PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Antonio Rodrigues do Prado”, neste site.


BENTO DE FARIA NEVES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 178

Ano: 1787

Inventariante: Ana Maria de Oliveira

Local: Fazenda (...) São João del Rei.

Data do Óbito: 8-4-1787

Transcrito por : Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01 -

Abertura: Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Bento de Faria Neves de quem é inventariante sua mulher a viúva Ana Maria.

Data: 15-5-1787

Local: Paragem chamada as Faxinas das Três Pontas Aplicação da Senhora da Ajuda e Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Ana Maria, viúva (...).

 

fls. 03 - Declaração.

(...) declarou ela dita viúva inventariante que o falecido seu marido Bento de Faria Neves havia falecido em oito do mês de abril do presente ano de 1787 e que o mesmo havia falecido sem testamento.

 

fls. 03v. Filhos:

01- Maria Theresa de Faria, casada com José Ferreira Brito.

02- Ana Jacinta de Faria, casada com Francisco Afonso da Rosa.

03- Senhorinha da Costa Leite casada com Jose Joaquim dos Santos.

04- Manoel de Faria, solteiro, de 25 anos.

05- Francisco de Faria, solteiro, de 22 anos.

06- João de Faria, solteiro, de 20 anos.

07- Bento de Faria, solteiro, de 18 anos.

08- Amaro de Faria, solteiro, de 16 anos.

09- Theresa Maria, solteira, de 14 anos.

10- Brizida de Faria, solteira, de 05 anos.

 

fls. 09 bens de Raiz

- uma fazenda de cultura sita na paragem chamada as Faxinas das Três Pontas Aplicação da Capela da Senhora da Ajuda da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, a qual se compõem de uma morada de casas onde vive e assiste a viúva cabeça do casal Ana Maria, estas cobertas de telha com seu paiol (...) senzala e outras casas todas cobertas de capim, com três monjolos (...) arvoredos de espinhos (...), bananeiras (...) campos de criar (...),  matos virgens e capoeiras, que de uma parte, parte com a fazenda do Tenente Manoel de Souza das Neves, e da outra banda parte mais com a fazenda de Francisco Martins Coelho e de outra (...) com a fazenda de Manoel Jose da Silva e de outra banda  (...) com a fazenda de José Pereira de Brito (...).  1:400$000.

 

fls. 78

Diz Bento de Faria Neves, herdeiro do falecido seu pai Bento de Faria Neves que pela certidão junta mostra se achar casado e por isso emancipado e para haver a sua legítima requer (...).

 

fls. 79 e 79v.

Flavio Antonio de Moraes Salgado, Coadjutor atual desta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

Certifico que revendo os livros que servem para lançar os assentos dos casados achei em um deles a f. 166 um assento de teor seguinte:

Aos dez dias de fevereiro de 1791 nesta matriz, pelas duas horas da tarde assistiu o sacramento do matrimônio que com palavras de presente sem impedimento contraíram Bento de Faria Neves, filho legitimo de Bento de Faria Neves, já defunto, e Ana Maria de Oliveira - e Ricarda Felicia de Moraes, filha legítima do Alferes Nicolau Martins Saldanha e Ignacia Maria de Barros, já defunta, naturais e batizados nesta Freguesia de Santa Ana: procedendo as admoestações canônicas e Provisão do Ordinário receberam as bênçãos núpcias; foram testemunhas: Antonio Ribeiro da Costa e o Ajudante Francisco Gonçalves de Azevedo, de que fiz este assento que assinei, declaro que assistiu ao matrimônio o Reverendo Vigário José da Costa - o Coadjutor Flavio Antonio de Moraes Salgado.= E não se continha em o dito assento ao qual me reporto e o juro in fide Parochi.

Lavras 12 de maio de 1792

O Coadjutor Flavio Antonio de Moraes Salgado.

 

fls. 895

Diz Manoel de Faria Marins que no inventário que se procedeu por falecimento de seu pai Bento de Faria Neves, (...)

 

fls. 91

Diz Simão Martins  que pela certidão mostra estar casado com Brizida Angelica de Faria e como se acha pago da legítima do falecido seu pai Bento de Faria Neves quer (...).

 

fls. 92

Dizem Brizida Angélica de Faria, Thereza Vitória de Faria, Francisco de Faria Leite que necessitam por Certidão do seu Rev. Pároco da Freguesia das Lavras em como os suplicantes se acham casados e são filhos legítimos de Bento de Faria Neves já falecido, como também o teor do Assento de Batismo de Manoel de Faria filho do mesmo (...).

 

Certifico que em um livro desta Freguesia que ainda serve, a f. 35 achei o teor seguinte.

Aos três de fevereiro de 1796, na Capela das Três Pontas desta freguesia o Reverendo Manoel José Vieira com licença do Reverendo Vigário Jose da Costa de Oliveira pelas onze horas do dia assistiu ao Sacramento do Matrimônio que com palavras de presente contraíram Simão Martins Ferreira e Brizida Angélica de Faria desta freguesia: procederam as três canônicas admoestações e Provisão do ordinário e receberam as bênçãos nupciais. Foram testemunhas Ignacio Machado e Bento de Faria Neves como certificou o Reverendo assistente de que mandei fazer este assento que assinei. O Coadjutor Joaquim Dias de Oliveira e nada mais se continha no dito Assento ao qual me reporto, e juro in fide Parochi.

Lavras do Funil, 22 de Julho de 1800.

José Francisco Morato coadjutor atual.

 

fls. 96

Diz o Capitão Francisco Pereira da Silva por cabeça de sua mulher Teresa Maria, filha e herdeira de Bento de Faria Neves, pai e sogro dos suplicantes que quer (...).