PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Gracia e João Garcia Duarte” II, neste site.

 

ANTONIO RABELO DE CARVALHO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1798

Caixa: 46

Nº de Páginas: 44

Inventariado: Antonio Rebelo de Carvalho

Inventariante: Mariana Antonia de Jesus

Local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Rebelo de Carvalho de quem ficou viúva e é inventariante sua mulher Mariana Antonia de Jesus.

Data: 27 de Abril de 1798

Local: Paragem chamada Pirapetininga, Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

fls. 01v. Declaração

(...) declarou que seu marido havia falecido sem Testamento em dias do mês de Março do ano pretérito de mil setecentos e noventa e seis (...).

 

fls. 02 Filhos:

01- Francisco, de idade de onze anos

02- Antonio, de idade de dez anos

03- Ana, de idade de nove anos

04- Maria, de idade de sete anos

05- Mariana, de idade de seis anos

06- Inácia, de idade de quatro anos

07- Floriana, de idade de dois anos

 

fls. 03v. - Bens de Raiz

- uma fazenda de cultura e criar sita na Paragem chamada o Maranhão da Freguesia de Ouro Fino do Julgado de Santana do Sapucaí desta Comarca, com todos os seus pertences que consta de uma escritura passada ao falecido inventariado  285$000

 

Monte Mor:  1:454$700

 

fls. 13

Diz o Tenente João Garcia Duarte que por ser tutor dos órfãos de Antonio Revelo de Carvalho e de Mariana Antonia de Jesus, filha do Suplicante (...).

 

fls. 15

Dizem Francisco Rebello de Paula e Manoel Cardoso da Silva por si e por cabeça de sua mulher Maria Theresa de Jesus (...) herdeiros do falecido (...).

 

fls. 16

Diz Francisco Rebello de Paula filho legitimo de Antonio Rebello de Carvalho e de sua mulher Mariana Antonia de Jesus, casado com Cândida Maria de Jesus (...)

 

fls. 16 Certidões

Certifico que no Livro dos Casamentos a folha 189 se acha o assento do teor seguinte:

Aos sete de Agosto de mil oitocentos e nove na Ermida dos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José, filial da Freguesia da Vila de Campanha, o Reverendo Coadjutor Antonio José dos Santos de licença minha assistiu ao sacramento do matrimônio que com palavras de presente celebraram - Francisco Rebello de Paula, filho legítimo de Antonio Rebello de Carvalho e Mariana Antonia de Jesus, ambos nascidos e batizados nesta Freguesia das Lavras do Funil, precederam as três canônicas admoestações e Provisão do ordinário, receberam as bênçãos nupciais. Foram testemunhas Manoel Cardoso da Silva e o Capitão Ignacio Correa Oximenes de que fiz este assento que assinei. O Vigário José da Costa Oliveira

 

fls. 16v.

Certifico que no mesmo Livro a folha 156v. se acha o assento do teor seguinte:

Aos vinte e oito de Novembro de mil oitocentos e três na Capela de São Miguel do Cajurú, filial da Matriz da Vila de São João del Rei o Reverendo Isidoro Correa de Carvalho com licença do Reverendo Vigário das Lavras do Funil pelas duas horas da tarde assistiram o Sacramento do Matrimônio que com palavras de presente contraíram Manoel Cardoso da Silva e Maria Theresa de Jesus, ele filho legítimo de José Cardoso da Silva e Mariana de Jesus e ela filha legítima de Antonio Rebello de Carvalho e Mariana Antonia de Jesus. Ambos naturais e batizados na Freguesia de Lavras do Funil, precederam as três canônicas admoestações e Provisão do ordinário, receberam as bênçãos nupciais. Foram testemunhas João Garcia Duarte e José Francisco Junqueira, de que fiz este assento que assinei. O Coadjutor José Francisco Morato.

 

fls. 19

Diz Antonio Rebello de Carvalho que no inventário que se procedeu nos bens de seu pai do mesmo nome (...).

 

fls. 20 - Certidão

Certifico que revendo o Livro dos Batizados desta Matriz nele achei o assento do teor seguinte:

Aos onze de Março de mil setecentos e oitenta e oito na Capela do Favacho o Padre Francisco Antonio Junqueira de licença batizou e pos os santos óleos a Antonio, filho legitimo de Antonio Rabello de Carvalho e Mariana Antonia de Jesus, foram padrinhos José Francisco Junqueira e Luzia Maria de Jesus, todos desta freguesia, de que fiz este assento que assinei.

O Coadjutor Manoel Moreira Prudente.