PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 8º § 9º, neste site.

 

ANTONIO RODRIGUES DA SILVEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1826

Caixa: 259

Nº de Páginas: 72

Inventariado: Antonio Rodrigues da Silveira

Inventariante: Catarina de São José

local: São Miguel do Cajurú

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01-

Inventário dos bens do falecido Antonio Rodrigues da Silveira, de quem ficou viúva e é inventariante sua mulher Dona Catarina de São José.

Data: 31 de Julho de 1826

Local: Aplicação de São Miguel do Cajurú da Freguesia e Termo da Vila de São João del Rei, onde mora a viúva.

 

fls. 01v. - Declaração

(...) e logo declarou que o inventariado seu marido havia falecido sem testamento no dia vinte e quatro de Fevereiro do corrente ano de mil oitocentos e vinte e seis (...).

 

fls. 03v.; - Filhos:

01- Dona Ana Cândida da Silveira, de idade de dez anos pouco mais ou menos (depois casada com João Silvério de Carvalho).

02- Dona Joana Felisbina da Silveira, de idade de oito anos, pouco mais ou menos (depois casada com Francisco Alves Pedroso).

03- Francisco Rodrigues da Silveira, de idade de três anos, pouco mais ou menos.

04- Dona Mecias Jesuina da Silveira, de idade de dois anos, pouco mais ou menos.

05- Dona Simplires Generosa da Silveira, de idade de um ano pouco mais ou menos (depois casada com Zeferino de Souza Nogueira).

 

fls. 07 - Bens de Raiz

- uma parte de terras de cultura e de criar que tocou a ela inventariante por herança de seu pai na Fazenda do Engenho do Cajurú e suas benfeitorias  95$607 ½

- outra parte de terras de cultura e de criar que tambem tocou a ela inventariante nas terras místicas a mesma Fazenda do Engenho do Cajurú acima declarada, cujas terras foram compradas a Dona Ana Joaquina Rosa  33$896

- outra parte de terras na Fazenda de cultura e de criar denominada o Tejuco, ao pé do Morro do Chapéu, que tambem tocou a ela viúva inventariante por herança de seu pai.  93$666 ½

- uma morada de casas de vivenda, por acabar, com cozinha, paiol e senzalas, tudo coberto de capim, com quintal cercado por um lado do valo, e o mais de cerca de madeira, edificado tudo em terras do Capitão Francisco de Carvalho Duarte  60$000

 

Dividas Ativas

- o Capitão Francisco de Carvalho Duarte por obrigação para pagar quando ela inventariante sair das terras do mesmo em que mora 300$000

- Graciano Alves de Moraes  140$000

 

Dividas Passivas

- Silvério Pereira da Costa  246$000

- Francisco José Dias  294$455

- Ordem Terceira da São Francisco  35$650

- Alferes José da Silva Braga 34$030

 

* Parentes da Inventariante (extraídos de uma justificação):

- Alferes Antonio Moreira da Silva Rabello, branco, casado, natural do Bispado e Comarca de Aveiro e morador na Aplicação do Cajurú, vive de lavoura, criar e negócio, 38 anos. Disse ser compadre e cunhado da inventariante.

- Manoel Jacinto de Carvalho, branco, casado, natural desta Freguesia e morador na de Carrancas, vive de lavoura, criar e negócio, 42 anos. Disse ser primo da inventariante.

 

Monte: 6:667$590

 

fls. 25v; Auto de Contas

Data: 16 de Abril de 1833

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Dona Catharina de São José, mãe dos órfãos.

Dos Órfãos:

- (...) a herdeira Dona Ana Cândida da Silveira se acha casada com João Silvério de Carvalho (...).

- (...) a herdeira Dona Joana Felisbina da Silveira se acha hoje com a idade de quatorze para quinze anos, no estado de solteira, vivendo em companhia dela mãe tutora aonde se emprega nos serviços próprios do seu sexo (...).

- (...) o herdeiro Francisco Rodrigues da Silveira se acha com a idade de nove para dez anos em companhia dela mãe e tutora aprendendo a ler, escrever e contar (...).

- (...) a herdeira Dona Mecias Jesuina da Silveira se acha com a idade de oito para nove anos, em companhia dela mãe e tutora, aplicando-se tambem em aprender a ler, escrever e contar, e aquelas prendas próprias do seu sexo e idade.

 

fls. 32v. Auto de Contas:

Data: 16 de Agosto de 1836

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Dona Catarina de São José

- dos órfãos:

- (...) a herdeira Dona Joana, dezessete para dezoito anos se casou com Francisco Alves Pedrosa.

- (...) o herdeiro Francisco se acha com a idade de treze anos, morando em companhia dela mãe, sabendo já ler, escrever e contar.

- (...) a herdeira Dona Mecias, 12 anos, vivendo em companhia dela mãe, onde aprender ler, escrever (...).

- (...) que a herdeira Dona Simplires Generosa da Silveira se acha com a idade de onze anos vivendo e morando em companhia dela mãe, onde aprendeu e sabe tambem ler, escrever e contar e se ocupa dos serviços próprios do seu sexo e idade.