PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Lobo da Silva Rios”, neste site.

 

ANTONIO LOBO DA SILVA RIOS

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1809

Caixa: 216

Inventariado: Antonio Lobo da Silva Rios

Inventariante: Theresa Ignacia da Costa Cabral

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 236

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Lobo da Silva Rios, viúvo que foi de Vitória Maria Ferreira, segunda vez casado com D. Teresa Ignacia da Costa Cabral sua viúva testamenteira adjunta com o Capitão Manoel Gomes de Almeida e inventariante dos bens do mesmo.

Data: 30-01-1809

Local: Fazenda denominada Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a inventariante que o inventariado seu marido havia falecido com seu solene testamento (...) no dia dezesseis do mês de Outubro do ano passado (...).

 

fls. 03

Dizem o Capitão Manuel Gomes de Almeida Coelho, D. Theresa Ignacia da Costa Cabral, testamenteiros e tutores dos menores filhos do falecido Antonio Lobo da Silva Rios, de que a última suplicante é igualmente viúva e meeira, que por falecimento de Vitória Maria de Jesus Ferreira, primeira mulher daquele Antonio Lobo da Silva Rios, se procedeu a inventário que não teve efeito, (...) e como acaba de morrer o predito Antonio Lobo deixando do primeiro matrimônio uma só filha de nome Maria, maior de 12 anos, por haver agora também falecido o filho herdeiro Antonio (...) e do segundo matrimônio com a suplicante D. Theresa Ignacia nasceram os três filhos (...).

 

fls. 04

Aos cinco de Dezembro de mil oitocentos e oito na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno faleceu sem sacramentos por ser apressadamente Antonio Ferreira Lobo, foi encomendado pelo Reverendo João Gonçalves de Moura, de licença, e sepultado dentro da sobredita Capela.

 

Declaro que o sobredito é filho legítimo de Antonio Lobo da Silva Rios e de Vitória Maria Ferreira de Jesus, já falecidos.

 

fls. 04v. - Filhos do 1º Matrimônio com Vitória Maria Ferreira de Jesus:

01- D. Maria Vitória Teresa de Jesus, solteira, de idade de 18 anos.

02- Antonio Lobo Ferreira, falecido no dia cinco do mês de Dezembro de mil oitocentos e oito.

 

Filhos do 2º Matrimônio com D. Theresa Ignacia da Costa Cabral:

01- Francisco, de idade de 6 anos.

02- José, de idade de 3 anos.

03- João, de idade de um ano e meio.

 

fls. 13 - Bens de Raiz:

- um engenho novo, coberto de telha, com roda de água  645$000

- um moinho com todos os seus pertences, já muito velho  14$400

- esta fazenda chamada o Engenho de Santo Antonio, com casas de vivenda de sobrado, terras de culturas, capoeiras e campos e seus logradouros e mais pertences  1:000$000

- todas as terras e águas minerais dentro desta fazenda que constam de vários títulos  273$809

- umas terras de cultura do sítio do outra banda do rio chamado o Ribeirão de Santo Antonio   266$866

- terras e águas minerais, serviços feitos de regos e tanques dentro do mesmo sítio 150$260

- outro sítio chamado o Bananal da Lagoa Verde, com casas de telha e terras de culturas  273$800

- terras minerais que se acham dentro deste sítio, com águas e tanques  85$000

- terras e águas minerais do Morro da Lagoa Verde, com serviços em que há sociedade com Gonçalo Correa Neto  137$000

- umas terras e águas minerais sitas no Rio Grande, em a Paragem que chamam o Pasto das Éguas  260$000

- uma morada de casas na Vila de São João del Rei, situadas na Rua da Prata  750$000

 

(os bens de raiz abaixo só pertencem a este casal)

- um sítio que foi de Francisco Gonçalves Pedreira  300$000

- um sítio também chamado o Bananal que foi de Pascoal Correa e fica no Rio das Mortes acima  130$000

- umas terras e águas minerais sitas na Lagoa Verde que foram dos herdeiros do Capitão Vicente Francisco da Silva, com serviços, regos e tanques  200$000

- na fazenda do falecido Pascoal Alves e sua mulher Dona Josefa Ferreira, da legítima que tocou ao falecido marido dela inventariante por parte da falecida sua primeira mulher Vitória Maria Ferreira de Jesus e por compra que houve a um herdeiro José Nunes Alves, a qual legítima consta de terras de cultura e minerais  296$000

- três canaviais de cana de fazer açúcar  350$000

 

fls. 09v. - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em que meu Antonio Lobo da Silva Rios firmemente creio e em tudo o mais que crê e ensina a Santa madre Igreja Católica Romana.

Declaro que sou filho legítimo de Francisco Lobo Rios e de Brisida da Silva de Miranda, já falecidos, natural e batizado na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno desta freguesia; e que fui primeiramente casado com Vitória Maria Ferreira de Jesus de cujo matrimônio existem dois filhos vivos que são Antonio e Maria, os quais respectivamente os instituo por meus legítimos herdeiros naquela parte da minha meação com os outros herdeiros Francisco = José e João, que houve em segundas núpcias com Dona Theresa Ignacia da Silva Cabral.

Instituo por meus Testamenteiros em primeiro lugar a dita minha consorte Dona Theresa Ignacia unida ao Capitão Manoel Gomes de Almeida Coelho fazendo ambos um só corpo; em segundo lugar a meu filho Antonio Lobo Ferreira e em terceiro a minha filha Maria Vitória Ferreira de Jesus (...).

(.........................)

Declaro nesta última hora em que a verdade pe muito mais inviolável e sagrada, que não possuo cabedais nem dinheiro que pessoalmente adquirisse ou deles estranhamente o possuísse,vindo consequentemente a serem injustas as causas e litígios que a este respeito me tem proposto meu irmão o Doutor Francisco Lobo da Silva Rios e muito principalmente havia desubnegados respeito aos bens das testamentárias de nosso pai e tia, Francisco Lobo Rios e Maria da Silva de Miranda, o qual dos mais que [                   ] mando que os meus testamenteiros em demonstração da minha honra e verdade prossigam nelas até aquela instância que necessário for, assim como finalizarão as contas da testamentária de minha tia Maria da Silva de Miranda, bem como também agitarão e promoverão a fiança feita ao Tenente José Fernando de Souza e de tudo o mais que for adequado e conveniente aos fins desta testamentária.

(.........................)

Vila de São João del Rei, 10 de outubro de 1808

Antonio Lobo da Silva Rios

 

fls. 17v - Abertura

Aos dezesseis dias do mês de outubro de mil oitocentos e oito (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Antonio Lobo da Silva Rios (...).

 

Monte Mor  13:482$655

 

fls. 39

Dizem Francisco Lobo da Silva Rios e sua mulher que eles se acham demandando por várias ações a testamentária de seu falecido irmão e cunhado Antonio Lobo da Silva Rios (...).

 

fls. 41 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Faustino José de Castro e Capitão Luís Antonio da Silva Rodarte.

 

Data: 02-09-1809

Local: Vila de São João

Que Faz: Francisco Lobo da Silva Rios e sua mulher Joaquina Rosa da Conceição (irmão do inventariado)

 

fls. 46 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Antonio Ferreira da Costa, Bernardo Leite de Faria, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva, Joaquim dos Santos Rosas.

Data: 09-10 de [não consta]

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Dona Theresa Ignacia da Costa Cabral (viúva do inventariado)

 

fls. 52

Diz José Ignacio da Silva Souto Maior por cabeça de sua mulher D. Maria Vitória Ferreira de Jesus, filha legítima de Antonio Lobo da Silva Rios com sua primeira mulher D. Vitória Maria Ferreira de Jesus (...).

 

fls. 62v. Mais Bens de Raiz

- uma morada de casas térreas, cobertas de telha com seus pertences, situada na Rua do Rozário desta vila  200$000

 

fls. 93 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Antonio Ferreira da Costa, Gomes da Silva Pereira, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva, João de Faria Silva Gomes, Tenente Emerenciano José de Souza Vieira, Capitão Manoel Gomes de Almeida.

Data: 28-03-1810

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: José Ignacio da Silva Souto Maior (morador em Santo Antonio do Rio das Mortes Termo da dita vila), genro do inventariado, esposo da herdeira Dona Maria Vitória Ferreira de Jesus.

 

fls. 103 - Procuração

Procuradores Nomeados: Antonio José de Oliveira Barreto, Tenente Emerenciano José de Souza Vieira.

Data: 17-02-1813

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: José Lobo da Silva Rios