PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO RODRIGUES MOREIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1733

Caixa: 167

Inventariado: Antonio Rodrigues Moreira

Inventariante: Manoel da Costa Pacheco

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: mais ou menos 300

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do finado Antonio Roiz Moreira (...)

Data: 02-05-1733

Local: Vila de São João del Rei em casas de morada que foram de Antonio Rodrigues Moreira.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou ele inventariante que o dito Antonio Roiz Moreira faleceu aos quinze dias do mês de Abril deste presente ano de mil setecentos e trinta e três, com Testamento (...).

 

Herdeira:

01- Quitéria, de idade de pouco mais ou menos de sete anos.

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento virem que sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e vinte e nove anos Eu Antonio Rodrigues Moreira estando bom, de pé, em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu, temendo-me da morte que a todos é comum e desejando por a minha alma no caminho da salvação por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim quer fazer e quando será servido de me levar para si, faço este meu Testamento na forma seguinte:

(..............................)

Rogo a Manoel Borges de Souza e a Pedro de Amorim Dantas e a Manoel da Costa Pacheco, moradores nesta Vila de São João del Rei; e nas Catas Altas a Bento Ferraz Lima e a Thomé Fernandes do Valle, por serviço de Nosso Senhor e por me fazer mercê queiram ser meus Testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar desta Vila onde sou freguês e amortalhado no Hábito de Santo Antonio (...).

(..............................)

Declaro que sou natural da Freguesia do Passo de Souza, Termo do Porto, batizado na dita freguesia, filho legítimo de Antonio Rodrigues e sua mulher Ana Moreira minha mãe, já defuntos.

Declaro que sou solteiro e ao presente tenho uma mulatinha chamada Quitéria, filha de uma preta, de nação congo, chamada Luzia a quem já passei sua carta de alforria (...) e a dita menina Quitéria, por descargo de minha consciência a nomeio por minha filha e como tal a declaro e instituo por minha herdeira forçada e universal.

(..............................)

Declaro que depois de pagas minhas dívidas e cumpridos meus legados e satisfeito tudo o que neste meu Testamento declaro e ordeno, tudo o mais que ficar líquido de minha fazenda se entregará a dita minha filha Quitéria a quem torno a nomear e instituo por minha herdeira universal; e no caso que a dita minha filha Quitéria seja falecida nomeio e instituo por minha universal herdeira a minha irmã Maria Moreira, e sendo esta também falecida quero e instituo minha alma por minha universal herdeira de todos os meus bens.

(..............................)

São João del Rei, 12 de outubro de 1729

Antonio Rodrigues Moreira

 

fls. 07v. - Abertura

Aos quinze dias do mês de Abril de mil setecentos e trinta e três anos em a Capela de Santa Rita do Rio Abaixo Termo da Vila de São José aí foi apresentado o Testamento (...) por ter falecido da vida presente Antonio Rodrigues Moreira (...).

 

fls. 12v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas coberta de telha com suas senzalas cobertas de capim e quintal, sitas na prainha desta dita vila 120$000

 

fls. 36 - Auto de Contas

Data: 11-06-1736

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Manoel Pinto Nunes

Da Órfã: a órfã Quitéria esta aprendendo a cozer em casa de Mariana Lopes, viúva que ficou do Ajudante Manoel Pereira, moradora nesta vila.

 

fls. 46

Diz Manoel Pinto Nunes como Tutor da menor chamada Quitéria, que ficou de Antonio Roiz Moreira, que entre os mais bens que se acharam por falecimento deste se inventariaram uma morada de casas térreas, de pau a pique, sitas na Rua da Prainha, entre as do ferreiro que ali mora e Antonio Acenso (...).

 

fls. 104

Diz Ant.º de Almeida Campos, como cabeça de sua mulher Quitéria Rodrigues, órfã que ficou do defunto seu pai Ant.º Rodrigues (...).

 

fls. 107

Diz Quitéria Rodrigues, moça parda e forra, filha do inventariante (...).