PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado, Cap. 2º, neste site

 

ANTONIO MOREIRA RIBEIRO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1786

Caixa: 213

Nº de Páginas: 226

Inventariado: Antonio Moreira Ribeiro

Inventariante: Juliana de Souza Soares

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 02

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Moreira Ribeiro de quem é inventariante a viúva sua mulher

Data: 23-02-1786

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 02v. - Declaração

Declarou ela dita Inventariante que seu falecido marido tinha morrido no dia vinte e um do mês de janeiro do presente ano de mil setecentos e oitenta e seis e que morreu com seu Testamento e que o dito seu marido era natural e velho (...).

 

Filhos:

01- Antonio Moreira, de idade que disse ter dez anos.

02- Mariana M. de Souza, de idade de seis anos.

 

fls. 06v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas nesta vila de São João del Rei sita na Rua chamada a da Cachaça aonde mora dita viúva inventariante:  500$000

- outra morada de casas também sita nesta vila de São João del Rei na mesma rua chamada a da Cachaça cujas casas são cobertas de telhas, assoalhadas e forradas: 200$000

- outra morada de casas sitas nesta mesma vila de São João del Rei na mesma rua da Cachaça, cobertas de talhas, forradas e assoalhadas:  240$000

- outra morada de casas sitas nesta mesma vila de São João del Rei na rua chamada a Rua de São Miguel, coberta de telhas e assoalhadas  72$000

 

fls. 25v. - Adição de Bens

- uma fazenda sita nesta Parage chamada o Mundo Vira, Aplicação de São Gonçalo da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes que se compõem de casas de vivenda e está coberta de telha com suas senzalas, estas cobertas de telha, seu paiol também coberto de telha, casa de carro também coberta de telha com várias cozinhas estas cobertas de telha com dois moinhos estes cobertos também de telhas com seu pomar que se compõem de cercas, árvores de espinhos, algumas bananeiras, com seus matos virgens, algumas capoeiras e campos de criar:  2:300$000

- dentro da mesma fazenda de que se trata, uma casa que serviu de engenho, esta se acha com todos os seus pertences, cobertas de telha  253$200

 

fls. 27 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu Antonio Moreira Ribeiro estando em meu perfeito juízo e entendimento e com enfermidade grave, ainda que de pé e querendo dispor dos bens temporais que Deus Nosso Senhor foi servido dar-me e penetrado das verdades da religião em que protesto viver e morrer como católico romano, disponho e faço este meu Testamento pelo modo seguinte:

(..........)

Sou natural e batizado na Freguesia de Agil Lugar de Vargem, Termo de Basto Arcebispado de Braga, filho legítimo de Gonçalo Ribeiro e de sua mulher Maria Moreira, já defuntos.

Sou casado com Dona Juliana de Souza Soares, em face da igreja, de cujo matrimônio tenho dois filhos: Antonio e Mariana aos quais instituo e constituo meus legítimos e universais herdeiros das duas partes de meus bens.

Para Testamenteiros desta minha última vontade primeiramente em primeiro lugar a minha dita mulher Dona Juliana de Souza Soares e a meu compadre Marcos de Souza Magalhães e Thomas Mendes (...).

Outrossim nomeio para Tutores dos ditos meus filhos menores a sobredita minha mulher e meu compadre Marcos de Souza Magalhães (...).

(..........)

Ordeno que meu corpo seja sepultado com Hábito da Irmandade Terceira na Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo desta vila (...).

(..........)

Deixo por esmola pelo amor de Deus a minhas irmãs o seguinte: a minha irmã Mariana Moreira cinquenta mil réis; a minha irmã Luiza Ribeira cem mil réis que repartirá com suas filhas; a outra irmã Josefa Ribeira cento e vinte mil réis para ela e suas filhas; a última irmã Maria Ribeira cinquenta mil réis tambem para ela e suas filhas (...).

Deixo a minha cunhada Mariana de Almeida e Silva, filha do defunto Coronel Marcos de Souza Magalhães, por esmola pelo amor de Deus cem mil réis para ajuda do seu dote.

Deixo por esmola pelo amor de Deus a uma filha do falecido Doutor Alexandre da Silva Barros, por nome Francisca, cem mil réis para seu dote.

(..........)

Deixo a meu irmão João Moreira Ribeiro que se acha nesta terra cinquenta mil réis (...).

(..........)

Roguei ao Ajudante João Correa Rebello Vieira que este por mim escrevesse (...)

Vila de São João del Rei, 12 de Junho de 1785

Antonio Moreira Ribeiro

 

fls. 31 - Abertura

Aos vinte e três dias do mês de Janeiro de mil setecentos e oitenta e seis (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Antonio Moreira Ribeiro (...).

 

fls. 48 - Procuração

Procuradores Nomeados: Francisco Vieira de Jesus Ferraz; Manoel José Dias; Francisco Soares da Graça; Manoel Caetano da Silva; Joaquim José da Silva Ribeiro.

Data: 23-04-1786

Local: Paraíso

Que Fazem: Marcos de Souza Magalhães (compadre do testador) e Juliana de Souza Soares (viúva)

 

Monte Mor -  21:534$740

 

fls. 105 - Auto de Contas

Data: 06-04-1788

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Marcos de Souza Magalhães

Dos Órfãos:

- o órfão Antonio Moreira Ribeiro se acha vivendo na companhia da viúva sua mãe Dona Juliana de Souza Soares e que tem de idade doze anos, pouco mais ou menos, no estado de solteiro, ainda na escola nesta vila, sabe bem a doutrina cristã e já usufruiu tudo nos mistérios da religião e é bem educado na política cível (...).

- a órfã Mariana se acha vivendo em companhia da viúva sua mãe Dona Juliana de Souza Soares, tem de idade oito anos pouco mais ou menos e que está sendo instruída na Doutrina cristã e nos mistérios de nossa religião, e já principia a costurar, fazer renda (...).