PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO VIDAL, doutor

Testamento

 

Documento: Testamento

Testador: Doutor Antonio Vidal

in Familia Vidal Leite Ribeiro, Armando Vidal Leite Ribeiro - 1960, fls. 139

Digitado e resumido por: Projeto Compartilhar

 

Jesus - Maria - José. Saibão quantos este instrumento virem que sendo o anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil sette centos e noventa e nove aos onze dias do mes de mayo nesta villa de Barbacena estando eu com perfeita saude fiz esse testamento - Encomendo minha alma (...).

Instituo por meus herdeiros a meus irmaons na parte de meus bens que respectivamente lhes deixar depois de satisfeitos todos os meus legados pios e profanos.

Nomeyo para meus testamenteiros a meus irmaons o Reverendo Vigario Francisco Vidal, ao Sargento mor José Vidal e ao Alferes Manoel Vidal (...).

(.......)

Deixo a viúva do defunto Francisco Nunes e na sua falta a seus herdeiros cem mil réis por compensação a criação que fez a uma menina netta da ditta no caso de ser minha filha, do que assas duvido, mas ainda sendo a excluo de minha herança por nacer de coito danado e ser filha espurea, alem de ter em minha vida - pro dubio feito quando devia facer -

(encomendações pias).

(legados pios)

(.......)

Deixo a minha prima Donna Maria Barbara cem mil réis e os meus escravos Caetano e Epifanio para a servirem (...).

Deixo a meu irmão Manoel Vidal ou a seus herdeiros cem mil réis por herança (...).

Instituo meu universal herdeiro a meu irmão o Sargento Mor José Vidal (...).

Peço e rogo as Justiças de Sua Magestade fação cumprir este meu testamento: Barbacena era ut supra; Antonio Vidal Lage de Barbosa

 

Codicilio do Doutor Antonio Vidal

 

Declaro eu o Doutor Antonio Vidal Barbosa Lage que hé verdade prometi dar em São Paulo a huma mossa chamada Ritta que foi criada em casa de Jose Luiz e filha de Jacinta Borges em dote quando se cazasse o que eu lhe podesse dar sem taxar quantia certa pello que meu testamenteiro lhe mandará dar dos meus bens a quantia de cem mil réis, e como os que sabem da dita mossa são João Gonçalves Barros, o Sargento mor Thomaz Gonçalves e o Tenente Coronel Luis Antonio com informação de qual quer destes o meu testamenteiro satisfaça a dita quantia: declaro mais que devo esmollas ao Senhor Bom Jesus da freguezia digo Jesus de Iguapé e dos meus bens mandará meu testamenteiro dar lhe cincoenta mil reis.

(mais legados pios)

Declaro que devo ao Guarda mor Felisberto octenta mil reis (...) (legados aos escravos).

Declaro que paguei por meu tio o capitão Francisco Gonçalves Lage ao soldado Vital cobrador da Real Facenda a quantia de vinte mil reis de dizimos que o dito meu tio devia da Fazenda do Martello digo do Marmello, a qual quantia meu testamenteiro cobrará de minha tia Donna Theodora Maria e a entregará a minha tia Donna Lourença Clara de Albuquerque e Castro (...): Rogo a meu irmão e testamenteiro Sargento mor José Vidal Barbosa (...) queira aceitar a minha testamentaria (...) e por ser esta a minha ultima vontade quero que este meu codicilio seja unido ao meu testamento e tido como parte delle (...). E por me achar impossibilitado para escrever pedi ao Padre Vicente Coelho Gomes de Almeida que este por mim escrevesse e em meu nome assignasse sendo testemunha os serventes Joaquim Lima Rocha e Antonio Lima e perante mim foi lido este codicilio e que se acha conforme ao que tenho determinado. Belmonte em 14 de junho de 1808.

Como testemunha que este fiz a rogo do Dr. Antonio Vidal e em seu nome me assigno

Pe. Vicente Coelho Gomes de Almeida

Joaquim Lima Rocha

Antonio Lima

 

Termo de aprovação do testamento:

Data: 14-05-14-05-1799

Local: Vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Testador:Doutor Antonio Vidal Lage de Barbosa

Testemunhas: Guarda Mor José Antonio Fernandes; Thomé Mendes Jardim; Felisberto de Araujo Lima; Antonio Joaquim de Avilla; José Gonçalves Cortes; José Rodrigues Valle

 

Termo de abertura do testamento: 14-06-1808