PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º neste site.


BENTO DE JESUS TEIXEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1772

Caixa: 292

Inventariado: Bento de Jesus Teixeira

Inventariante: Antonia Ribeira

Local: São José

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventariante: Antonia Ribeira

Inventário dos bens que ficaram do falecido seu marido Bento de Jesus Teixeira.

Data: 15-10-1772

Local: Sítio chamado o Capão das Flores da Serra da Ibituruna Aplicação da Capela de São Thiago do Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Antonia Ribeira, viúva que ficou do falecido Bento de Jesus Teixeira.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a viúva inventariante que o seu falecido marido era natural de Algarve da cidade de Silbais(?), filho legítimo de Lourenço Teixeira e de sua mulher Andreza de Jesus e que são falecidos, que fora casado antes deste matrimônio e que esta primeira mulher se chamava Maria José e que deste matrimônio não tivera filhos alguns, e que somente deste segundo matrimônio haviam tido cinco filhos que se acham em sua companhia, e que o mesmo defunto falecera em o dia vinte e quatro de Agosto do ano próximo passado de mil setecentos e setenta e dois, e que falecera sem testamento (...).

 

Filhos:

01- Antonio, de idade de 9 anos pouco mais ou menos.

02- Maria, de idade de 7 anos pouco mais ou menos.

03- Genoveva, de idade de 6 anos pouco mais ou menos.

04- Clara, de idade de 5 anos pouco mais ou menos.

05- Manoel, de idade de 2 anos pouco mais ou menos.

 

fls. 02 -Bens de Raiz:

- este sítio que consta de casas de vivenda cobertas de telha e seu moinho também coberto de telha, paiol e senzalas cobertas de capim, que se compõem de matos virgens e capoeiras  260$000

- umas terras de culturas que constam de matos virgens e capoeiras, campos e logradouros, com algumas terras minerais e águas em que é sócio o falecido seu marido com Sebastião José Esteves  700$000

 

Monte Mor  2:590$021

 

fls. 18 -Procuração

Data: 06-10-1772

Local: Vila de São José

Que Faz: a viúva Antonia Ribeira

Procuradores Nomeados: Antonio Carvalho da Mota, Bernardo de Souza, Dâmaso José de Souza, Domingos José de Souza, Luiz Caetano de Almeida, Tenente Manoel Rodrigues, Alferes Luiz Gomes da Costa.

 

fls. 21

Diz Antonia Ribeira, viúva do falecido Bento de Jesus Teixeira, que ela suplicante rematou neste Juízo de órfãos todos os bens que tocaram as legitimas de seus filhos pela quantia de 978$004 réis, da qual quantia 900$ réis serão transpasse na pessoa de José da Silva Campos e nele transfere todo o direito, ação e domínio que nos ditos podia ter (...).

 

fls. 28v - Auto de Contas:

Data: 21-07-1775

Local: Vila de São José

Tutor: Sebastião José Esteves

Dos Órfãos:

- o órfão Antonio se achava com a idade de 12 anos não completos e que andava na escola aprendendo a ler, escrever e contar, por ordem de sua mãe, em cuja companhia se acha e esta lhe dá educação necessária.

- a órfã Maria se achava com a idade de 10 anos não completos, em companhia de sua mãe, aprendendo a cozer, a qual lhe dava educação própria daquele sexo.

- a órfã Genoveva se achava com a idade de 9 anos não completos, e que esta se achava em casa de sua mãe, a qual lhe dava a educação precisa e necessária.

- a órfã Clara se achava com a idade de 8 anos não completos, e que estava em companhia de sua mãe, a qual lhe dava a educação necessária.

- o órfão Manoel se achava com a idade de cinco anos não completos, e que se achava em companhia de sua mãe e que o criava com educação necessária.

 

Auto de Contas

Data: 18-01-1782

Local: Vila de São José

Tutor: Sebastião José Esteves

Dos Órfãos:

- o órfão Antonio se achava coma idade de 18 anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe e padrasto, ocupando-se no exercício de trabalhar na roça, com boa educação.

- a órfã Maria se achava com a idade de 16 anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe e padrasto, ocupando-se no exercício de fiar e cozer, com boa educação.

- a órfã Genoveva se acha com a idade de 15 anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe e padrasto, ocupando-se no exercício de fiar e cozer, com boa educação.

- a órfã Clara se achava com a idade de quatorze anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe cabeça do casal e padrasto, ocupando-se no exercício de fiar e cozer, com boa educação.

-o órfão Manoel se achava com a idade de 12 anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia de sua mãe e padrasto, e se ocupa no exercício de ler e escrever, com boa educação.

* o padrasto dos órfãos era José da Silva Campos.

 

Auto de Contas:

Data: 09-09-1786

Local: Vila de São José

Tutor: Sebastião José Esteves.

Dos Órfãos:

- o órfão Antonio se achava com a idade de 23 anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e se ocupava em exercício da roça, com boa educação.

- a órfã Maria se achava com a idade de 19 anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e se ocupava no exercício de fiar, tecer e cozer, com boa educação.

- a órfã Genoveva se achava com a idade de 20 anos pouco mais ou menos, vivendo em companhia da viúva sua mãe e se ocupava no exercício de fiar, tecer e cozer, com boa educação.

- a órfã Clara se achava com a idade de 19 anos pouco mais ou menos [parte danificada]

- o órfão Manoel se achava com a idade de 15 anos pouco mais ou menos vivendo em companhia da viúva sua mãe.

 

Nos Autos de Contas no ano de 1789:

- a órfã Maria vivia a maior parte do tempo doente, de moléstia que padecia.