PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Inácia de Jesus Mattos”, neste site


ANTONIO PEREIRA FURTADO

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei – caixa 96

Inventariado: Antonio Pereira Furtado

Inventariante: Inácia de Jesus - viúva

Data do Inventario – 20 de Fevereiro de 1738 - inicio

Local – Sitio Cabeceiras do Rio Grande

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2006

 

Declarou a viúva, neste sitio chamado As Cabeceiras do Rio Grande que ficou defunto Antonio Pereira Furtado, faleceu sem testamento em dezembro de 1737 e os filhos que ficaram são menores. Duas fêmeas e Três machos a saber:

1- Antonio Pereira Furtado, com 11 anos mais ou menos;

2- Francisco Pereira Furtado, com 10 anos mais ou menos;

3- Manoel Pereira Furtado, com 2 anos mais ou menos;

4- Maria Pereira Furtado, com 7 anos mais ou menos;

5- Ana Pereira de Jesus com 5 anos.

 

BENS

- Prata -4$000 – 6 colheres;

-5 armas de fogo – 40$000

-Um par de pistolas – 10$000;

-Duas selas – 25$000

-73 porcos – 154$000

-15 escravos;

-Sitio chamado Cabeceiras do Rio Grande – 450$000

 

MONTE MOR – 2:998$615

 

Tutor dos órfãos. Capitão Mor João de Matos

 

-Diz O tutor que a viúva se acha casada com Manoel Caetano da Costa morador no Onça e pede para que o padrasto seja nomeado novo tutor.

 

Contas em 1744 – Tutor Manoel  Caetano da Costa - Todos os órfãos vivem em poder dele tutor e de sua mãe por ser ele casado com a viúva. As legitimas foram arrematadas e postas a juros que rendem 16$660 reis ao ano para cada um dos herdeiros.

 

Diz Antonio Pereira de Matos(sic) filho legitimo de Antonio Pereira Furtado e de Inacia de Jesus de Matos que se acha casado com licença deste juízo com Micaela Arcangela da Rocha moradora no Onça. E pede quitação no inventario.

 

Jerônimo de Fonseca Alz. Coadjutor desta paroquial de São João Del Rei, certifico que vendo o livro eu serve aos assentos dos casados desta freguesia a fl 52 achei um assento do seguinte teor: Aos 4 de Outubro de 1746...na Capela de Santo Antonio da Bertioga da Freguesia da Borda do Campo de licença em presença do Reverendo Padre Manoel Pereira de Azevedo, Capelão da dita Capela...se receberam em matrimonio Antonio Pereira de Matos natural e batizado nesta freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João Del Rei, filho legitimo de Antonio Pereira Furtado e de Inacia de Jesus com Micaela Arcângela natural e batizada na mesma freguesia, filha natural de Maria da Rocha preta forra, foram testemunhas Francisco de Mendonça e Sá e o Capitão Sebastião Gonçalves Pinto, todos desta freguesia.

 

Dizem Maria Pereira do Nascimento e Ana de Jesus com assistência de seus maridos Pedro Francisco Lima e Manoel Vaz Lisboa

 

Diz Manoel Caetano da Costa como tutor.....que a órfã Maria Pereira do Nascimento por ter idade ...tem ajustado casamento com Pedro Francisco Lima...pede licença.

 

Diz Manoel Caetano da Costa que a órfã Ana Pereira de Jesus esta ajustada para se casar com Manoel Vaz Lisboa....

 

Novo tutor nomeado em 1752 – Brás Alves Antunes

 

Francisco Pereira de Matos e Manoel Pereira de Matos dizem que são maiores e pedem quitação no inventario dos Bens que herdaram de seu pai. Antonio Pereira Furtado.