PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Nunes de Pontes”, neste site

 

ANTONIO LOPES CHAVES, licenciado

Testamento

 

Arquivo Eclesiástico de São João del Rei - MG

Tipo de Documento: Testamento

Período: 1789-1816

Livro: 06

Testador: Antonio Lopes Chaves

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 46 - Óbito

Aos nove dias do mês de Março de mil setecentos e noventa e três anos faleceu com todos os sacramentos o Licenciado Antonio Lopes Chaves Penna Fiel, casado que era com Joana Theresa Guerra, foi encomendado pelos Reverendos Sacerdotes que se acharam presentes, e encomendado por mim e sepultado dentro desta Matriz dos prados, fez seu solene Testamento.

 

Testamento

 

Em nome de Deus, Amém.

Eu Antonio Lopes Chaves estando doente para morrer mais em meu juízo perfeito que Nosso Senhor me deu, temendo-me da morte e não sabendo o que Nosso Senhor Jesus tem disposto, faço este meu Testamento da maneira seguinte:

Declaro que fui casado com Maria Rita de cujo matrimônio tenho quatro filhos a saber: Antonio, Ana, Rita e Leonardo(?); por falecimento de minha primeira mulher casei-me segunda vez com Joana Theresa do qual matrimônio não tive filho algum.

Sou filho de Manoel João de Oliveira e de Ana Lopes, já defuntos, e sou natural desta Freguesia dos Prados e não tenho mais herdeiro algum forçado além dos meus quatro filhos acima nomeados.

Em primeiro lugar peço a meu filho Antonio Lopes, e em segundo a minha mulher Joana, e em terceiro a Francisco José Machado que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus Testamenteiros (...).

Instituo os sobreditos meus quatro filhos por meus universais herdeiros.

(..........)

Declaro que devo a meu irmão Padre Joaquim Lopes de Oliveira um crédito de cento e sessenta e tantos mil réis a juros e fora deste, temos outras contas que o mesmo tem pago por mim (...).

(..........)

Os bens que possuo são os seguintes: um sítio chamado o Pinhão, com casas de telha, moinho, paiol, capoeiras, terras minerais e todos os seus pertences.

Uma morada de casas sitas neste Arraial dos Prados que partem com Dona Inacia Maria e a Capela do Rosário.

Outra morada de casas por acabar no Arraial do Bichinho. Alem mais seus escravos a saber: Domingos, Marcos, Miguel, Antonio, Catarina, Paulo, como também, o resto de minha legítima que quero se encontre ao que devo ao meu cunhado o Ajudante João Ferreira de Carvalho.

Declaro que pagas as minhas dividas se repartirão meus bens por mim e por minha mulher ficando a meus herdeiros a legítima de sua mãe e de minha meação, tudo na melhor forma de Direito (...).

(..........)

(...) por não poder escrever pedi ao Padre Ignacio Correa Pamplona Corte Real que este por mim fizesse e se assinasse como testemunha o Reverendo João Gonçalves de Moura.

Prados, 07 de Março de 1793

Antonio Lopes Chaves