PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Os Araújo Martins e Araújo Sampaio” Cap. 1º, e “Manoel Alves Valle”, neste site

 

ANTONIO TAVARES DA SILVA

e

MICHAELA ROSA DE JESUS

Processo Matrimonial

 

Arquivo da Cúria da Diocese de Campanha – MG - AIU - LPM 04

Processos de Dispensa de Impedimentos Matrimoniais

Aiuruoca - MG - 1810 a 1814

Oradores: Antonio Tavares da Silva e Michaela Rosa de Jesus

Ano: 1814

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela

 

Consangüinidade em segundo grau mais afinidade ilícita em segundo grau. O orador conheceu casualmente uma sobrinha da oradora.

 

Orador- filho legitimo de Domingos Tavares de Jesus e Ludovina Preta de Morais. Viúvo pelo falecimento de sua mulher Ana Rosa da Conceição, nascido e batizado na Capela da Madre de Deus;

Oradora – Filha legitima de Francisco de Araújo Martins e Luzia da Conceição nascida e batizada em Aiuruoca, onde moram os dois oradores.

 

Assento – livro suplementar de batizados fl. 26 – Em 1776 pouco mais ou menos, na Capela do Espírito Santo da Freguesia de Lavras de licença, o padre Jose Manoel batizou ...a inocente Micaela, filha legitima de Francisco de Araujo Martins e Luzia da Conceição, foram padrinhos – Manoel Machado Toledo e Gertrudes Maria, mulher do mesmo. E por não se lançar o assento em tempo fiz esse – vigário Jose de Abreu e Silva.

 

Assento de óbito – Livro atual de óbitos de São João Del Rei- fl.90 – a 2 de fevereiro de 1814, faleceu Rosa Maria da Conceição. Idade 50 anos mais ou menos, casada com Antonio Tavares da Silva, morador na Capela de São Vicente. Foi sepultada na matriz desta Vila de São João Del Rei. Assina vigário Joaquim.(?)..Amaral Gurgel.