PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “PedroTeixeira Nogueira”, neste site.


ANTONIO TEIXEIRA NOGUEIRA

e

JOSEFA JOAQUINA LOPES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário.

Ano: 1859

Caixa: 141

Nº de paginas: 108

Inventariada: Josefa Joaquina Lopes e Antonio Teixeira Nogueira

Inventariante: Manoel Joaquim do Nascimento

Local: Vila de São João del Rei.

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01 -

Inventário dos bens da falecida Josefa Joaquina Lopes viúva e testamenteira que era de Antonio Teixeira Nogueira, de que é seu testamenteiro Manoel Joaquim do Nascimento.

 

fls. 02

Diz Manoel Joaquim do Nascimento testamenteiro da falecida Josefa Joaquina Lopes, viúva e testamenteira que era de Antonio Teixeira Nogueira, falecido em 22 de Fevereiro de 1858 no Distrito da Onça deste Município onde ambos residiam (...).

 

fls. 05 - TESTAMENTO

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Josefa Joaquina Lopes, achando-me incomodada mas em meu perfeito juízo e entendimento ordeno o meu testamento pela forma e maneira seguinte:

(.............)

Sou natural e batizada na Matriz da Freguesia da Lage, filha legitima de Manoel Lopes Dias e Rita Maria do Nascimento, ambos já falecidos.

Sou viúva de Antonio Teixeira Nogueira há pouco falecido, de cujo matrimonio não tivemos filho nenhum.

(.............)

(...) desejo ser enterrada aonde for mais cômodo.

Nomeio por meus testamenteiro em primeiro lugar a meu sobrinho Francisco Teixeira Alves, em segundo lugar ao Capitão Manoel Joaquim do Nascimento e em terceiro lugar a Maximiano Moreira da Rocha (...)

E como não tenho herdeiros ascendentes e nem descendentes, por isso deixo os legados seguintes:

- Deixo a sobrinha de meu falecido marido Maria Joaquina de Jesus viúva e vive em companhia de meu cunhado Francisco de Paula Teixeira e aos seus quatro filhos: Ana, Maria, Francisco e José a quantia de cem mil réis.

- Deixo ao meu sobrinho e afilhado João Lopes, a quantia de vinte mil réis.

- deixo a Emerenciana e as suas quatro filhas Maria, Ana, Cristina e Rita moradoras no Arraial da Onça a quantia de cem mil réis.

- deixo a minha afilhada Rita, filha de meu falecido irmão Francisco Lopes a quantia de cem mil réis.

- deixo as minhas irmãs Ana Joaquina Lopes e Maria Lopes se existirem a cada uma delas a quantia de cem mil réis a cada uma e se não existirem meu testamenteiro repartirá essa quantia com as pessoas mais necessitadas deste distrito da Onça.

- deixo ao afilhado de meu falecido marido João filho de Francisco Antonio a quantia de vinte mil réis.

(.............)

- deixo o meu escravo João africano para servir ao meu cunhado Francisco de Paula Teixeira durante sua vida e por morte de meu cunhado ficará forro (...).

- deixo a minha escrava Rita cabra para servir a minha dita cunhada Josefa Joaquina de Jesus e as suas duas filhas Maria e Ana durante a vida destas e por morte destas a dita escrava Rita ficará livre (...).

Depois de cumpridos os meus legados e as minhas disposições meu testamenteiro repartirá o remanescente de meus bens com os pobres deste distrito mais necessitados.

(.............)

E por não saber ler nem escrever roguei ao Primeiro Tabelião Gustavo Ernesto Pereira da Silva que este por mim escrevesse (...).

Sitio da Boa Vista, Distrito da Onça, 06 de Março de 1858

Josefa Joaquina Lopes

 

fls. 08 Abertura

Aos quatorze dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e cinquenta e nove, abri este testamento com que faleceu a testadora Josefa Joaquina Lopes, em sua residência no sitio da Boa Vista, Distrito da Onça (...).

 

fls. 13 - Bens

Escravos: 04

 

Bens de Raiz:

 

fls. 39 - TESTAMENTO

 

(...) testamento solene com que faleceu no Distrito de São Francisco da Onça, termo desta cidade, Antonio Teixeira Nogueira (...)

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Antonio Teixeira Nogueira, nascido e batizado na Aplicação de São Francisco da Onça, termo da cidade de São João del Rei, filho legitimo de Manoel Teixeira Nogueira e Maria Thereza de Jesus, já falecidos, achando-me em idade avançada, mas em meu perfeito juízo disponho o meu testamento péla forma e maneira seguinte:

(.............)

Declaro que sou casado em face da igreja com Josefa Joaquina Lopes há perto de trinta anos de cujo matrimonio não temos filhos.

Declaro que por isso que não tenho herdeiros necessários e neste caso nomeio por minha universal herdeira da metade dos bens que possuo a minha mulher Josefa Joaquina Lopes e tambem a nomeio minha primeira testamenteira, em segundo lugar nomeio ao meu sobrinho Francisco Teixeira Lopes e em terceiro lugar ao meu irmão Francisco de Paula Teixeira, em quarto lugar a João Moreira da Costa

Declaro que o meu funeral será feito a vontade da minha herdeira e testamenteira.

(.............)

(...) pedi ao Reverendo Jose Francisco Lopes que por mim fizesse (...)

São João del Rei, 10 de Outubro de 1850

Antonio Teixeira Nogueira.

 

fls. 41 Subscrito

Testamento de Antonio Teixeira Nogueira, branco, casado com Dona Josefa Joaquina Lopes, morador na Aplicação da Onça, termo desta Vila (...).

 

Abertura:

Aos vinte e dois de Fevereiro de mil oitocentos e cincoenta e oito me foi dado este testamento com que faleceu Antonio Teixeira Nogueira (...).