PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 3º § 6º; e “Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha”, neste site.

 


ANTONIO PEREIRA DA CUNHA, capitão

e

THEREZA MARIA DUARTE

Inventários

 

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL PROF.ALTAIR JOSÉ SAVASSI

Caixa:55               Ordem: 18              Ano: 1812                ofício; n/c           Cód.: 2SVC

Documento: Inventário

Inventariada: Thereza Maria Duarte

Inventariante: Antonio Pereira da Cunha (capitão) – viúvo

Transcrito por Erlaine Januário a pedido de Bartyra Sette

 

f.1

Local e data: 23-Junho-1812, Fazenda de Joam Alves da freguesia e Termo da Vila de Barbacena

 

f.2

Declaração da Inventariante

Data de falecimento: em dias de Janeiro do corrente ano

Faleceu sem testamento

 

Filhos:03

Maria, 07 anos

Marianna, 05 anos

Anna, 02 anos

 

Natural das partes da Vila de São João Del Rei

Estado conjugal: casado

 

f.8

Bens de Raiz

Um sítio que foi de Luiz Coelho Maxado que se compõem de capoeiras e campos com casas de vivenda cobertas de telha que partem por um lado com as terras e fazenda, do alferes Joam Farto e seus irmãos e por outro com Antonio Dias Tostes e por outro com as de Dona Jeronima Maria Alves e com quem mais deva e haja de partir e confrontar, valor 800$000

Uma parte de terras que comprou na fazenda Carralinho [sic.] que se compõem de capoeiras cujas partem de um lado com as terras de Francisco Pereira dos Santos e por outro com as de Constantino Jose da Costa, valor 750$000

Um quinhão que tem ele inventariante pai nesta fazenda em que vive e mora entrando um monjolo que lhe pertence, valor 870$000

 

f.27v

Senhor Sargento-Mor Juiz de Órfãos

                                                               “Como faleceu o viúvo inventariante sirva-se Vossa Majestade determinar o que se deve fazer a benefício dos órfãos Vossa Majestade mandara o que ser servido. Barbacena, 19-Fevereiro-1816.”

 

f.28v

Senhor Juiz Municipal Juiz de Órfãos

“No inventário que se procedeu por falecimento de Antonio Pereira da Cunha já se acha como tutor que é Lourenço Pereira da Cunha tio legítimo das órfãs Vossa majestade mandará o que foi justo. Barbacena, 26-Março-1816.”

 

 

ANTONIO PEREIRA DA CUNHA, capitão

Inventário

 

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL PROF. ALTAIR JOSÉ SAVASSI

Caixa: 43                   Ordem: 20            Ano: 1815              Ofício:n/c              Cód.:2ªSVC

Documento: Inventário

Inventariado(a): Cap. Antonio Pereira da Cunha

Inventariante: D. Joanna Baptista Noronha Negreiros – viúva

Transcrito por Erlaine Januário a pedido de Bartyra Sette

 

Fora casado duas vezes

Nome da 1ª esposa: Dona Thereza Maria Duarte

Local: fazenda João Alves, Termo da Vila de Barbacena, em casas de morada da viúva, 30-Outubro-1815  //f.1

 

f.2

Declaração da Inventariante

Data de falecimento: 10-Julho-1815, em a freguesia de Barbacena

Faleceu com testamento

Natural: freguesia de Barbacena

Filhos do 2º matrimônio: não houve

 

Filhos do 1º matrimônio e herdeiros:

Maria Antonia, 10 anos

Mariana, 08 anos

Anna, 06 anos

 

Filha natural antes do 1º e 2º matrimônio: Joaquina Beralda da Santa Anna, casada com Manoel Jose Dutra.

 

f.8

Bens de Raiz

Sitio que foi de Luiz Cuelho, valor 400$000

 

Metade de terras que comprou na fazenda do Currralinho, valor 375$000

 

Metade de quinhão da fazenda de Alves , muinho e mais benfeitorias, valor 345$000

Fazenda Paciência e Cachoeirinha que lhe tocou na partilha da legítima paterna, valor 135$000

 

f.9v e f. 10

Termo de Tutela

Tutor: Manoel Jose Pereira – tio das órfãs

 

f.10

Cópia do Testamento

Filiação: Francisco Pereira da Cunha e D. Anna Maria de Jesus, ambos falecidos//f.10v

Natural: freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena

 

f.11

Declarações

“declaro que comprei umas terras a meu cunhado Manoel José Pereira de que ainda lhe resta.”

 

Nomeação de testamenteiros

1) Manoel Jose Pereira – cunhado

2) Reverendo Gonçallo Correa de Carvalho – cunhado

3) Francisco Correa Netto – cunhado

 

f.11

Disposições testamentárias

O corpo será sepultado na Igreja matriz desta freguesia

 

f.11v

Legados

Dará a minha afilhada Anna, filha de João Gomes do Nascimento, valor 10$000

 

f.12

Local e data do testamento:

Cachoeirinha, 17-Junho-1815

 

f.23

“Diz Manoel Jose Pereira, que assinando termo de tutela dos órfãos do Capitão Antonio Pereira as Cunha (...), mas agora a contasse falecer mulher do suplicante, deixando-lhe seis filhos menores, de menos de sete anos (...) não pode servir como de a dita tutoria (...) nomeando outro que seja apto para isso.

Barbacena, 26-Fevereiro-1816.”

 

f.24v

Termo de Tutela

Tutor: Alferes Lourenço Pereira da Cunha, tio das órfãs

 

f.59

Menciona o falecimento do Padre Francisco Pereira da Cunha

 

f.78

“Certifico, que revendo o Livro dos Assentos de Casamentos, que atualmente serve nele f.174 se acha seguinte: aos onze dias do mês de Novembro de mil oitocentos e vinte e dois na capela do Curral Novo, filial desta matriz de Barbacena pelas 11 horas do dia, pouco mais ou menos o padre Jose Ferreira Campos de licença do Reverendo Vigário, em presença das testemunhas Pe. Gonçalo Correia Netto, e Lourenço Pereira assistiu ao matrimônio, que entre si contraíram Antonio Jose Dutra, filho natural de Joaquina Beralda de Santa Anna, desta freguesia, e Marianna Thereza filha dos falecidos Antonio Pereira da Cunha, e Thereza Maria Dutra (?), da mesma freguesia. Tudo em virtude do Prod.mo, onde foram dispensados dos impedimentos de consaguiniedade em igual grau misto de primeiro, e em segundo grau mesmo terceira de linha transversa, e receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano. É o que consta do original, que foi por mim lançado e assinado. Barbacena, 18 Fevereiro de 1823.

Jose Joaquim Ferreira Armonde”

 

f.86

“Dizem Jose e Leonardo Furtado Costa que precisam que reverendo pároco da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Engenho do Mato lhe passe por certidão o teor dos Assentos de seus batismos que haverem de se habilitarem, e receberem sua legítimas de seus sogros falecidos Cap. Antonio Pereira da Cunha, e sua mulher com cujas herdeiras são casados.”

09-Fevereiro-1825.

 

“Certifico que revendo Livro 3º dos batizados desta freguesia nele a folha 66 se achava assento seguinte: Aos três de Julho de mil oitocentos e quatro batizei e pus os Santos Óleos a Jose Simplicia dos Reis: foram padrinhos Francisco Jose Nunes, e Victoria Maria de Jesus dados desta freguesia, e para constar fiz este assento era et supra= O vigário Miguel Antonio de Paiva = Item a folha 78 do mesmo livro se acha o original= Aos trinta e um dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e seis batizei, e pus os Santos Óleos a Leonardo inocente filho legítimo de Leonardo Furtado Costa, e Dona Maria Simplicia dos Reis nasceu a quatro dias do dito mês: foram padrinhos o reverendo padre Francisco Antonio Ferreira pela procuração, que deste apresentou o capitão Mariano Jose Ferreira, e Ignacia Maria da Assumpção todos moradores nesta freguesia, de que para constar fez este assento, era et supra= O Vigário Miguel Antonio de Paiva. Nada mais continham os sitos assentos, que bem, e fielmente aqui transcrevi do mencionado Livro a que me reporto, e juraram os suplicantes que requereram as referidas certidões não serem para causa erime[?]. é verdade o referido que a afirmo in fide Parochi. Freguesia da Assunção do Engenho do Mato, 20-Fevereiro-1815.”

O Vigário Manuel da Silveira Gatos

 

 

f. 87

“Certifico que revendo o Livro 5º dos Assentos dos casamentos celebrados nesta paróquia nele a folha 195 verso o acha um do teor seguinte= Aos seis de Setembro de 1824, as 11:00 do dia, depois de feitas as diligências e habilitações do estilo, na capela de Nossa Senhora do Rosário do Curral filial desta matriz de Barbacena, o padre Jose Ferreira Campos, de Licença minha, assistiu ao Sacramento do matrimônio que com palavras de presente entre si contraíram o Leonardo Furtado da Costa filho legítimo de Leonardo Furtado da Costa e de Maria Simplicia dos Reis, e Anna Joaquina filha legítima do Capitão Antonio Pereira da Cunha, e de Thereza Maria Duarte já falecidos; sendo de tudo testemunhas Urbano da Silva Reis, e Antonio da Silva Reis, receberam as bênçãos nupciais: e para constar mandei fazer este assento, que assinei. O Vigário Antonio Marques de SamPaio. E nada mais se continha  em o dito livro, a que me reporto, e a cuja margem fica esta averbada, e afirmo todo o referido in fide Parochi. Barbacena, 17-Janeiro-1825

O Vigário Antonio Marques de Sampaio.”

 

f.88

“Certifico, que revendo o Livro 5º dos assentos dos casamentos celebrados nesta Paróquia, nele a folha 195 se acha um do teor seguinte: Aos seis dias do mês de Setembro de mil oitocentos e vinte e quatro as onze horas do dia, depois de feitas todas as diligências, e habilitações do estilo, na capela de Nossa Senhora do Rosário do Curral filial desta matriz de Barbacena, o Padre Jose Ferreira Campos, de licença minha, assistiu ao Sacramento do Matrimônio, que com palavras de presente contraíram entre si= Jose Rodrigues da Costa filho legítimo de Leonardo Furtado da Costa, e de Maria Simplicia dos Reis, e Maria Felisbina filha legítima do Capitão Antonio Pereira da Cunha, e de Thereza Maria Duarte, já falecidos; e lhes deu as bênçãos nupciais, tudo na presença das testemunhas Urbano da Silva Reis, e Antonio da Silva Reis: de que mandei fazer este assento, que assinei o vigário Antonio Marques SamPaio. E nada mais se continha em o dito assento, que fielmente aqui fez copiar do próprio Livro, a que me reporto, e a cuja margem fica esta averbada, e afirmo todo o referido in fide Parochi.

Barbacena, 17-Janeiro-1825

O Vigário Antonio Marques de SamPaio”