PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO TEIXEIRA CARNEIRO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Ano: 1781

Caixa: 299

Nº de paginas: 28

Local: São João del Rei

Inventariante: Francisco Teixeira Carneiro

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Data: 14-7-1781

 

Declaração:

(...) o inventariado Antonio Teixeira Carneiro faleceu em Santo Antonio do Amparo atrás da Serra da Ibituruna com seu solene testamento (...)

 

BENS

- Escravos: 27

 

Bens de Raiz:

- uma morada nesta vila na paragem chamada a Prainha, que partem com um beco que sai para o morro e são térreas cobertas de telha com suas senzalas e mais pertences. 350$000

 

fls. 09 TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...)

Eu Antonio Teixeira Carneiro, sendo aos oito dias do mês de Março de mil setecentos e oitenta e um nesta Paragem chamada o Ribeirão do Amparo detras da serra da Ibituruna Capela de Santo Antonio Comarca do Rio das Mortes (...) faço este meu testamento da maneira seguinte:

Nomeio por meus testamenteiros uns órfãos em primeiro lugar a meu primo Francisco Teixeira Carneiro, morador na vila de São João del Rei,  em segundo lugar Domingos Alves Fontes e em terceiro lugar a Antonio João Coelho, todos moradores na dita vila (...).

Declaro que sou natural e batizado na vila e praça de Chaves, arcebispado de Braga, filho legitimo de Antonio Teixeira Carneiro e de Dona Maria de Medeiros, já falecidos.

Declaro que sou solteiro e nunca fui casado e menos tenho filhos ou herdeiros necessários que devam ser meus herdeiros.

Ordeno que meu corpo seja envolto em um lençol caso seja meu falecimento nesta paragem do Ribeirão do Amparo ou em outra qualquer parte a não ser na vila e caso que nesta suceda ser o meu falecimento será o meu corpo envolto em o Habito de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...) e sepultado na minha Capela (...).

Declaro que possuo uma negra por nome Antonia nação Mina e uma crioula por nome Florencia as quais se acham na vila de São Paulo em poder de Dona Clara Antonia viúva que ficou do Doutor Cito (?) e como eu tenho cá em meu poder da dita Dona Clara duas criolas ficarei com estas e ela com essas duas escravas que lá tem em seu poder como dito acima.

Declaro que tenho uma morada de casas na vila de São João del Rei em uma Paragem chamada a Prainha com senzalas, muros as quais casas estão a titulo de Antonio João Coelho pelos pagar porem o mesmo sabe e é muito verdade que são minhas e eu dei o dinheiro ao dito para os pagar de que tenho clareza (...).

(..................)

09 de Setembro de 1769 (sic)

... pedi ao licenciado Domingos Francisco Lopes que este escrevesse (...).

 

ABERTURA

Certifico que abri este testamento com que faleceu o testador Antonio Teixeira Carneiro (...) aos 16 de março de 1781

 

DIVIDAS ATIVAS

- Antonio de Mesquita dos Santos 100$000

- Antonio de Mesquita dos Santos 101$825