PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º, § 9º, neste site


ANTONIO VILELA FRAZÃO
, tenente coronel

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1815

Nº de Páginas: 28

Testador: Tenente Coronel Antonio Vilela Frazão

Testamenteiro: Manoel Alves Carrijo

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu Antonio Vilella Frazão estando em meu perfeito juízo e entendimento e temendo-me da morte por moléstias que padeço provindas de uma avançada idade, e não saber a hora em que serei chamado a contas e querendo fazer meu Testamento e não podendo faze-lo com o meu próprio punho pedi e roguei a Agostinho Antonio dos Santos que por mim escrevesse e como testemunha se assinasse declarando nele a minha última vontade na forma seguinte.

Declaro que sou natural da Freguesia de São Martinho de Frazão Bispado do Porto Comarca de Penafiel, filho legítimo de Antonio Velho e de Maria João, já falecidos, e de presente morador na Aplicação de Santa Ana do Jacaré filial da Matriz da Vila de São Bento do Tamanduá Comarca do Rio das Mortes.

Declaro que fui casado com Dona Eufrásia de Jesus Maria conforme a Lei do Reino, de cujo consórcio tivemos seis filhos os quais são: Jacinta que foi casada com Manoel Gonçalves Parreiras, já falecido, e hoje casada com Girando Gonçalves de Oliveira. Maria que foi casada com o Capitão Alexandre Luís da Silva Alcobaça ambos já falecidos e tiveram cinco filhos os quais são: Manoel = Eulália casada com Francisco Dias dos Santos; = Francisco = Eufrásia e Maria. Felipa, que foi casada com o Capitão Antonio Rodrigues Neves, já falecida, e tiveram um filho por nome José. Joana, casada com Manoel Alves Carrejo. Páscoa, casada com Alexandre Gonçalves de Oliveira e Antonio; os quais todos são meus legítimos herdeiros, isto é, os filhos de Maria e de Felipa por cabeça de suas mães.

Rogo a Manoel Alves Carrejo queira ser meu Testamenteiro e em segundo lugar ao Capitão Antonio Rodrigues Alves, e em terceiro lugar a meu filho Antonio Villela Frazão (...).

Ordeno que meu corpo seja amortalhado em um Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...) e sepultado na Capela mais próxima ao meu falecimento (...).

(.............)

Declaro que tendo comprado a Fazenda denominada o Bão Jardim da Mata do Jacaré donde estou morando e porque da mesma fazenda remanesciam terras que não estavam cobertas com sesmaria e Antonio Alves da Silveira as pretendia eu as tirei em nome de minha filha Jacinta (...) porém nunca esta teve domínio naquelas terras (...).

(.............)

Declaro que tive no Arraial das Candeias uma casa de negócio e nela tive como caixeiro Antonio Gonçalves Cruz (...).

(.............)

Declaro que tenho gasto com meu neto Manoel Luís nos estudos, com todas as assistências para o fim de se ordenar quatrocentos e noventa e sete mil e setenta e um réis.

(.............)

Declaro que em antes de me casar tive uma filha natural por nome Ana Villela, a qual está casada com Domingos Moreira da Silva.

(.............)

Declaro que tenho umas lavras no Rio da Paraopeba em que sou sócio com o Guarda Mor José de Bastos e Oliveira nas quais tem três partes em a quarta parte a qual já declarei no Inventário.

(.............)

(...) por estar trêmulo da mão e não poder escrever bem pedi e roguei como já disse a Agostinho dos Santos que este por mim fizesse (...).

Engenho do Bom Jardim do Jacaré, 14 de Janeiro de 1811

Antonio Villela Frazão

 

Declaro mais que mandei para a minha chácara em tempo que deixei na mesma fazenda por fiel a José Francisco Lima quatrocentos barris de cachaça e cem arrobas de açúcar para dispor na mesma minha fazenda da Chácra e assim mais setenta e duas bruacas de sal de preço de seis oitavas naquele tempo.

(.............)

 

fls. 06 - Aprovação

Data: 22-01-1811

Local: Fazenda denominada o Engenho do Bom Jardim da Mata do Jacaré, Freguesia da Vila de São Bento do Tamanduá Comarca do Rio das Mortes em casas do Tenente Coronel Antonio Villela Frazão.

 

fls. 06v. Abertura

Aos Treze de Novembro de 1813 foi apresentado este Testamento com que faleceu o Tenente Coronel Antonio Villela Frazão (...).