luíza Cândida que desta deixou em legado seu sogro (...).

 

Fl. 18

Diz o Capitão José Ferreira Brito, testamenteiro de seu pai (...) que deixando este legado 200$000 a seu irmão Manoel Ferreira de Brito, e sucedeu que dando ele suplicante ao referido legatário à conta 130$000 réis em confiança de irmão para lhe aprontar o documento e passar-lhe nele o competente recibo, morreu o dito seu irmão sem que lhe passasse recibo o que bem sabem o Reverendo Joaquim Vieira da Silva, o alferes Francisco Ferreira de Brito e o Capitão Simão da Costa Rodrigues por serem todos da mesma casa (...)

 

* No atestado que os ditos irmãos e genros juraram confirmando o sobredito, afirmaram ter morrido este de morte repentina (...).

Três Pontas, 20 de maio de 1821.

 

Fl. 29

Diz o Capitão José Ferreira Brito, testamenteiro de seu pai o Capitão Bento Ferreira Brito do Termo desta Vila, que falecendo este há mais de 20 anos, e tendo sido primeira testamenteira a mãe do Suplicante Dona Ignácia Gonçalves, aquele testador deixou em legado 200$000 réis a um seu filho de nome Manuel Ferreira Brito, hoje falecido, a quem o Suplicante tinha dado por conta do legado 130$000 réis em vida, de que já aprontou que se acha nos autos da conta, e porque por conta do mesmo legado continuasse o suplicante depois do falecimento assistir a sua cunhada com as quantias que constam da certidão inclusa importando na quantia de 69$191 réis, visto antes da fatura do Inventário, que pelo Juízo de Órfãos, se fez nos bens do casal do dito seu irmão legatário, que por isso reverteu o benefício não só da viúva como dos filhos, dos quais o mesmo suplicante é tambem tutor a dita quantia, e como se casasse segunda vez esta cunhada do Suplicante com um homem muito desarrazoado, que não quer dar documento ao Suplicante para finalizar suas contas (...).

São João, 27 de Julho de 1824.

 

Fl. 30

Atesto e juro infide sacerdote que minhas sobrinhas Beatriz e Maria filhas do falecido (...) ainda vivem no estado de solteiras em casa e companhia de seu tutor o Capitão José Ferreira de Brito (...)

Três Pontas, 31 de Julho de 1824.

 

BENTO FERREIRA DE BRITO

Tutela

 

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de Tutelas numero 1 fl.211 v.

Inventariado: Bento Ferreira de Brito

Inventariante: Inacia Gonçalves de Araújo - viúva e Jose Ferreira de Brito - filho

Data do Inventario – 19 de Novembro de 1800

Local – não anotado

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2005

 

Aos 19 de Novembro de 1800 fes-se inventario dos Bens que ficaram por falecimento do Capitão Bento Ferreira de Brito, falecido em 22 de Outubro de 1800, com testamento. Inventariante a viúva Inácia Gonçalves de Araújo e seu filho Jose Ferreira de Brito.

 

Filhos:

1- Manoel Ferreira de Brito, 30 anos;

2- J e Joaquim Vieria da Silva....( ilegível);

3- Jose Ferreira de Brito, 27 anos;

4- ..(ilegível)..Ferreira de Brito, 26 anos;

5- Francisco Ferreira de Brito, 24 anos;

6- Maria(?) Umbelina, casada;

7- Ana Luiza Ferreira, solteira, 19 anos;

8- Caterina Luiza, solteira, 18 anos;

9- Josefa Teresa de Jesus, 15 anos;

10- Luiza Antonia da ..(ilegível), 13 anos;

11- Beatriz Gonçalves, falecida deixou netos ..(ilegível)..e Beatriz, gêmeas, 4 anos de idade.

 

Tutor – Capitão Antonio Gonçalves de Figueiredo;

 

Capital-  23:034$850 reis