PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Martins Covas” Cap. 1º, neste site

 

ANTONIO JOAQUIM NOGUEIRA DA LUZ, padre

De Genere

 

Arquivo da Curia Metropolitana de São Paulo

Processo de Genere

Padre Antonio Joaquim Nogueira da Luz número: 3-11-1748

Data: 14-09-1808

Pesquisa: Paola Dias

 

Diz Antonio Joaquim Nogueira da Luz, filho legítimo do Alferes Francisco Martins da Luz e de D. Joana Izidora Nogueira, neto paterno de Manoel Martins Covas, natural da Europa e Maria da Silva da Luz, neto materno de Antonio de Souza Ferreira, natural da Europa e D. Ana Nogueira, todos naturais e batizados na freguesia de Maependi, Bispado de Mariana.

 

Antonio Joaquim Nogueira da Luz era morador na freguesia de Camanducaia.

 

Francisco foi batizado em Baependi e morador das Lavras do Funil.

Manoel Martins Covas natural da freguesia de Sam Cristovam de Mondim de Basto, Arcebispado de Braga.

Maria da Silva da Luz natural da freguesia de Mbaependi.

 

Antonio Joaquim Nogueira da Luz é primo irmão do Padre João Batista Simões.

 

Certidão os theores de assentos de baptismos do supra citado e dos referidos pais e de sua avó paterna Maria, filha de Thomé de Souza do Prado e de sua mulher Margarida Bicuda Lemes, assim como o assento de casamento dos mesmos pais do supra citado todos na (...).

 

Batismos:

Antonio: Ao primeiro dia do mês de dezembro de mil oitocentos e oitenta e três annos nesta Matriz de Nossa Senhora de Monserrate de Baependi batizei e pus os santos óleos a Antonio, inocente nascido aos vinte e três dias do mês de novembro do dito anno, filho legitimo de Francisco Martins da Luz e de D.Joanna Nogueira, naturais e batizados nesta mesma freguesia, neto pela parte paterna de Manoel Martins Covas e Maria da Luz e neto pela parte materna de Antonio de Soiza Ferreira e D. Anna Nogueira e foram seus padrinhos o Cap. José Nogueira de Sá solteiro e D. Antonia Nogueira (...) mulher do finado Antonio de Souza todos desta freguesia de que para constar fiz este assento que assigno.

 

Joanna: Livro vol. 2o dos batizados a folha 75 verso, Aos vinte e quatro de maio baptizei e pus os santos óleos a Joanna, filha legítima de Antonio de Souza Ferreira, natural da freguesia de Santa Marinha de Louz(ares e de sua mulher D. Anna Nogueira Leme, natural desta freguesia. Foram padrinhos: Pereira de Souza, digo Manuel Pereira de Souza e Maria de Jesus Leme, filha de Maria Leme.//(...)// Não faça dúvida não declarante neste assento o anno, com que foi feito este baptismo, porquanto dos imediatos (?) foi no anno de mil oitocentos e (Cincoenta??).

 

Francisco: Aos 20 dias do mês de fevereiro de mil 740 anos nesta igreja (....) Francisco, filho de Manoel Martins Covas e de sua mulher Maria da Conceição, foram padrinhos Domingos da Silva Faria, casado e Maria Martins casada com Balthazar fr(?) todos moradores desta freguesia.

 

Maria: Livro vol. 1 dos baptismos se acha (...) folha 11 verso. Aos seis do mês de dezembro de mil setecentos e vinte e três annos batizei nesta Igreja de Nossa Senhora de Monserrat de Baependi, a Maria filha de Thome de Souza e de sua mulher Margarida Bicuda e lhe pus os santos óleos e foram padrinhos Bernardo da Silva Pinto e Catharina Leme.

 

 

Casamento Francisco e Joanna:

Livro dos casamentos folha 10 o seguinte (...) Aos vinte e quatro do mês de fevereiro do anno de mil setecentos e oitenta e três nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monserrate de Baependi foram feitas as denunciações na forma do Sagrado (....) Tridentino (...) do Reverendo Vigário Manuel Affonsa da (...) Pereira (...) matrimonio (...) das testemunhas Reverendo Carlos Ribeiro da Fonseca e o Capitão José Nogueira de Sá (...) Francisco Martins da Luz filho legítimo de Manuel Martins Covas e de Maria da Silva Luz com D. Joanna Izidora Nogueira, filha legítima de Antonio de Souza Ferreira e D. Anna Nogueira, todos naturaes e batizados nesta freguesia (...)

 

Inquirição de testemunhas na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Camanducaia, Bispado de Sam Paulo.

1o) Antonio Francisco da Rocha homem branco, casado, natural da freguesia de Santo Antonio de Sabará de idade de cincoenta e um anos, morador nesta freguesia e vive do negócio de molhados.

2o) Lourenço Barbosa de Oliveira homem branco, casado, natural da freguesia de Aiuruoca, Bispado de Mariana de cincoenta e dois anos, morador nesta freguesia e vive de sua lavoura.

3o) Joam Evangelista de Faria homem branco, casado, natural da freguesia de Aiuruoca, Bispado de Mariana de idade de trinta e dois anos morador nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceiçam de Camanducaia e vive de sua lavoura.

4o) Antonio Ribeiro, homem branco, casado, natural da freguesia de Juquery, cinqüenta e oito anos.

5º) Francisco Barbosa homem branco, casado, natural da freguesia de Ayuruoca, Bispado de Mariana de idade de sessenta e hum anos, alfaiate.

6º) Capitam Manoel Furquim de Almeida homem branco, casado, natural da freguesia de Atibaya, quarenta e nove anos, vive das suas lavouras de plantar.

7º) Francisco José da Roza homem branco, casado, natural da freguesia de Ayuruoca sessenta e cinco anos.

8º) Ignácio da Silva Ramos homem branco, casado, natural da freguesia de Mbaependi, 80 anos, lavoura.

9º) Cap. Miguel Joaquim Bernardino homem branco, casado, natural da freguesia de Ayuruoca, quarenta e oito anos, vive de suas lavouras de plantar.

10º) Ignácio José de Faria homem branco, solteiro, natural da freguesia de Ayuruoca, trinta e um anos, vive de suas lavouras