PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO JOSÉ CARDOSO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1796

Caixa: 300

Inventariado: Antonio José Cardoso

Inventariante: João Rodrigues de Jesus

Local: Vila de Barbacena

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Inventário dos bens de Antonio José Cardoso de quem é Inventariante João Rodrigues de Jesus

Data: 03 de Novembro

Local: Vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

fls. 03

(...) Antonio José Cardoso, crioulo, forro, digo Cardoso, que faleceu com seu solene Testamento no qual declarou ser natural da Costa da Guiné, católico romano, e que era solteiro (...).

 

fls. 04v. Bens de Raiz

- uma morada de casas térreas com seu quintal e mais pertences sitas na Rua do Pau das Barbas nesta Vila de Barbacena, que pertence de uma banda com Angélica de Tal e de outra com o mesmo inventariante (...)  60$000

 

fls. 06 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Eu Antonio Cardoso, preto, forro, morador nos arrebaldes desta vila, achando-me doente de cama em meu juízo perfeito e entendimento faço o meu Testamento na forma seguinte:

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a João Alves Maciel, em segundo lugar a João Rodrigues de Jesus, em terceiro lugar a José Pereira Gomes, preto, forro, morador nesta vila (...).

(...............)

Ordeno que falecendo eu nesta cidade meu corpo seja envolto em um lençol, acompanhado pela Irmandade (...) e sepultado na Matriz dela ou Capela de Nossa Senhora do Rosário (...).

(...............)

(...) sessenta e quatro oitavas meu Testamenteiro as entregará a Joana da Silva, filha de Vitória da ?Silva, bem conhecida dos meus Testamenteiros, que com recibo dela se levará em conta no Juízo a que toar (...).

(...............)

Declaro que depois de satisfeitos os meus legados e pagas as minhas dívidas, instituo a minha alma por herdeira universal de todos os meus bens,

(...............)

Pedi e roguei a João do Nascimento Vieira que este fizesse (...).

Vila de Barbacena, 16 de Dezembro de 1795

Antonio José Cardoso

 

Abertura

Aos vinte e cinco dias do mês de Janeiro de mil setecentos e noventa e seis anos nesta vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes, abri este Testamento por falecimento de Antonio José Cardoso (...).