PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Martins Saldanha”, neste site

 

ANTONIO MARTINS SALDANHA, padre

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1809

Caixa: 117

Nº de Páginas: 38

Testador: Padre Antonio Martins Saldanha

Testamenteiro: Francisco Martins Saldanha

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Benedictus sit Deus Pater, que me creavit unigenitus que Dei Filius que me redimit, e sanctus quo que spiritus que vocavit me.

Eu Antonio Martins Saldanha Presbítero Secular do Hábito de São Pedro morador na Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade do Termo desta Vila de São João del Rei estando molesto mas em meu perfeito juízo temendo a morte por ser a sua hora incerta faço o meu Testamento na forma seguinte:

Sou natural da mesma aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade donde fui batizado, filho legítimo de Antonio Martins Saldanha e de Luzia da Cruz, já falecidos, por cuja causa não tenho herdeiros ascendentes nem descendentes.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu irmão Francisco Martins Saldanha; em segundo lugar a Dionísio Martins Gonçalves e em terceiro lugar a Francisco Teixeira de Carvalho (...).

Ordeno que meu corpo seja envolto nas vestes sacerdotais e sepultado na Igreja de meu Patriarca São Francisco (...).

(.....)

No líquido que restar de meus bens instituo meu herdeiro a meu irmão Francisco Martins Saldanha, dado este seja falecido passarão a herança aos mais testamenteiros aqui nomeados.

Declaro que deixo uma carta fechada ao meu Testamenteiro que aceitar o qual será obrigado a satisfazer tudo o que na mesma lhe encarrego sem que a descubra as suas disposições a pessoa alguma em juízo ou fora dele, sendo tão somente compelido a prestar juramento em juízo de haver cumprido tudo quanto na mesma lhe determino.

(.....)

(...) pedi e roguei a Joaquim José de Santana que este por mim fizesse (...).

Vila de São João, 3 de Fevereiro de 1800

Padre Antonio Martins Saldanha

 

fls. 04 - Aprovação

Data: 21-02-1800

Local: Paragem denominada o Sítio que foi de João Godinho, da Aplicação de Nossa Senhora da Piedade, filial da Matriz de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do Padre Antonio  Martins Saldanha.

 

fls. 04v. - Abertura

No dia dezessete de Abril do presente ano de mil oitocentos abri este Testamento (...) pelo qual faleceu o Padre Antonio Martins Saldanha.