PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Familias “Os Carvalho Duarte” Cap. 2º § 6º e Cap. 10º, § 2º e “Os Martins Covas” Cap. 3º, neste site.

 

ANTONIO JOAQUIM DUARTE

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1825

Caixa: 42

nº de Páginas: 104

Testador: Antonio Joaquim Duarte

Testamenteiro: Maria Tereza de Jesus

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 104 - Testamento

 

Eu Antonio Joaquim Duarte estando em meu perfeito juízo e entendimento e temendo a morte ignorando os destinos e disposições de Deus, faço este meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou filho legítimo do Capitão José Garcia Duarte e de Dona Ana Maria Duarte, nascido e batizado na Capela de São Miguel do Cajurú, filial da Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, e hoje morador nesta Fazenda do Ingaí, Aplicação de São Miguel do Favacho, filial da Matriz de Nossa Senhora de Monteserrat da Vila de Santa Maria de Baependi, casado com Dona Maria Teresa de Jesus, filha legítima do Alferes Antonio Martins Borralho e Dona Senhorinha Antonia, e na constância deste matrimônio temos unicamente um filho de nome Gabriel.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Dona Maria Teresa de Jesus, e em segundo lugar ao Reverendo Isidoro Correa de Carvalho e em terceiro lugar a meu filho Gabriel (...).

O meu corpo em hábito Terceiro Franciscano conduzido em um caixão sem pompa ou vaidade será sepultado na Capela de São José do Favacho, ou no lugar do meu falecimento na Capela mais vizinha (...).

(..............)

Deixo a minha sobrinha Francelina filha de meu cunhado o Alferes Henrique Dias Mendes, cinquenta mil réis, os quais meu Testamenteiro conservara em seu poder até a dita minha sobrinha tomar estado, ou emancipar-se.

Deixo a Gabriel, exposto a mim, vinte mil réis, os quais se entregarão a meu filho Gabriel estando este emancipado para entregar ao dito quando este tomar estado (...).

(..............)

Instituo por meu universal herdeiro a meu filho Gabriel nas duas partes da minha meação e nos remanescentes da minha terça.

Instituo por herdeiros a minha mulher Dona Maria Teresa de Jesus, e ao sobredito meu filho Gabriel com igualdade.

(..............)

(...) por não poder bem escrever pedi ao Tenente André Bernardes de Gusmão que este me escrevesse (...).

Ingaí, 01 de Maio de 1821

 

fls. 05 - Abertura

Aos oito dias do mês de Outubro de mil oitocentos e vinte e três me foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Antonio Joaquim Duarte (...).

 

fls. 37 -

Diz Dona Maria Teresa de Jesus, testamenteira de Antonio Joaquim Duarte do Termo de Baependi, autorizada por seu segundo marido (...).

 

fls. 39 - Procuração

Data: 10-10-1829

Local: Vila de Santa Maria de Baependi, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Dona Maria Teresa de Jesus, viúva testamenteira de seu primeiro marido Antonio Joaquim Duarte, com autoridade de seu segundo marido o Alferes Francisco Thomás Villela.

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite, José Alcebíades Carneiro.

 

fls. 42 -

Freguesia de Baependi (...).

Certifico que revendo os Livros de Óbitos desta Freguesia no Livro 7º se acha o Assento seguinte a folha 63.

Aos dezenove dias do mês de Junho de mil oitocentos e vinte e cinco anos faleceu da vida presente com todos os sacramentos, de um encalhe, Gabriel Garcia Duarte, casado com Dona Áurea Francisca de Jesus, foi encomendado, acompanhado a sepultura pelo Reverendo Capelão do Favacho e outro sacerdote, envolto o seu cadáver em Hábito Preto, jaz sepultado dentro da Capela de São José do Favacho e para constar fiz este Assento.

 

fls. 43

Baependi ...

Certifico que revendo os Livros de Assentos de Casamentos desta Freguesia no Livro sexto se acha o seguinte a folha 172:

Aos três dias do mês de Maio de Mil oitocentos e vinte e quatro, depois de feitas as diligências na forma do Concilio Tridentino e Constituição do Bispado e dispensados por sua Excelência Reverendíssima do impedimento de consanguinidade em terceiro grau em linha transversal, o Reverendo Isidoro Correa de Carvalho, com licença paroquial assistiu ao matrimônio na Capela do Favacho aos contraentes Gabriel Garcia Duarte, filho legítimo de Antonio Joaquim Duarte e Maria Theresa de Jesus e Áurea Francisca de Jesus, filha legítima de Manoel Alves Madeira e de Julia Maria de Jesus, nascidos batizados e moradores nesta Freguesia de Baependi e lhe conferiu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano em presença das Testemunhas  Capitão João Pedro Junqueira e o Tenente Joaquim Nogueira de Sá. (...).

 

fls. 44 - Freguesia de Baependi.

Certifico que no Livro 6º de Assentos de Casamentos desta Freguesia a folha 183 se acha o Assento do teor seguinte:

Aos dois dias do mês de Julho de mil oitocentos e vinte e seis na Capela de São José do Favacho desta Freguesia depois de feitas as diligências na forma do Concilio Tridentino e Constituição do Bispado, sem impedimento e com Provisão deste Juízo o Padre Isidoro Correa de Carvalho, com licença paroquial recebeu em Matrimônio aos contraentes José Joaquim Bernardes filho legítimo de João Evangelista Rangel e de Ana Francisca da Silva - e Dona Áurea Francisca de Jesus, viúva de Gabriel Garcia Duarte, ambos desta freguesia sendo presentes as Testemunhas: João Pinto Ribeiro e o Tenente Joaquim Nogueira de Sá e para constar fiz este Assento.

 

fls. 49 - Procuração

Procuradores Nomeados; João Ferreira Leite, José Alcebíades Carneiro

Data: 04-12-1829

Local: Vila de Santa Maria de Baependi, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Dona Áurea Francisca de Jesus, viuva de Gabriel Garcia Duarte.