PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Gracia e José Garcia Duarte”, neste site.

 

ANTONIO GRACIA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 324

Ano: 1768

Nº de Páginas: 124

Inventariado: Antonio Gracia

Inventariante: José Gracia

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram do falecido Antonio Gracia, Inventariante seu filho José Gracia, moradores no Rio Grande ao pé da Capela do Garambéu.

Data: 03-08-1768

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 01v. - Declaração

(...) declarou o Inventariante que o falecido seu pai faleceu em o primeiro do mês de Maio do presente ano de mil setecentos e sessenta e oito com seu solene Testamento.

 

Filhos:

01- Antonio da Silva Duarte, de idade de trinta e oito anos.

02- José Gracia, de idade de trinta e seis anos.

03- Manoel Gracia Duarte, de idade de dezenove anos

04- Francisco, de idade de quinze anos

05- João, de idade de oito anos

06- Elena, de idade de cinco anos

07- Maria, de idade de dois anos e meio.

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e sessenta e oito aos dezesseis de Abril do dito ano, em casas de morada achando-me eu enfermo e desejando por a minha alma no verdadeiro caminho da salvação, por não saber o que Deus fará de mim, faço este meu Testamento na forma seguinte.

(...........)

Rogo em primeiro lugar a meus filhos José Gracia e em segundo a Antonio da Silva e em terceiro lugar a Manoel Gracia para que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros.

Declaro que o meu corpo será envolto em um lençol e sepultado na Capela de Nossa Senhora da Piedade aonde sou aplicado (...)

Declaro que mandará dizer meu testamenteiro cinquenta missas, metade pela minha alma e a outra metade pela alma da defunta minha mulher Clara Maria.

Declaro que sou natural da Ilha do Faial, da Freguesia de Nossa Senhora das Angustias, filho legítimo de Francisco Rodrigues e Francisca Gracia.

Declaro que fui casado duas vezes, a primeira com Maria Josefa de quem tive dois filhos: Antonio e José.

Declaro que fui casado segunda vez com Clara Maria de quem tive cinco filhos: Manoel; Francisco; João; Elena; e Maria que são os meus legítimos herdeiros.

(...........)

Declaro que o que restar da minha terça, depois de cumpridos os meus legados, os deixo as duas minhas filhas Elena e Maria por ser assim minha última vontade.

(...........)

Declaro e instituo por meus legítimos herdeiros dos mais bens, fora da minha terça, aos meus sete filhos acima declarados.

(...........)

(...) pedi ao Padre Matheus Pinto de Andrade que este por mim fizesse (...).

Antonio Gracia

 

fls. 04- Aprovação

Data: 16-04-1768

Local: Paragem do Garambéu Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei em casas de morada de Antonio Gracia.

 

fls. 04v. Abertura:

Aos sete dias do mês de Junho de mil setecentos e sessenta e oito (...) foi apresentado este Testamento (...).

 

Monte Mor  887$962

 

fls. 16

Certifico que vendo os Livros que serve para os Assentos que mele a folha 71 se acha um do teor seguinte:

Aos dezesseis de Abril de mil setecentos e sessenta e oito faleceu com o Sacramento da Penitência e extrema unção Manoel Gracia, solteiro, filho legítimo de Antonio Gracia e de Clara Maria de Jesus, foi encomendado e sepultado dentro da Capela do Cajuru filial desta matriz.

 

fls. 27

Diz José de Faria, órfão que ficou de Antonio de Faria de Andrade e de Catharina Thereza da Assunção que ele se acha casado com Elena Maria de Jesus, filha dos falecidos Antonio Gracia e Clara Maria de Jesus (...).

 

fls. 29v. - Auto de Contas

Data: 1782

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: José Gracia (tutor dos órfãos seus irmãos).

Dos Órfãos:

- Antonio da Silva Duarte já era maior de trinta e oito anos, desde o tempo do inventário (...) se casara com Ignacia Maria com quem está fazendo vida marital, moradores no Ribeirão da Cachoeira do Cajuru.

- ele Tutor José Gracia, ao tempo do inventário já tinha trinta e seis anos e havia já casado com Maria das Neves Freitas com quem faz vida marital e está morando no Garambéu.

- Manoel Gracia, faleceu da vida presente.

- o órfão Francisco se acha casado e está morando no Sapucaí.

- o órfão João se acha em casa de seu irmão Antonio da Silva, em o Ribeirão da Cachoeira do Cajuru, e ele tutor o mandou ensinar a ler, escrever, e anda criando gado para si, trabalhando na roça para si, e de curiosidade sabe o ofício de carapina, e por ela trabalha quando lhe dão o que fazer.

- a órfã Elena se acha casada com José de Faria de Andrade com quem faz vida marital e moram na Freguesia de Aiuruoca.

- a órfã Maria se acha no estado de celibato e mora na casa de seu irmão Antonio da Silva Duarte no Ribeirão da Cachoeira do Cajuru, empregando-se em fiar, cozer e tecer e muito bem educada.

 

fls. 36

Diz Marçal da Silva Ferreira* que ele Suplicante se acha casado com Maria Antonia de Jesus, órfã que ficou de Antonio Gracia (...).

(*) o suplicante Marçal da Silva Ferreira é oficial de carapina.

 

fls. 38v.

Certifico que no Livro atual dos Assentos dos Casamentos a folha 262 está o do teor seguinte:

Aos dezessete de Agosto de mil setecentos e oitenta e cinco na Ermida de Nossa Senhora do Carmo do Rio Grande desta Freguesia, feitas as denunciações canônicas e diligentes sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor da Vara desta Comarca, com licença o Reverendo José dos Santos Porto, em presença das testemunhas José Garcia Duarte e José Gracia, administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram - Marçal da Silva Ferreira, filho legítimo de Manoel da Silva N----- (?) e de Ignes Marques Ferreira, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Itajubá do Bispado de São Paulo = e Maria Antonia de Jesus, filha legítima de Antonio Gracia e de Clara Maria de Jesus, natural e batizada nesta freguesia, e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira

 

fls. 40

Diz João Gracia Duarte, filho legítimo de Antonio Garcia e sua mulher Clara Maria de Jesus, que ele se acha casado com licença deste Juízo (...).