PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Familias “Ignez Francisca de Jesus” e seus maridos, e “Antonio João Bellas, capitão”, neste site.

 

 

ANTONIO MACHADO RODRIGUES

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Ano: 1818

Caixa: 114

Nº de paginas: 136

Local: São João del Rei

Testamenteira: Luiza Teixeira.

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Data: 31 de Outubro de 1818

 

fls. 05 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Antonio  Machado Rodrigues,morador na Fazenda da Vera Cruz Aplicação da Senhora do Carmo do Japão, Freguesia de São José, Comarca do Rio das Mortes (...) faço este meu testamento.

(...) sou natural e batizado capela da Senhora da Penha de França do Arraial da Lage da Freguesia da Vila de São José de idade de cincoenta anos pouco mais ou menos e casado com Dona Luiza Teixeira e de cujo matrimonio não tive filhos.

Sou filho legitimo do falecido Antonio Machado Rodrigues e Ines Francisca tambem falecida (...)

Rogo em primeiro lugar a minha mulher Dona Luiza Teixeira em segundo lugar ao Alferes Antonio Teixeira Alves e em terceiro lugar ao Capitão João Teixeira Alves queiram ser meus testamenteiros (...).

Declaro que sou irmão professo na Ordem de São Francisco de Vila Rica em cujo hábito serei sepultado na capela mais vizinha ao meu falecimento ou lugar donde falecer em um caixão forrado de preto (...).

(...........)

Os bens que presente possuo é a casa onde moro com os seus móveis e parte de terras na fazenda da Vera Cruz que consta do Inventário do falecido meu sogro o Capitão João Teixeira Alves e os escravos que por minha morte se acharem publicamente meus e se reconhecem.

(...........)

Declaro que de todos os meus bens feito o inventário pagas as minhas dividas e todos os meus legados e funeral na parte da minha meação no que restar dela salvo a meação de minha mulher instituo a dita minha mulher Dona Luiza Teixeira pro minha herdeira universal por não ter filhos nem herdeiros forçados (...).

(...........)

(...) por me achar gravemente molesto e não poder escrever roguei ao Alferes Manoel da Costa Ribeiro que este por mim escrevesse (...).

Fazenda da Vera Cruz, 26 de Junho de 1811 - Antonio Machado Rodrigues.

 

fls. 07 - Abertura.

Aos seis dias do mês de Agosto de mil oitocentos e onze me foi apresentado este solene testamento do falecido Tenente Antonio Machado Rodrigues depois de seu falecimento (...)

 

fls. 59 - Diz Dona Luiza Teixeira do Amaral, moradora na Aplicação do Japão termo da vila de São José Comarca que (...) precisa fazer procuração (...) para concluir as contas da testamentaria de seu primeiro marido Antonio Machado Rodrigues e porque vive doente não podendo vir pessoalmente a este juízo (...).

 

fls. 59v. Procuração

Que Faz: Dona Luiza Teixeira

Data: 23 de Novembro de 1819

Local: Fazenda da Vera Cruz do Japão.

Procurador Nomeado - Caetano de Almeida, Jose Gonçalves Gomes (...).